Inegavelmente, a transformação digital acelerou muitas inovações e deu ainda mais valor ao poder que as informações possuem. Aliás, hoje em dia os dados são considerados fundamentais para qualquer negócio, fazendo com que a gestão de TI tenha ainda mais importância e influência nos resultados da empresa.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, vamos mostrar como este departamento pode fazer a diferença na gestão organizacional, principalmente na empresa do seu cliente.

Então, se deseja saber mais, siga lendo este conteúdo e entenda os benefícios que este tipo de serviço pode te oferecer!

Descubra a importância da gestão de TI nas empresas

Primeiramente, trata-se do departamento que administra a tecnologia utilizada na empresa. Desse modo, o trabalho envolve diferentes processos, como: armazenamento, processamento, seleção, comparação e análise de dados, que são transformados em informações essenciais para as tomadas de decisões.

Portanto, a gestão de TI é fundamental para diferentes segmentos. Pois, influencia diretamente na criação de ações alinhadas e focadas no objetivo da empresa.

Mas, vale lembrar que este trabalho não envolve apenas computadores e outros dispositivos, já que visa melhorar a forma que os colaboradores lidam com a TI, tornando os métodos mais práticos, ágeis e organizados.

E claro que esse é um serviço essencial para qualquer empresa que use recursos tecnológicos, pois consegue oferecer uma série de vantagens, capazes de transformar o setor e otimizar a realização de muitas tarefas. Portanto, é uma ótima área para o expandir seus negócios de prestação de serviços de TI!

Como você sabe, felizmente, a tecnologia está cada vez mais presente no mundo corporativo. Aliás, ela é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes áreas e pela abertura de novos mercados e novas oportunidades.

No entanto, toda esta modernidade também aumentou a competitividade e fez com que as inovações deixassem de ser um diferencial para ser uma exigência para empresas que desejam crescer e atender seus clientes de forma completa.

Justamente por isso, a gestão de TI é tão importante. Pois, ela oferece todas as ferramentas que o negócio do seu cliente precisa para servir esta demanda e garantir que todos os benefícios que citamos sejam conquistados.

Quais são os serviços realizados?

Agora que você já entendeu a importância do controle deste departamento, queremos explicar quais são as funções da gestão de TI.

Portanto, dentre os serviços realizados, podemos citar:

  • Gerenciamento da equipe de Tecnologia da Informação;
  • Monitoramento dos serviços operacionais e de banco de dados;
  • Suporte aos processos da empresa;
  • Gerenciamento de riscos do setor;
  • Alinhamento do uso dos recursos tecnológicos na empresa;
  • Administração da infraestrutura física e lógica do negócio.

Vantagens da gestão de TI

Finalmente, chegou a hora de você entender, de uma forma simples, como o você e seu cliente podem ser beneficiados por este conjunto de ações. Confira as principais vantagens da gestão de TI:

Aumento de produtividade

Primeiramente, queremos começar falando sobre a produtividade, um dos maiores benefícios deste processo.

Quando as tecnologias são otimizadas, tudo na empresa melhora. Dessa forma, a comunicação interna é aprimorada e os serviços são realizados de forma mais precisa e eficiente.

Com isso, toda a equipe fica ainda mais produtiva, aproveitando melhor o seu tempo, adquirindo cada vez mais conhecimento na área e executando tarefas melhores com mais rapidez.

Identificação de falhas

Sem dúvida, uma das grandes vantagens da gestão de TI é o seu poder em encontrar rapidamente qualquer problema nos serviços que envolvam tecnologia.

Assim, é possível resolver as falhas de maneira ágil e evitar paradas que podem comprometer o trabalho do seu cliente e, por consequência, sua credibilidade.

Redução de custos

Qual gestor não deseja diminuir os gastos, não é mesmo?

Com certeza seu cliente se encaixa nesse perfil. Portanto, cabe a você mostrar a ele que a gestão de TI é capaz de ajudá-lo a alcançar este objetivo.

Afinal, com o uso correto da tecnologia, você consegue ter dados sobre diferentes setores da sua empresa. Desse modo, é capaz de realizar análises mais precisas e otimizar os recursos sem perder a qualidade dos serviços.

Dados mais seguros

De fato, a segurança da informação é uma das maiores preocupações das empresas atuais. Aliás, este é um grande objetivo da gestão de TI, que aproveita todos os mecanismos para colher informações confiáveis e armazená-las de forma totalmente segura e livre de danos físicos e outros riscos presentes na rede.

O momento para começar a gestão de TI é agora!

Como você viu, a gestão de TI consegue oferecer benefícios muito interessantes para você e para a gestão organizacional do seu cliente. Aliás, com este tipo de ação, é comum que a satisfação dos seus clientes aumente de forma considerável, já que seus serviços podem ficar mais ágeis e eficientes.

Mas, se o seu cliente ainda tem alguma dúvida se deve ou não apostar neste gerenciamento preciso, tenho certeza de que tomará a decisão certa após questioná-lo sobre alguns pontos. Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • Sua empresa vem apresentando baixos índices de produtividade?
  • Você sente alguma dificuldade em controlar o armazenamento de informações?
  • Sua equipe tem dificuldade em identificar erros com agilidade?
  • As soluções para estas falhas demoram para aparecer?
  • Você constantemente enfrenta dúvidas em suas tomadas de decisões?

Se a resposta dele foi sim para alguma dessas perguntas, chegou a hora de mudar e investir nos seus serviços de gestão de TI.

Aposte na prestação de gestão de TI para empresas e tenha os resultados que sempre desejou na sua empresa de TI!

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Luís Montanari
Autor

Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

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