Gestão, Vendas e Marketing

Veja as principais vantagens do marketing para TI para o seu plano de continuidade

Entenda como algumas medidas podem ajudar o seu negócio em momentos de crise

12/08/2021

Luís Montanari

Luís Montanari

Manager, Sales & Marketing

Sem dúvida, toda empresa está sujeita a sofrer crises, problemas e imprevistos que dificultam o trabalho desenvolvido. Mas, quando as estratégias corretas entram em ação, é possível, não apenas evitar surpresas desagradáveis como, também, garantir o plano de continuidade de negócio. Hoje, vamos te mostrar como o marketing para TI está pronto para ajudar a sua empresa a preservar o desenvolvimento dos seus serviços gerenciados.

Então, continue a leitura e veja quais ações são fundamentais neste processo!

O que é um plano de continuidade de negócio?

Não poderíamos deixar de iniciar, explicando como funciona o plano de continuidade de negócio (PCN).

Para começar, ele é um planejamento preventivo que detalha o que deve ser feito para que as ações funcionem normalmente em casos de falhas ou outros problemas.

Ou seja, é uma série de medidas preparadas para serem aplicadas em momentos delicados da empresa, garantido a sua sobrevivência mesmo em períodos de adversidade.

Desse modo, com PCN sendo executado, a empresa evita que as situações críticas interfiram no dia a dia do seu serviço e causem prejuízos.

Na área de TI, este tipo de plano é comum. Afinal, é um cenário que está sempre propenso a enfrentar ciberameaças diariamente.

Por isso, como MSP, você deve trabalhar de forma antecipada e desenvolver um bom PCN, para que as tarefas da sua rotina não sejam prejudicadas, caso aconteça algum problema.

Como realizar um bom planejamento?

Em nosso blog, temos um texto que explica detalhadamente como colocar a ação em prática. Aliás, você pode ler o conteúdo completo clicando aqui.

Mas, de um modo geral, se você deseja desenvolver o seu plano de continuidade, pense em fatores como:

  • Quais riscos e ameaças podem comprometer os seus serviços?
  • Como estes perigos podem afetar o seu negócio?
  • Caso algum ataque seja concretizado, quais ações seriam capazes de contornar o problema?

Além disso, identifique obstáculos que você, como MSP, ou a sua equipe, podem enfrentar ao longo do processo de trabalho.

Do mesmo modo, estude os impactos de uma crise e defina quais os serviços mais importantes para o seu negócio, para traçar diferentes cenários em seu PCN.

Aproveite, também, para identificar ações essenciais de prevenção. Para isso, analise as principais ameaças e busque implementar medidas que minimizem o nível de risco para o seu trabalho.

Por fim, faça testes e treine os técnicos da sua equipe de prestação de serviços gerenciados de TI. Assim, caso algum imprevisto aconteça, todos estarão aptos a lidar com ele.

Vantagens do marketing para TI no plano de continuidade

Sem dúvida, sempre fazemos questão de reforçar como marketing para TI pode mudar o seu trabalho como MSP.

Afinal, com ele você entende o seu cliente, atrai as empresas que deseja e cria um bom relacionamento com elas.

Aliás, com as ações certas, você pode crescer muito mais no mercado, já que pode alcançar exatamente quem almeja e sabe como oferecer o que este potencial cliente precisa.

Para entender como vender mais, que tal assistir um vídeo com dicas essenciais para aproveitar as oportunidades? Confira aqui! 

Mas, agora queremos mostrar como o marketing para TI proporciona vantagens para o plano de continuidade do seu negócio. Veja as principais delas:

Visibilidade da marca com marketing para TI

Sem dúvida, se você é MSP e ainda não apostou nas tendências do marketing digital, está perdendo muitas chances.

Ainda mais no momento em que estamos vivendo, no qual o home office passou a ser o modelo de trabalho oficial de muitas empresas.

Por exemplo, se no atual cenário, muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho híbrido ou totalmente remoto, a sua empresa pode mostrar, através do marketing, os benefícios de ser atendido por uma empresa de TI que realiza o gerenciamento e monitoramento, também, de forma remota.

Portanto, prestadores de serviços gerenciados de TI que aderem às estratégias digitais adequadas, conseguem atrair potenciais clientes com mais facilidade.

Além disso, o marketing para TI é fundamental para que você mostre o valor da sua empresa, expresse o seu posicionamento diante de acontecimentos importantes da sociedade, além de mostrar causas que apoia e princípios que fazem parte da sua empresa.

Proteção da imagem

De fato, este é um dos grandes benefícios do marketing para TI. Então, o plano de continuidade ajuda a proteger a imagem da marca em momentos difíceis.

Portanto, produza conteúdo de valor para os seus clientes, como: textos informativos, webinars e lives, que ajudam a mostrar, que você é um especialista no assunto e te aproximam das empresas que atende.

Seus clientes esperam o posicionamento da empresa em períodos de crise, seja um momento complexo como a pandemia, ou até mesmo, no caso de um parceiro que você atende, ser atingido por um ransomware. Fornecer informações, se posicionar e contar com um porta-voz na sua empresa, é essencial nessas situações, para garantir a integridade da imagem do seu negócio.

Tranquilidade e confiança

Por fim, saiba que, independentemente do momento que você estiver vivendo, seus clientes precisam de informação.

Por isso, mesmo em períodos delicados, mostre que os seus serviços são vantajosos e detalhe como eles podem ajudar seus parceiros.

Além disso, aproveite as chances do marketing para TI para ouvir as pessoas, identificar melhorias e oferecer as respostas que elas procuram, de uma forma ágil e humanizada.

Do mesmo modo, pense que, infelizmente, algumas surpresas negativas podem ocorrer. Afinal, ataques a grandes empresas de tecnologia recentemente, provam que nem elas mesmas estão 100% seguras.

Então, veja quem é a melhor pessoa para falar sobre os problemas, caso eles aconteçam. Sem dúvida, ter um porta-voz e uma comunicação direcionada, é essencial para passar mais confiança aos clientes com quem trabalha.

Gostou do nosso texto sobre os benefícios do marketing para TI para o plano de continuidade do seu trabalho como MSP?

Então, continue de olho em nosso blog para conferir outros conteúdos como este!

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Luís Montanari

Luís Montanari

Manager, Sales & Marketing

Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!