Automatização de tarefas com scripts na N-able N-sight RMM

automatização de tarefas com scripts

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona a automatização de tarefas com scripts. No entanto, ela possibilita grandes ganhos de produtividade e eficiência para as empresas.

As ferramentas de RMM (Remote Monitoring and Management) trabalham basicamente com tarefas automatizadas por meio de scripts e são perfeitas para fazer todo o monitoramento de computadores e serviços da empresa.

Neste artigo, vamos explicar o que é automatização e scripting, mostrar como a N-able N-sight RMM funciona e os benefícios que ela traz para a empresa. Acompanhe!

O que é automação e scripting?

Quando falamos em automação, normalmente pensamos em uma tarefa automática ou um script que está agendado. Embora esteja correto, trata-se de bem mais do que isso. Sempre que um processo é otimizado graças a uma ferramenta, também houve uma automação.

Por exemplo, quando se aplica, de forma automática, uma política de configuração de antivírus por meio de um RMM (Remote Monitoring and Management), para várias máquinas e clientes ao mesmo tempo, tudo em segundo plano, isto é, sem atrapalhar o usuário, isso também é automação.

Dessa forma, tudo que pode ser feito usando uma ferramenta para otimizar um processo de trabalho está dentro do escopo da automação.

O script nada mais é do que a descrição dos comandos que precisam ser executados para automatizar algo. Assim, qualquer coisa que possa ser feita por um script pode ser automatizada.

Então, quando falamos especificamente em execução de tarefas por meio de scripts usando o RMM para manutenções preventivas, voltamos à ideia de tarefa automática como base da automação.

Isso porque, no RMM, a tarefa automática é um dos recursos de automação. Dessa forma, ela possibilita programar a execução de determinado comando — que nada mais é do que a execução de um script — na máquina com hora e data determinados ou sempre que surgir um alerta de monitoramento.

Tarefas automáticas

O RMM já tem várias tarefas prontas e o técnico precisa apenas programar para que as manutenções ocorram nas máquinas de seus clientes. Veja, a seguir, alguns exemplos de comandos que podem ser dados:

  • fazer o escaneamento de algum erro;
  • executar a leitura de qualquer tipo de registro ou de um log do equipamento;
  • realizar uma análise de problemas no disco;
  • apagar arquivos temporários da máquina para liberar espaço;
  • ligar a máquina;
  • desabilitar o uso de USB nas estações de trabalho, para impedir o uso de pendrives;
  • instalar e desinstalar softwares;
  • incluir ou remover usuários de uma rede;
  • atualizar um patch com horário marcado;
  • permitir segundo plano remoto;
  • habilitar uma política de antivírus;
  • reiniciar o serviço de spooler de impressão;·
  • limpeza de disco;
  • fazer mass storage;·
  • reinicializar um serviço parado;·
  • encerrar processos.

Além das que já estão prontas no RMM, o técnico também pode criar suas próprias tarefas. Portanto, uma vez que uma tarefa automática nada mais é do que a execução de um script com horário agendado.

Nesse sentido, a ferramenta já conta com diversos scripts prontos, mas o técnico também pode criar os seus e colocar ali, de forma que é possível executar qualquer comando, desde que se forneça o script.

Como funciona a ferramenta N-able N-sight RMM?

O RMM é um software que funciona como integrador de ferramentas, ou seja, uma plataforma que agrega várias ferramentas com recursos diversos e que permite que os profissionais de suporte façam o gerenciamento remoto de tecnologia da informação e segurança dos computadores e redes.

Assim, ele:

  • viabiliza o acesso remoto;
  • otimiza o controle dos computadores;
  • automatiza o serviço;
  • garante a segurança das operações;
  • assegura a atualização dos softwares;
  • elabora um inventário das tarefas realizadas pelos profissionais de suporte.

A principal missão do N-able N-sight RMM é monitorar computadores e serviços. Ele consegue, por exemplo, alertar o prestador de serviço de que determinado serviço crítico foi interrompido e ir além, com uma automação que reinicia o serviço assim que a interrupção acontece. Isso gera um ganho de produtividade, uma vez que a manutenção reativa já é feita.

O que o N-able N-sight RMM é capaz de solucionar?

Vamos ver alguns outros problemas que o N-able N-sight RMM é capaz de solucionar de forma automatizada. Quando o computador fica sem espaço no disco, ele para de funcionar, pois o sistema precisa de espaço até para salvar arquivos temporários. Por isso, o sistema fica lento, gravando e excluindo serviços e arquivos no HD.

Sendo assim, com o RMM, é possível programar um alerta assim que atingir 80% do espaço consumido e ele automaticamente faz uma limpeza de todos os arquivos temporários.

Além disso, outra situação em que o RMM é muito útil é quando é preciso desabilitar as USBs dos computadores, de forma que ninguém consiga plugar drives e HDs externos. Mas, ao mesmo tempo, é preciso manter mouses e teclados funcionando. É possível fazer essa automação com o RMM de forma muito fácil.

Quais são os benefícios do N-able N-sight RMM?

O N-able N-sight RMM permite gerenciar, proteger e melhorar toda a TI. Nossa ferramenta conta com diversos benefícios, como:

  • antivírus gerenciado, que protege seu sistema de todas as ameaças de malware, tanto as conhecidas quanto as novas, usando não apenas a proteção tradicional baseada em assinatura, mas também realizando verificações exploratórias e varreduras de comportamento;
  • gerenciamento de patches de forma integrada, permitindo mais controle sobre suas políticas de correção por meio de um console único e fácil de usar;
  • proteção web, de forma complementar aos mecanismos de antivírus e firewall tradicionais. Desse modo, permitindo que o cliente defina suas próprias políticas de filtragem de conteúdo, lista negra de sites e políticas de navegação baseadas em conteúdo e em tempo;
  • monitoramento remoto, com visibilidade da rede completa e quase em tempo real, oferecendo recursos como monitoramento em segundo plano, tarefas automatizadas para grandes grupos de dispositivos e janelas de manutenção para garantir a produtividade do negócio;
  • LOGICcards, que utiliza análise de big data para detectar problemas antes que eles ocorram, oferecendo alertas e informações práticas;
  • Active Discovery, que permite ter ciência todo o tempo do quê e de quem está conectado à sua rede, fornecendo uma visão ampla para que você possa gerenciar todos os pontos antes da ocorrência de um problema;
  • automatização de tarefas e scripts, com mais de 100 scripts de automação predefinidos e novas adições constantemente. A ferramenta também permite que você carregue seus próprios scripts personalizados;
  • backup & recovery, com tudo o que é necessário para proteger seus servidores e estações de trabalho;
  • gerenciamento de dispositivo móvel, que é uma necessidade, especialmente pensando em funcionários remotos;
  • acesso remoto, que permite acesso rápido e seguro a qualquer servidor ou estação de trabalho com um clique no painel de controle;
  • relatórios personalizados com qualquer informação que a ferramenta possa prover, desde inventário de dispositivos a integridade de backups;
  • risk intelligence, com cálculo em tempo real do impacto financeiro do risco de uma violação de dados.

A solução ideal para automação de tarefas

Portanto, o N-able N-sight RMM é a solução perfeita para automatização de tarefas com scripts visando ao gerenciamento de redes e o monitoramento de computadores e serviços. Além disso, ela traz grandes ganhos de produtividade e segurança para a sua empresa.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile