Serviços Gerenciados

Case de Sucesso – INFOMATIC

Até 5 anos atrás, a Infomatic — empresa de TI fundada em 2003 — ainda não prestava serviços gerenciados para os seus clientes. A empresa começou no mercado como uma loja de tecnologia da informação que prestava serviços comuns de TI e vendia equipamentos para a área. De acordo com o diretor, Daniel Giatti, 90% dos serviços prestados

10/07/2018

Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

Até 5 anos atrás, a Infomatic — empresa de TI fundada em 2003 — ainda não prestava serviços gerenciados para os seus clientes. A empresa começou no mercado como uma loja de tecnologia da informação que prestava serviços comuns de TI e vendia equipamentos para a área.

De acordo com o diretor, Daniel Giatti, 90% dos serviços prestados pela Infomatic eram on site, ou seja, era preciso ir fisicamente até o cliente. Hoje, ainda possuem a loja, mas mantem 100% do foco na prestação de Serviços Gerenciados.

O mercado para os serviços e produtos que oferecíamos foi sendo reduzido com a era da internet e então nos vimos diante de uma nova realidade de mercado e foi preciso evoluir para a prestação de serviços gerenciados”, explica Giatti.

O cliente conheceu a ADDEE por meio de um flyer. Que convidava à experimentação da ferramenta tecnológica. Daniel Giatti conta que já percebia a necessidade de mudar a realidade da empresa. De acordo com as novas tendências de mercado. Mas ainda não tinha encontrado efetivamente soluções como a da ADDEE e da N-able MSP.

Para saber mais sobre essa parceria de sucesso, acompanhe o conteúdo que preparamos para você.

Solução do backup gerenciado e desafios

Giatti conta que, ao conhecer a ADDEE, percebeu que a solução de backup gerenciado era o que a Infomatic precisava para fortalecer sua presença no mercado.

Inicialmente, houve uma resistência da nossa equipe de profissionais. O que consideramos normal. Já que se tratava de uma enorme transformação, ou seja, uma inovação. Mas em parceria com a ADDEE argumentei com todos sobre a importância dessa mudança e da implementação da ferramenta”.

O dono da Infomatic explicou ainda que os profissionais da empresa levaram um tempo para entender o real poder que a ferramenta oferecia.

A maioria acreditava que o atendimento ainda tinha de ser feito no local, próximo fisicamente de cada cliente. Pois só assim haveria confiança nesse relacionamento e qualidade no serviço prestado. Inicialmente houve uma descrença por parte dos profissionais de que a ferramenta de acesso remoto funcionava de forma eficiente”.

Segundo Daniel, a Infomatic não usou nenhuma ferramenta semelhante, sendo a da ADDEE a primeira. Além da resistência inicial da equipe de profissionais em relação ao uso da ferramenta, a própria Infomatic teve dificuldades de desenvolver uma proposta para apresentar aos clientes e demonstrar as funcionalidades e a eficiência da prestação de serviços gerenciados.

Até tínhamos uma base grande de clientes. Mas enfrentamos alguns desafios e obstáculos para conseguir vender esse novo serviço para o cliente, que também precisava ser educado diante dessa nova realidade do mercado”, esclarece o diretor.

Ainda de acordo com Giatti, uma das formas de apresentar essa nova forma de prestar serviços de TI foi mostrando o quanto essa ferramenta é capaz de personalizar o serviços aos clientes. Atender cada um de acordo com as demandas específicas, ainda que os problemas e as dúvidas no geral sejam bem similares.

Os profissionais da Infomatic também levaram um tempo para realmente confiar e acreditar na validade das informações fornecidas pela plataforma. Já quanto ao uso dela, considerando que todos têm formação em tecnologia e fome de conhecimento pela área, a experiência foi bastante positiva. Lembrando ainda que a ferramenta é simples de ser usada e bastante autodidata.

Parceria com a ADDEE

Daniel Giatti ressalta que a parceria com a ADDEE é excepcional não apenas no que diz respeito aos números e na relação comercial, como também estabeleceram uma relação de amizade e confiança.

Entre os principais problemas resolvidos a partir da parceria com a ADDEE, está a situação financeira.

Saímos de um mercado em que não tínhamos certeza do faturamento mensal. Com a contratação da ADDEE viramos a chave da empresa para a renda recorrente. Esse foi o principal benefício. A Infomatic conseguiu manter uma equipe bem formada e crescer de maneira mais fácil e organizada. Com a ADDEE, deixamos de ser dependentes das oscilações do mercado em que atuamos”.

Nos últimos 4 anos, segundo Giatti, a Infomatic cresceu pelo menos 20% ao ano e isso se deve principalmente à contratação da ferramenta da ADDEE. “Ficamos 11 anos estagnados, sem sentir a mínima possibilidade de evolução. Crescíamos em um ano e no outro decrescíamos. Antes de focar na prestação de serviços gerenciados, a Infomatic vivia em uma constante instabilidade. E hoje, com a ADDEE, a satisfação do nosso cliente também cresceu e acompanhou o nosso crescimento proporcionalmente. Os clientes que perdemos nos últimos 4 anos têm a ver com a instabilidade econômica do país. Mas nenhum deles relacionado à insatisfação com o serviço que oferecemos em parceria com a ADDEE”, conclui.

O principal destaque para o uso da ferramenta, de acordo com Giatti, é a possibilidade de backup gerenciado. O backup foi bastante eficiente para os clientes, que acabaram tendo suas máquinas infectadas pelo vírus WannaCry, que fez a chamada “criptografia assimétrica”. Esses clientes não tiveram nenhuma perda de dados e recuperaram todas as informações, devido à solução do backup gerenciado.

 

Impressão sobre a ferramenta

De acordo com o responsável pela Infomatic, a ferramenta da ADDEE é bastante completa, tem excelente usabilidade. Para ele não há nenhuma outra no mercado compatível com os serviços que ela oferece.

Um único técnico consegue atender a três chamados, por meio da ferramenta da ADDEE, que permite a automatização de muitas tarefas e, claro, a resolução de problemas de forma mais ágil e eficiente. É uma ferramenta que trabalha para o profissional de TI, sem necessidade de muita interação. Antes de usar a ferramenta, atendíamos no máximo 10 clientes por dia, hoje atendemos até 40. A ferramenta fez a quantidade e a qualidade de atendimentos da Infomatic crescerem de forma significativa”.

Além disso, Giatti ressalta a forte parceria que existe com a ADDEE. “Eles são muito acessíveis, estão sempre disponíveis para auxiliar, principalmente diante de resoluções emergenciais. Antes de contratarmos a solução tecnológica da ADDEE, tínhamos apenas 3 acordos fechados; depois de 4 anos de parceria, alcançamos hoje nossos 70 clientes”.

Estamos muito satisfeitos com a parceria com a ADDEE e os nossos números mostram isso. É importante dizer que não é só uma melhoria no faturamento da Infomatic. Mas principalmente em relação à evolução e ao crescimento da empresa. Até mesmo a forma como trabalhamos hoje é bem mais organizada do que há quatro anos. Há ainda uma mudança de cultura e métodos e isso reflete na satisfação dos profissionais e consequentemente dos nossos clientes”.

Se você também tem interesse em oferecer a solução de backup gerenciado para a sua empresa, entre em contato com a ADDEE e saiba mais sobre os benefícios que o gerenciamento remoto de TI e a segurança de dados podem trazer para a sua empresa.


Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

Especialista no mercado de prestação de serviço em TI, pioneiro no modelo de serviços gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de ser um profundo conhecedor do modelo e mercado MSP, adoro quando o assunto é Backup, Backup, Backup! Com formação em Eletrônica e Gestão em TI, amo o que faço e não me canso quando o assunto é trabalho e conhecimento, muitos dizem que o segredo são os 4 "B"s que adotei há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.