5 tendências que devem ser conhecidas ainda em 2021 por quem atua com gerenciamento dos serviços de TI

Descubra quais novidades prometem melhorar o trabalho de MSPs

Homem usando tablet futurista

Se você é um MSP e trabalha com gerenciamento dos serviços de TI, sabe que a área apresenta inovações de forma constante. Aliás, acompanhar os avanços do mercado é uma atitude que pode te fazer ter resultados ainda melhores e mais lucrativos.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o tema e mostrar 5 tendências que prometem fazer a diferença ainda este ano.

Ficou curioso e quer saber mais?

Então, continue lendo o texto, tire as suas dúvidas e aproveite as nossas dicas!

As vantagens de atuar com gerenciamento dos serviços de TI

Infelizmente, sabemos que alguns profissionais do setor de tecnologia da informação ainda não atuam como MSPs.

Se você é um deles, chegou o momento de entender as vantagens do modelo de trabalho para o seu dia a dia e crescimento profissional. Veja as principais a seguir:

Proatividade

Ao atuar com gerenciamento dos serviços de TI, você passa a ser mais proativo. Ao contrário do break-fix, que é um modelo totalmente reativo, neste caso, você consegue, não apenas resolver problemas, mas, também, evitá-los.

Dessa forma, tem mais clareza do que precisa ser feito e pode oferecer as mudanças e melhorias para o seu cliente.

E o melhor é que, com a solução certa, todo o monitoramento constante pode ser feito de forma remota, a qualquer dia e horário.

Flexibilidade

Sem dúvida, o modelo de serviços gerenciados de TI permite que você e a sua equipe tenham uma rotina mais flexível. Pois, podem atender os clientes de maneira mais tranquila, além de tomarem decisões mais assertivas.

Desse modo, você acompanha as mudanças graduais na infraestrutura sem dificuldade, já que existe um gerenciamento preciso e bem estruturado de todo o processo.

Lucratividade

De fato, uma das grandes vantagens de implementar os serviços gerenciados de TI é a chance de poder aumentar o lucro no fim do mês.

Afinal, com o modelo você passa a cobrar por dispositivo e não por hora, podendo atender muito mais clientes sem precisar aumentar a equipe.

Aliás, em nosso blog temos um texto que explica em detalhes como elevar o seu lucro sendo um MSP.

Lá, vamos te falar tudo sobre como o modelo break-fix pode atrapalhar o seu faturamento como Prestador de Serviços Gerenciados!

5 tendências para o gerenciamento dos serviços de TI

Agora que já destacamos os maiores benefícios do modelo de trabalho, vamos mostrar algumas inovações que prometem melhorar os processos de serviços gerenciados de TI neste e nos próximos anos. Confira:

[SERVIÇOS GERENCIADOS] 5 tendências que vão melhorar os serviços gerenciados de TI nos próximos anos

Big Data

Sem dúvida, o big data não é exatamente uma novidade, pois já é uma realidade para muitas empresas.

Mas, a tendência é que ele seja expandido e mude cada vez mais a forma dos negócios tomarem decisões, através do amplo conhecimento de seus clientes, produtos e serviços.

Com isso, o big data pode beneficiar o gerenciamento dos serviços de TI, por meio de melhorias em fatores como:

  • Identificação de padrões;
  • Criação de estratégias de marketing;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Gerenciamento de perigos;
  • Otimização dos processos.

Aprimoramento da privacidade

Conhecida como Privacy Enhancing Computation, a computação que aprimora a privacidade está cada vez mais forte no mercado.

O grande objetivo da inovação é manter os dados em uso ainda mais protegidos e a tendência é que, nos próximos 5 anos, as empresas escolham tecnologias que proporcionem ambientes digitais mais confiáveis, com informações processadas e analisadas de forma mais segura.

IOB

Você já ouviu falar sobre Internet of Behavior? Na verdade, trata-se da internet do comportamento, uma tendência que promete melhorar consideravelmente o gerenciamento dos serviços de TI.

Desse modo, a tendência une várias tecnologias, como: reconhecimento facial, rastreamento de localização e outros recursos para avaliar fatores comportamentais dos indivíduos.

Sem dúvida, a inovação tem grande utilidade, tanto para avaliar os técnicos do seu time, quanto para melhorar o relacionamento da sua equipe com os clientes atendidos.

Além disso, a IOB pode ajudar a garantir ainda mais segurança no gerenciamento dos dispositivos, já que possibilita um monitoramento mais amplo sobre o comportamento de quem acessa os computadores, tabletes e celulares.

LGPD

De fato, a Lei Geral de Proteção de Dados vai exigir neste e nos próximos anos, ainda mais cuidado em serviços relacionados à segurança da informação.

Com isso, a prevenção será um dos pontos fortes para evitar roubo de senha, extravio de informações e ataques cibernéticos que colocam em risco seus dados e de seus clientes.

Inclusive, em colaboração com a Eco IT e outras empresas parceiras, nós produzimos um guia completo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para empresas para você baixar gratuitamente!

5G

Por fim, precisamos falar sobre o 5G. Pois, a evolução da rede de internet móvel vai oferecer mais velocidade, conectividade e estabilidade.

Desse modo, será possível transferir arquivos de maneira muito mais rápida e segura.

Além disso, a tendência é que o suporte remoto aos clientes fique ainda mais potente, facilitando o trabalho em home office ou a qualquer hora e lugar.

Como você viu ao longo do texto, algumas tendências podem melhorar a sua forma de gerenciamento dos serviços de TI nos próximos anos.

Mas, se quiser continuar informado sobre o mercado e ficar por dentro das novidades do segmento, continue de olho em nosso blog e veja os conteúdos que fizemos para você!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Sair da versão mobile