Gestão, Vendas e Marketing

Conheça 6 tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade

A tecnologia é uma grande aliada quando falamos em aumento da produtividade. Hoje em dia existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência de processos internos. Dessa

22/01/2019

Luís Montanari

Marketing Manager

A tecnologia é uma grande aliada quando falamos em aumento da produtividade. Hoje em dia existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a eficiência de processos internos.

Dessa forma, vemos pequenas organizações ganhando escalabilidade. Uma vez que não é preciso ter uma grande equipe e infraestrutura interna para manter um negócio em funcionamento.

Neste post reunimos alguma das principais ferramentas do mercado para ajudar você e a sua equipe a melhorar o seu rendimento. E, além disso, ter um aumento da produtividade. Continue a leitura e confira!

1. Evernote

Todos fazemos listas de tarefas, lembretes ou até mesmo esboços de projetos em papel, mas estamos sujeitos a perder esses apontamentos físicos. O Evernote é um aplicativo muito interessante focado em armazenar e compartilhar informações no meio digital.

A solução pode ser considerada um bloco de notas online, que tem sido uma das principais ferramentas de organização de muitas empresas, permitindo um gerenciamento descomplicado.

O software está disponível em duas versões: uma gratuita e mais simples, mas poderosa, e uma paga, com mais funcionalidades. Ele permite não apenas criar notas, listas e quaisquer outros tipos de anotações, como sincronizar tudo isso com qualquer outro dispositivo.

Além disso, o Evernote se destaca pela possibilidade de compartilhamento dessas informações, permitindo que vários membros da equipe possam acessar uma mesma nota, realizar colaborações e se organizar de acordo com o que foi planejado.

Esse software é simples, permite uma economia de tempo e impede o desperdício de papel dentro da empresa, além de contribuir para a organização das tarefas de forma simples e rápida.

2. Office 365

Por muito tempo a suíte de aplicativos de escritório Office, desenvolvida pela Microsoft, foi a mais utilizada pelas empresas, começando a perder espaço com o surgimento de outras soluções.

A empresa de Bill Gates resolveu, então, recriar o combo de aplicações sobre uma nova ótica digital, recriando-o como uma aplicação em nuvem, como uma serviço por assinatura.

Office 365 compreende diversas ferramentas famosas de trabalho como Word, Excel e Outlook. Além disso, como se trata de uma suíte de aplicações em nuvem, o serviço permite o compartilhamento de documentos entre os usuários.

É possível criar e compartilhar de qualquer lugar, além da combinação com outras ferramentas da Microsoft, como o OneDrive e o Microsoft Teams.

3. Google Drive

Uma opção ao Office 365 e seu concorrente direto é o Google Drive, que já deixou de ser apenas um repositório online para arquivos e se tornou uma suíte de aplicações para empresas.

Assim como a solução da Microsoft, o Drive apresenta uma série de ferramentas para a criação de documentos, planilhasbackups e outros tipos de arquivos, armazenando todos eles online.

A ferramenta também permite o compartilhando, protegido por permissões de edição, e a possibilidade de que várias pessoas trabalhem em um arquivo ao mesmo tempo, melhorando a produtividade.

Outra vantagem dessa suíte é a possibilidade de salvar documentos em um modo offline, algo essencial para quem demanda de mobilidade no seu dia a dia e pode ficar desconectado durante o deslocamento.

A solução também permite acessar seus documentos de qualquer outro dispositivo por meio de um aplicativo próprio, oferecendo a opção de edição por meio de dispositivos móveis.

4. Slack

Slack surgiu como uma ferramenta interna de colaboração utilizada pela empresa Tiny Speck no desenvolvimento de um de seus jogos. O sucesso da solução foi tanto que ela passou a ser comercializada.

Hoje, a ferramenta é constituída de um conjunto de serviços que visa melhorar a colaboração entre o time por meio da centralização da comunicação da empresa.

O Slack auxilia na organização, permitindo reuniões ágeis e simples por meio de vídeo, áudio e texto. A ferramenta também consegue integrar informações de outras soluções, garantindo que tudo o que aconteça seja centralizado nela e facilite a visualização por todos os membros do time.

O aplicativo é uma alternativa muito mais rápida para a comunicação interna do que outros tipos de chat (mais simples) ou até mesmo para o e-mail. Podem ser criados vários grupos de acordo com as divisões internas da empresa.

Sua utilização é muito grande entre empresas de desenvolvimento de software, devido à possibilidade de integração com as ferramentas de codificação que permite um controle maior sobre o andamento de projetos.

5. Runrun it

Gerenciar projetos de forma simples e eficiente é uma das maiores dificuldades existentes em várias empresas, independentemente de seu tamanho ou ramo de atuação.

O principal desafio é gerir as pessoas envolvidas e as tarefas a serem realizadas. Com o Runrun it esse processo pode ser totalmente racionalizado, garantindo mais eficiência.

Por meio dessa aplicação é possível ter um controle simples sobre as atividades desenvolvidas pelo time e entender onde o seu tempo está sendo investido.

A aplicação também permite gerenciar o workflow das tarefas, bem como controlar e avaliar todos os pontos envolvidos em um projeto. Dessa forma, é possível tomar providências para corrigir problemas e melhorar a produtividade.

O principal diferencial dessa ferramenta é entregar transparência acerca dos seus recursos humanos e das suas atividades, garantindo o gerenciamento eficiente.

6. Google Agenda

Por mais que a ideia de uma agenda possa parecer simples, o aplicativo Google Agenda vai além desse conceito, permitindo uma série de apontamentos diferenciados.

Por meio do uso dessa ferramenta, é possível não apenas inserir toda a sua rotina, eventos e compromissos, mas lembretes e alarmes que sincronizem com o seu smartphone.

A solução também permite a criação de compromissos compartilhados com outros colaboradores, de grupos, a alteração de layouts, vários tipos de visualização, a inserção de cores de acordo com o tipo de evento e muito mais customizações.

Além disso, ao criar um evento, ela pode enviar e-mails para lembrar os envolvidos e checar a agenda dos outros usuários para verificar se eles estarão livres, agilizando o tempo de todos.

Essas são apenas algumas das ferramentas existentes hoje no mercado e que podem promover o aumento da produtividade na sua empresa.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e permita que eles também se tornem mais produtivos!


Luís Montanari

Marketing Manager

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.