4 maneiras de evitar ameaças internas na empresa

Veja como proteger o negócio dos seus clientes de maneira efetiva

ameaças internas

Na maioria das vezes, quando o assunto é segurança digital, focamos muito em ameaças externas. Mas, para que haja uma proteção completa, é importante que também seja dada a devida atenção às ameaças internas e à sua nocividade. Para que você entenda melhor, as ameaças internas vão muito além de ações premeditadas por funcionários criminosos. Na maioria dos casos, a ação insegura não é intencional, feita com o objetivo de prejudicar a empresa, mas sim negligente.

Os profissionais negligentes, na maioria das vezes, sabem das políticas de segurança da empresa. Porém, fazem parte daquela turma que acredita que os problemas só ocorrem na “casa do vizinho” e que nada de grave vai acontecer se algumas regrinhas forem burladas para agilizar o trabalho. A utilização de dispositivos não autorizados para carregar arquivos diretamente na rede, por exemplo, é uma atitude que pode parecer inofensiva, mas, na verdade, é bastante insegura.

Quer reduzir o risco de ameaças internas na empresa dos seus clientes? Confira este post com 4 dicas de segurança imperdíveis. Acompanhe!

O que são ameaças internas?

Primeiramente, é importante saber o que são as ameaças internas. Nada mais são, do que qualquer ação ou fator que possa colocar a integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados e das informações da empresa em risco.

Ou seja, elas podem ser ocasionadas por pessoas dentro da empresa que, sem intenção ou por maldade, acabam tornando-se uma ameaça à segurança da informação da empresa. Essas ameaças estão entre as mais comuns na segurança das organizações e, muitas vezes, são feitas por colaboradores comuns que acabam cometendo algum erro em sua rotina de trabalho.

Quais são os riscos das ameaças internas?

Os riscos das ameaças internas podem ser muitos, dependendo de cada situação. Isso porque, essa resposta tem muito a ver, por exemplo, com o prejuízo que o vazamento de dado confidencial pode causar.

Algumas ameaças internas podem acabar derrubando organizações inteiras, trazer graves problemas às pessoas, ter altos custos e ameaçar a segurança de parceiros de negócios ou clientes, além de colocar toda a segurança nacional de algum país em risco.

Confira alguns exemplos de ameaças internas que podem causar prejuízos em uma empresa!

Agora que você já sabe o que é uma ameaça interna e quais são os riscos que ela pode oferecer para uma organização, está na hora de conhecer alguns exemplos que prejudicam de forma significativa um negócio.

  • Roubo de dados do cliente por meio de mídia de armazenamento removível;
  • Roubo de disco rígido contendo dados confidenciais;
  • Clicar intencionalmente ou não em links de e-mails de phishing;
  • Configuração incorreta acidental ou intencional de dispositivos de rede, como firewall, switch etc;
  • Encaminhamento acidental ou intencional de e-mails confidenciais para pessoas não autorizadas dentro ou fora da organização;
  • Uso indevido de privilégios para obter acesso a dados ou sistemas que você não está autorizado a acessar.

Por que se preocupar com as ameaças internas?

As ameaças internas de TI são preocupações muito importantes para qualquer empresa. Isso porque elas podem causar danos significativos às operações de negócios e à segurança de dados.

Elas podem incluir atividades maliciosas de funcionários, negligência, uso impróprio de dispositivos e até mesmo roubo de dados confidenciais. É importante implementar medidas de segurança para prevenir e detectar essas ameaças, bem como, treinar os funcionários sobre práticas seguras de TI. Por isso, é muito importante que toda empresa se preocupe com isso e, até mesmo, coloque como uma das prioridades.

Como se proteger das ameaças internas?

É importante saber que a segurança é uma responsabilidade de todos. Além das empresas contarem com a ajuda de MSPs, é preciso manter as políticas de segurança e fazer com que todos os envolvidos no processo tenham consciência sobre os protocolos de segurança da operação.

Nesse quesito, é fundamental a ajuda de um Prestador de Serviços de TI para qualquer empresa. Elas precisam contar com sistemas de proteção disponíveis a qualquer momento para evitar ou garantir uma rápida resposta a qualquer falha.

Por isso, separamos quatro principais maneiras para que você evite as ameaças internas na empresa dos seus clientes. Confira:

1 – Crie uma política de controle de acessos

Um dos fatores que aumentam o risco de invasões internas é a liberação de acesso total ao sistema para todos os funcionários. Quanto mais gente no ambiente, maiores são as chances de acontecer um imprevisto ou uma negligência.

Uma boa política de controle de acessos visa limitar as entradas de acordo com as necessidades de uma função. O objetivo é que cada profissional só consiga acessar os dados e sistemas referentes ao seu cargo, reduzindo assim, a exposição de todo o negócio do cliente caso haja uma invasão interna por meio de login de terceiros, sejam eles adquiridos de forma criminosa ou não.

2 – Mapeie os dispositivos conectados à rede

Um bom mapeamento de rede pode prevenir situações críticas em relação à segurança, como a utilização de dispositivos não autorizados. Não cabe mais às empresas vetarem a utilização de dispositivos móveis em seus processos internos — afinal, eles já fazem parte da vida profissional das pessoas dentro e fora das empresas e proibi-los só prejudica a produtividade. Porém, todos os dispositivos que forem utilizados precisam ser devidamente registrados e autorizados, para evitar a invasão de agentes estranhos.

É claro que, quanto mais elevado for o número de dispositivos conectados, maiores serão as chances de problemas de segurança. Por isso, a empresa deverá ter em pauta os seguintes aspectos:

  • Contar com o apoio de MSPs que implementem softwares de segurança e de proteção à rede para acesso à internet;
  • Conscientizar os profissionais sobre o visual hacking (link);
  • Criar protocolos de acesso às informações que sejam seguros;
  • As empresas que adotam o BYOD precisam certificar que os dispositivos utilizados pelos profissionais estão seguros e cabe a você, MSP, fazer essa gestão segura dos dispositivos.

3 – Qualifique os profissionais

O conhecimento é uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é segurança. E faz parte do processo, instruir os colaboradores dos seus clientes para que trabalhem de uma forma mais segura. Ou seja, passar boas práticas do que deve ou não deve ser feito no ambiente de TI. Assim, é possível evitar erros cometidos por falta de conhecimento básico.

Você como MSP e responsável pela infraestrutura de TI, deve criar medidas educativas juntamente com a empresa do seu cliente, investindo em conscientização e aprimoramento. Para que, assim, os colaboradores entendam, de forma prática, os prejuízos que falhas que parecem irrisórias podem trazer para a empresa. E assim, usufruir dos benefícios que profissionais mais preparados podem oferecer.

4 – Fique atento à segurança do ambiente físico

A segurança digital não fica restrita apenas à proteção do ambiente virtual, na medida em que a proteção do espaço físico é um dos pilares da proteção às ameaças internas.

Ter o controle das pessoas que estão dentro do empreendimento, principalmente agentes externos como visitantes e colaboradores de terceirizadas, é importantíssimo para a prevenção. Caso ocorra algum tipo de problema de segurança, será mais fácil rastrear os profissionais que estavam trabalhando em determinado período no setor, sejam eles colaboradores ou pessoas de fora.Consolidando uma prática de segurança para o MSP

Como vimos no post, as ameaças internas são tão perigosas quanto as externas, com o diferencial de o controle depender apenas de agentes que estão dentro da empresa. É importante dar a devida atenção às novas formas de conexão à internet, principalmente quando é feita por meio de dispositivos móveis, e ter o controle de acesso e registro dos aparelhos que podem acessar a rede corporativa com muito mais segurança.

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Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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