Marketing de TI: descubra a melhor maneira de abordar seus clientes

Conquiste seu público-alvo com uma divulgação assertiva dos seus serviços

profissionais jovens conversando e olhando gráfico

Se você trabalha com Serviços Gerenciados de TI, com certeza, já notou que esse mercado é bastante concorrido, não é mesmo? E, com esse cenário, ser assertivo em suas ações de marketing de TI é muito importante para quem busca se destacar.

A principal forma de manter-se relevante no mercado e, também, de atrair novos clientes, é divulgar o seu trabalho. O boca a boca é bem comum quando falamos sobre Serviços de TI. Porém, há muitas ferramentas online que podem ser grandes aliadas da sua empresa, para criar uma forte presença digital.

Um dos fatores mais importantes para atingir o sucesso dentro do marketing digital, é ter um posicionamento como uma importante e experiente fonte de informação da área. E para isso, você pode investir em materiais educativos, redes sociais, anúncios pagos, vídeos e muito mais.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre Marketing de TI, acompanhe a leitura e confira as dicas exclusivas que preparamos para você colocar em prática e alavancar o seu negócio de uma vez por todas!

Principais dicas para o Marketing de TI

Confira abaixo, as principais maneiras de abordar os seus clientes que você precisa conhecer, para fazer um bom marketing em sua empresa.

1 – Redes sociais

Muitas empresas já criam seus perfis nas redes sociais, assim que abrem o negócio ou, antes mesmo de abrir. Mas, caso você ainda não os tenha, pare de perder tempo e crie um perfil profissional agora mesmo. Assim, você evita, também, de postar conteúdos de TI em sua conta pessoal ou, até fotos de um churrasco na conta da empresa, por exemplo.

Procure criar uma conta comercial no Instagram, uma página profissional no Facebook e no LinkedIn. Todas as contas corporativas das redes sociais oferecem mais recursos e funções do que uma conta pessoal. Você pode, por exemplo, saber mais informações sobre seu engajamento, alcance dos conteúdos, além da idade, gênero e localização dos seus seguidores.

Essa é uma das dicas mais importantes e a inicial para quem está se inserindo agora no marketing de TI. Lembre-se, atualmente, um negócio que não está nas redes sociais, praticamente não existe.

2 – Vídeos

A produção e publicação de vídeos fazem parte do marketing de conteúdo. Ou seja, uma estratégia planejada que visa atrair o seu público-alvo em potencial, para que eles se tornem seus clientes. Atualmente, com a correria do dia a dia, as pessoas acabam consumindo mais vídeos do que um material escrito muito extenso. Além disso, você pode aproximar o contato com seu público, mostrando seu rosto e interagindo com os mesmos.

Sendo assim, pesquise temas, tendências e assuntos relevantes para você abordar e tirar as dúvidas dos seus clientes. Por exemplo, se a sua empresa for especialista em redes corporativas, pense nos erros mais comuns que acontecem e nas dúvidas que as pessoas mais têm sobre isso. Assuntos assim, são ótimos para gravar conteúdos de como evitar tais problemas e esclarecer porque eles acontecem.

3 – Anúncios patrocinados

Outra boa dica para o marketing de TI, é investir em anúncios pagos dentro das redes sociais. Caso seu orçamento ainda não seja tão alto para fazer esse investimento em links patrocinados do Google, comece utilizando o grupo Meta (Facebook e Instagram).

Nessa plataforma, você pode dividir melhor a sua verba inicial e ainda conseguir bons resultados, atingindo seu público-alvo. Então, utilize bons gatilhos mentais na produção da legenda e nas artes dos anúncios, divulgando o seu serviço e as vantagens que o cliente terá ao escolher sua empresa. Assim, suas chances de conversões são maiores.

4 – Fale bem de seus serviços

Todas as pessoas gostam de novidades e isso não é diferente quando falamos sobre as empresas de Serviços Gerenciados de TI . Com elas, é possível produzir conteúdos que gerem curiosidade e chamem a atenção de todos que precisam do seu trabalho.

Para isso, faça um bom planejamento e analise, também, o potencial do local (cidade) em que está inserido para novos investimentos. Do mesmo modo, procure algumas brechas no mercado de TI e nichos de serviços que possuem uma baixa barreira de entrada. Assim, você consegue atingir um maior destaque. Lembre-se que seu perfil profissional é uma vitrine muito importante e, falar sobre seus serviços te ajudará a conquistar mais confiança dos seus potenciais clientes.

5 – Atendimento personalizado

Além de ter uma boa qualidade em seus serviços, para conquistar o cliente você precisa ter um bom atendimento. E, melhor que isso, é oferecer uma atenção personalizada. Ou seja, se adequar com a necessidade de cada um de seus clientes.

O seu conhecimento técnico pode ajudar a desenvolver planos de serviços que podem ser mais benéficos e resolver os problemas de quem contrata. Hoje, há muitas empresas que não contam com um profissional de TI em sua equipe e buscam ajuda somente em ocasiões pontuais. Aí está uma grande oportunidade de você ofertar o seu serviço, que vai prevenir todas as possíveis falhas na TI dessa empresa.

6 – Pós-vendas

O seu marketing não acaba quando uma venda é concluída. É essencial manter contato com seu cliente, seja para recomendar novos serviços ou mandar novidades e informações. Essa comunicação mais humanizada pode aproximar a sua empresa do consumidor final. E, com certeza, isso é um fator que muitos levam em conta na hora da decisão de compra.

Então, procure se comunicar com ele através de e-mail marketing, mensagens diretas, ou por outros meios.

Devo ter uma equipe interna de marketing de TI?

Bom, agora você deve estar se perguntando se precisa investir em uma equipe interna de marketing de TI, ou contratar uma agência terceirizada para cuidar disso. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. Mas, há uma terceira opção: e se você juntasse essas duas estratégias em uma só?

Pois é, você pode ter tanto uma equipe interna de marketing de TI, como também, contratar uma agência. Dessa forma, é possível unir todos os benefícios, e assim, ser mais assertivo nas suas campanhas e ações.

Ou seja, você pode delegar funções para ambas as partes. Como por exemplo, deixar a criação de posts nas redes sociais com a agência e o relacionamento com possíveis clientes sob a responsabilidade do marketing interno.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode encontrar diversos textos que vão te ajudar no mercado de Serviços Gerenciados de TI!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

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