Você sabe o que é geomarketing ou marketing por geolocalização? É um dos pilares da transformação digital, aliando o uso da automação da coleta das coordenadas geográficas ao direcionamento das estratégias de marketing. Essa estratégia considera a localização geográfica de clientes para a coleta e organização de dados que colaboram com a tomada de decisão.

É uma ferramenta que permite o direcionamento de campanhas, com uma margem de acerto bem maior, permitindo uma segmentação mais apurada. A empresa passa a focar nos clientes certos, sem desperdiçar energia e tempo, podendo oferecer a oferta mais adequada a cada caso.

Neste post, vamos entender o que é geomarketing, seus benefícios e como aplicá-lo nas estratégias de marketing voltadas para o suporte de TI. Confira!

Por que as empresas estão investindo em geomarketing?

Cada vez mais empresas de todos os segmentos e portes investem em campanhas direcionadas e planejadas para obter o melhor retorno, além de buscarem métricas para medir o sucesso e melhorar a comunicação com os clientes. Para atingir esse objetivo, é necessário focar nos clientes certos, com a localização correta e com a oferta mais apropriada.

Como usar o geomarketing?

Com as novas soluções tecnológicas que surgem a cada dia, aumentam as possibilidades de fazer o geomarketing, assim como suas aplicações, que se tornam cada vez mais úteis. Veja quais são as estratégias de geomarketing mais utilizadas pelas empresas com as ferramentas atuais.

Geotargeting

Uma das formas mais tradicionais de se aplicar o geomarketing é o geotargeting, que consiste na segmentação de públicos conforme a localização. Nesse cenário, uma campanha de marketing é trabalhada de acordo com o país em que os leads moram, cidade onde nascerem e bairros onde trabalham, sempre levando em conta a relevância dos dados analisados, que devem atender aos objetivos das estratégias.

Geofencing

O geofencing é uma estratégia que tem como foco a entrega de conteúdos em tempo real, conforme a movimentação do usuário, que é captada pelo GPS, criando uma espécie de cerca virtual. Quando um lead está em determinada área delimitada pela empresa, ele recebe um conteúdo promocional via e-mail, sms, notificação etc.

Check-ins

O check-in é uma das formas de geomarketing que entrega os dados de melhor qualidade para as análises sobre os clientes ou usuários de um serviço. Isso porque o gestor pode mapear os horários que cada tipo de consumidor está ativo em sua empresa, quais produtos ou serviços consomem, suas redes sociais preferidas e, assim, preparar ofertas, descontos, brindes e produtos exclusivos para cada perfil de consumidor.

Geotagging

O geotagging nada mais é do que a marcação de um usuário em determinada publicação. É um recurso muito utilizado em redes sociais, especialmente no Facebook e no Instagram. Quando estamos em determinado evento ou visitando uma cidade, temos a tendência de marcar os locais em eventuais postagens que fazemos.

Essas publicações servem como feedback para os negócios, pois as pessoas podem dar notas e escrever resenhas sobre os locais que visitaram. O Google faz essa identificação de forma automática e sugere para o usuário de Android que ele faça uma análise sobre determinado local que acabou de visitar, por exemplo.

A geolocalização já é amplamente utilizada no setor de suporte e TI, com o mapeamento dos técnicos, transparência para os clientes e aumento da produtividade. Mas os MSPs podem utilizar essas ferramentas para ir além do operacional, incorporando em suas estratégias de marketing e prospecção de clientes.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Luís Montanari
Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Escreva um comentário

Share This