Segurança Cibernética: por que um MSP deve investir?

Veja como a cibersegurança pode ser uma oportunidade para sua empresa

hacker-violando-segurança-do-computador

Hoje em dia, segurança cibernética é um assunto que toda empresa precisa ter conhecimento. Isso porque, ela tem uma grande importância na segurança do negócio em si, sendo um dos fatores responsáveis por garantir que os dados e informações de seus clientes estarão seguros.

À princípio, pode não parecer, mas a falta de segurança pode causar um grande impacto no faturamento da empresa. Pois, quando algum sistema é invadido ou algum dado é vazado, perdem-se informações valiosas que podem colocar a continuidade do negócio em risco e custar muito dinheiro. Os incidentes podem ser variados, como: vírus, ransomware, entre outros grandes riscos.

Mesmo com uma boa quantidade de evidências sobre roubos de dados e com tantos danos que as empresas já sofreram, a segurança cibernética ainda não recebe sua devida atenção, principalmente em pequenas e médias empresas. E você, como Prestador de Serviços Gerenciados de TI, precisa resolver isso com seus clientes.

Por isso, nesse texto, vamos te apresentar a importância dos MSPs investirem em segurança cibernética. Acompanhe a leitura e confira!

O que é espaço cibernético?

O espaço cibernético é o domínio das redes de computadores e, também, dos usuários por trás deles. É um local em que muitas informações são armazenadas, além de compartilhadas e comunicadas.

O que é segurança cibernética?

A segurança cibernética reúne ações sobre tecnologia, pessoas e processos, contra os ataques cibernéticos. Algumas vezes, pode ser conhecida, também, como segurança de TI ou segurança digital, sendo uma ramificação da segurança da informação.

Dessa forma, ela tem como objetivo principal, proteger todos os tipos de dados digitais ou físicos. Então, a segurança cibernética atua no ambiente digital, prevenindo, mitigando e recuperando dados perante aos ataques cibernéticos.

Por que a segurança cibernética é tão importante?

Pois é, essa é uma pergunta mais comum do que você pensa. Ainda mais, em empresas de pequeno e médio porte. Isso acontece porque, muitas dessas empresas, ainda não perceberam a importância de proteger seus dados e informações.

Sendo assim, acabam surgindo algumas barreiras quando são ofertados serviços de segurança cibernética para elas. O primeiro ponto que pode te favorecer, é que hoje, é fundamental todo negócio investir nessa proteção.

Ou seja, além de ser um diferencial de toda empresa, agora, é um fator vital para todos os ramos do mercado. Muitos negócios não têm noção ainda dessa importância e, quando um MSP apresenta esses fatores, muitos querem fechar o negócio na hora. Ou seja, é uma grande oportunidade de você conquistar um maior número de clientes.

Ataques contra a Segurança Cibernética

Os ataques cibernéticos são mais comuns do que pensamos. E, sendo assim, você precisa ter domínio e conhecimento sobre os mais comuns.

Eles são ações feitas por criminosos, que usufruem das vulnerabilidades da rede para realizar ataques e roubos de dados como, por exemplo, informações bancárias. Dados que são bem valiosos, são os principais roubados, que acabam gerando grandes danos as corporações.

De fato, tendo conhecimento sobre alguns dos tipos de ataque, você pode prevenir seus clientes da melhor maneira contra eles.

Vírus

O vírus é um código ou um programa utilizado para comprometer um dispositivo, corrompendo diversos arquivos e destruindo dados. Ele fica inativo nas máquinas até que alguém o execute. Ou seja, é preciso acessar o programa infectado para que a contaminação seja feita.

Dessa forma, ele pode contaminar diversas outras redes, roubando dados, senhas e credenciais, corromper arquivos, utilizar contatos de e-mail para encaminhar spam ou, até mesmo, acabar controlando as ações do dispositivo.

Keylogger

O objetivo principal de um keylogger é ter acesso a todas as informações que os usuários digitam no teclado. Dessa forma, quando a pessoa digitar senhas e dados bancários, por exemplo, tudo será enviado para o responsável desse golpe.

Alguns dados como logins e e-mails dos usuários são cruzados com essas senhas digitadas e, assim, conseguem ter acesso direto às informações.

Ransomware

O ransomware, também conhecido como “sequestrador digital”, é um malware que pode se infiltrar em um dispositivo, codificando os dados de seu sistema e, após a sua instalação, bloqueia o acesso de todos os usuários.

Uma vez que concluído, o hacker pede um valor para as vítimas que, geralmente, é pago em criptomoedas como, por exemplo, o bitcoin.

Esse é um dos ataques mais comuns no Brasil, colocando o país em segundo lugar no ranking das nações que mais sofrem com ransomware no mundo, de acordo com o relatório “Fast Facts”, da Trend Micro.

Além desses ataques, há outros tipos que existem também. Mas, vamos deixar para falar mais sobre eles em outra oportunidade. Pois, hoje, vamos listar as razões em investir em ações preventivas, que podem fazer uma enorme diferença em seu dia a dia como MSP.

Motivos para investir em Segurança Cibernética

Agora, vamos te mostrar algumas das maiores motivações para investir em uma solução de segurança cibernética, para ofertar aos seus clientes. Confira a seguir:

1) Prevenção de ataques

Com certeza, o motivo principal de qualquer empresa investir em cibersegurança, é aumentar a proteção e prevenção contra ataques digitais, como o roubo de dados sigilosos e ameaças, que são qualificadas como violações de segurança, um crime recorrente em nosso país, que atinge empresas de diferentes portes todos os dias. 

Adotando certos recursos de cibersegurança, é possível prevenir muitos riscos de invasões e, por consequência, evitar prejuízos para a empresa do seu cliente.

2) Segurança de dados

Um dos grandes riscos em deixar a rede de computadores de empresas sem nenhuma proteção no âmbito digital, é a chance de sofrer ataques que acabem resultando em vazamento de informações e dados sigilosos.

Todos os negócios que investem na cibersegurança, aumentam as suas chances de impedir ataques de hackers que querem acessar dados da empresa e, também, dos seus clientes. Ou seja, será possível garantir uma melhor segurança de dados aos seus parceiros.

3) Continuidade de negócio

É muito importante, para as empresas, contar com uma continuidade de negócio. Vamos supor que um negócio teve todos os seus dados tomados por conta de uma invasão de hackers. Tendo um plano de continuidade de negócios, poderá continuar operando de modo suficiente até que tudo volte ao normal.

Ou seja, esse é um fator muito importante de prevenção contra qualquer desastre. Diante de alguma ocorrência, a empresa estará preparada, podendo minimizar todos os impactos que uma crise pode causar em seu negócio.

4) Maior proteção para seu negócio MSP

Como você pode perceber, a segurança cibernética é capaz de oferecer uma boa proteção de informações e de dados para muitos negócios.

Então, padronizando um programa mínimo de segurança para os seus clientes, é possível que você, como MSP, trabalhe de forma mais segura, evitando muitos riscos.

Deixando isso claro na cabeça de seus clientes, com certeza, eles irão se interessar em investir na solução em que você está apresentando.

Segurança Cibernética no mercado MSP

Como MSP, você pode ter um grande mar de oportunidade. Toda empresa precisará investir em cibersegurança e, consequentemente, em especialistas para realizar a proteção em sua rede e, é aí que você entra. Oferecendo um serviço de qualidade e com o apoio de soluções realmente seguras e eficientes, com certeza, você terá ótimos clientes ao seu lado e, assim, poderá escalar ainda mais os seus negócios.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar nosso blog e saber mais sobre Serviços Gerenciados de TI.

Lá, você encontra todas as informações que precisa sobre a área, inclusive um ótimo artigo sobre aplicativos potencialmente indesejáveis. Confira!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile