Segurança da Informação

Segurança da informação: um diferencial para o seu negócio

O oferecimento de serviços de segurança da informação para uma empresa começa a gerar valor em sua organização. Estabelecendo responsabilidade e alcance de serviços. A segurança deve ser o topo da mente em toda a empresa, e vem com uma exigência da alta administração. A fragilidade do mundo da informação em que vivemos exige controles

19/03/2018

Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

O oferecimento de serviços de segurança da informação para uma empresa começa a gerar valor em sua organização. Estabelecendo responsabilidade e alcance de serviços. A segurança deve ser o topo da mente em toda a empresa, e vem com uma exigência da alta administração.

A fragilidade do mundo da informação em que vivemos exige controles fortes de segurança cibernética. A administração deve ver que todos os sistemas são construídos de acordo com determinados padrões de segurança. Esses padrões podem ter erros e alguns desses erros são falhas de segurança.

Um catálogo de serviços de segurança permite a estratégia de articular-se claramente aos serviços de clientes empresariais. Ao mesmo tempo, oferece um nível de serviço para cada área identificada.

Leia este artigo até o final e saiba como a segurança da informação pode ser um diferencial para o seu negócio!

Afinal, o que é segurança da informação?

A segurança da informação é a prática de garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação. Representa a capacidade de se defender e se recuperar de acidentes. Como falhas no disco rígido ou interrupções de energia e ataques de adversários.

O último inclui todos, desde criadores de scripts até hackers e grupos criminosos capazes de executar ameaças persistentes e avançadas e representam sérios riscos para a empresa.

A segurança da informação gerencia o gerenciamento de riscos. Qualquer coisa pode atuar como um risco ou uma ameaça. As informações sensíveis devem ser mantidas — não pode ser alterada ou transferida sem permissão.

Por exemplo, uma mensagem pode ser modificada durante a transmissão por alguém que a intercepta antes de atingir o destinatário pretendido. Boas ferramentas de criptografia podem ajudar a mitigar essa ameaça de segurança.

As assinaturas digitais podem melhorar a segurança da informação, aumentando os processos de autenticidade e induzindo os indivíduos a provar sua identidade antes de poderem acessar dados do computador.

A continuidade do negócio e o planejamento de recuperação de desastres são extremamente críticos para a segurança da informação. Por isso, o objetivo da segurança da informação é proteger a informação de acesso não autorizado e uso indevido.

A melhor maneira de fazer isso é implementar medidas de defesa e processos que aumentam a proteção. Isso exige uma série de controles de acesso, bem como monitoramento, teste e treinamento contínuos.

De fato, todas as organizações voltadas para a internet correm o risco de serem atacadas. E não é uma questão de que se sua empresa será atacada, mas, sim, quando será atacada.

A maioria dos ataques cibernéticos é automatizada e indiscriminada, explorando vulnerabilidades conhecidas em vez de segmentar organizações específicas.

Por que oferecer esse serviço para os seus clientes?

A estratégia mais eficaz para mitigar e minimizar os efeitos de um ataque cibernético é construir uma base sólida, sobre a qual cresce sua pilha de tecnologia de segurança da informação.

Investir em segurança da informação traz inúmeros benefícios para a empresa, como:

  • redução dos custos de segurança e de conformidade, melhorando a eficiência operacional;
  • redução do número e o impacto de eventos de segurança;
  • proporciona o ganho de vantagem competitiva. Facilitando a aquisição de novos negócios, aumentando a reputação, reforçando a produtividade de força de trabalho e estabelecendo parcerias colaborativas.

Os provedores de soluções, geralmente, dizem aos seus clientes que suas aplicações são 100% compatíveis e funcionam perfeitamente com a atual infraestrutura de TI e, na sua maioria dos casos, isso é verdade.

O problema surge quando começamos a adicionar soluções de segurança de TI de diferentes fabricantes. Independentemente da especificidade de suas configurações. As lacunas de tecnologia estarão sempre presentes.

E as lacunas de tecnologia sempre aparecerão por uma razão simples: os desenvolvedores sempre manterão certas porções de seu código proprietário como parte de sua vantagem competitiva.

Portanto, a compatibilidade e a interoperabilidade verdadeira podem ser de apenas 90%. Estes são conhecidos como lacunas de tecnologia. É por meio dessas lacunas que os ataques normalmente ocorrem.

Uma base sólida de segurança de dados pode identificar essas lacunas e propor a ação apropriada a tomar, a fim de mitigar o risco de um ataque. Além disso, fornece às organizações a confiança para construir suas estratégias de negócio.

Como a segurança da informação agrega valor à empresa?

É um desafio colocar um valor monetário na proteção de recursos de informação. Em todas as organizações em que a necessidade de segurança da informação é reconhecida, há uma despesa para proteger a informação e os sistemas que as gerenciam contra riscos naturais, técnicos e causados ​​pelo homem.

Garantir sistemas seguros e ter uma boa gestão da informação, de forma segura, é uma prioridade para o governo e a indústria. Um banco de dados não tem valor se estiver corrompido. Além disso, existe o custo físico de substituir o recurso de dados e o custo da reputação.

Para tanto, as organizações terão que analisar seus ativos de informação e avaliar o nível de proteção necessário.

A segurança e os padrões profissionais aprimorados de segurança da informação são necessários e ajudarão a evitar que os projetos de negócios sejam concluídos com falhas de segurança e tecnologia desatualizada.

O gerenciamento de risco de TI e a segurança permitem a precaução desse risco para que uma organização possa utilizar novas tecnologias, sem estar exposta aos riscos indevidos.

Isso permite que uma organização seja “mais rápida, melhor e mais barata” sem cometer erros tão graves. Assim, os benefícios se tornam menores do que os riscos e perdas.

Segurança do Risco de TI  como vantagem competitiva

A gestão e a segurança do risco de TI devem fazer parte do próprio tecido de qualquer organização. Isso deve ser incorporado na organização para que seja uma iniciativa estratégica e parte do seu ambiente operacional.

Quase todas as organizações têm preocupações semelhantes sobre ganhar vantagem competitiva, como a forma como a empresa pode se posicionar como líder do setor, fornecer soluções inovadoras e promover uma imagem de confiabilidade, competência e entrega no prazo.

É fundamental manter um forte conhecimento das iniciativas de segurança atualmente em andamento em sua organização.

Quando esse conhecimento é combinado com seu direcionamento estratégico e feedback dos clientes, é fácil identificar lacunas na estrutura organizacional e nos riscos que a empresa está sujeita.

Quer saber mais sobre como melhorar a segurança da informação da sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 


Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

Especialista no mercado de prestação de serviço em TI, pioneiro no modelo de serviços gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de ser um profundo conhecedor do modelo e mercado MSP, adoro quando o assunto é Backup, Backup, Backup! Com formação em Eletrônica e Gestão em TI, amo o que faço e não me canso quando o assunto é trabalho e conhecimento, muitos dizem que o segredo são os 4 "B"s que adotei há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.