A essa altura do campeonato, o termo backup em nuvem já deve estar bem presente na sua rotina. Mas, hoje queremos falar um pouco mais sobre o assunto. Afinal, ele pode determinar a qualidade do atendimento que você presta aos seus clientes.
Como você sabe, com o avanço tecnológico presente cada vez mais em tudo o que fazemos, a segurança e proteção de dados é indispensável.
Por isso, dessa vez vamos revelar 3 razões para você adotar o uso do backup em nuvem.
Então, continue a leitura para entender que motivos são esses!
O que é o backup em nuvem?
A tecnologia em nuvem, sem dúvidas é uma das novidades mais vantajosas para o dia a dia de um MSP, trazida pela transformação digital.
Ela mudou a forma como profissionais de TI atuam, trazendo mais proatividade, rapidez e segurança, fatores essenciais para conquistar de vez mais clientes.
O backup em nuvem é o serviço que copia os dados para outro servidor, mas, para um local remoto. Assim, você pode ter acesso quando e como desejar, além de evitar algumas vulnerabilidades que poderiam surgir no backup físico.
Então, escolher uma solução de backup em nuvem, é uma das formas mais seguras de cuidar dos dados dos seus clientes e realizar um serviço completo, protegendo suas informações e recuperando-as se necessário.
Por que realizar o backup em nuvem?
Sem dúvida, existem muitos benefícios em investir no backup em nuvem para seus clientes, como você viu até aqui.
Mas, agora vamos listar 3 bons motivos que provam que chegou a hora dele ser uma realidade no seu atendimento. Confira as principais razões a seguir!
1 – Economia de tempo
Nós sabemos bem o quanto o tempo de um Prestador de Serviços de TI é valioso. Justamente por isso, este é o primeiro motivo que queremos destacar para a escolha de um backup em nuvem.
Sem ele, você e seus técnicos precisam se deslocar para locais distantes para fazer os serviços, realizar login e logout de vários sistemas de backup, além de perder horas atualizando e aplicando patches, por exemplo.
Ao usar um backup em nuvem, você ganha tempo ao eliminar a necessidade do que acabamos de citar.
Com este tipo de solução, você conta com automações de tarefas de rotina e visibilidade de todos os ambientes em uma única tela, além do gerenciamento remoto completo sem equipamentos, diretamente na nuvem.
Além disso, se o tempo de inatividade das empresas que atende é uma preocupação para você, através do backup em nuvem, você pode reduzir esse índice, por conta de recuperações e restaurações mais simplificadas e ágeis como você e seus clientes precisam.
2 – Processo mais ágil e seguro
Como citamos acima, um dos motivos para realizar o backup em nuvem é a possibilidade de seu acesso remoto. Por conta disso, você ganha ainda mais agilidade na operação. Pois, pode realizar o serviço apenas tendo acesso à internet, a qualquer momento que precisar.
Desse modo, você não precisa ir até o negócio do seu cliente para usar algum computador para restaurar dados, por exemplo. Assim, ganha a rapidez que precisa para realizar outras tarefas.
Além disso, o backup em nuvem é mais seguro. Afinal, não apresenta os riscos que os backups armazenados em mídias tradicionais oferecem, como erros técnicos e falhas humanas.
Uma cópia local do backup funciona para uma recuperação rápida, mas o armazenamento local está sujeito às mesmas vulnerabilidades que outros sistemas de TI locais do cliente.
O ransomware visa geralmente especificamente arquivos de backup armazenados na rede local, sendo estes os primeiros a serem criptografados. Por isso, uma solução que envia backups para a nuvem primeiro é a melhor opção.
3 – Automatização
Por fim, um dos maiores motivos para escolher o backup em nuvem para seus clientes, é a forma que o serviço é realizado. Ou seja, de maneira automática.
Com isso, você consegue definir horários e dias específicos para desempenhar a ação.
Então, depois de realizar o backup do seu cliente pela primeira vez, você pode definir as configurações ideais para aplicar essa rotina em diferentes máquinas sem precisar configurar de forma manual.
Além disso, já que é feito em segundo plano, enquanto o backup em nuvem está sendo realizado, o computador continua sendo utilizado.

[Dica extra] Backup realmente eficaz
Inegavelmente, o backup em nuvem é uma alternativa muito vantajosa para profissionais de Serviços Gerenciados de TI, como você.
Mas, se você busca reforçar ainda mais a segurança e proteção de dados dos seus clientes, temos uma dica extra para te dar: aposte na regra 3x2x1 do backup gerenciado.
Essa regra determina que o MSP tenha três cópias dos dados dos seus clientes. Desse modo, duas delas são em diferentes tipos de mídias e uma armazenada fora do ambiente corporativo.
Assim, você garante mais segurança e não depende apenas de uma forma de armazenamento.
Conheça o Cove Data Protection
Se o que você procura é uma solução completa de proteção de dados, não perca tempo e teste agora o Cove Data Protection.
Com ele, você realiza backups, recuperação de desastres e arquivamento em servidores, estações e Microsoft 365.
Tudo isso de forma rápida, com eficiência e facilidade de uso. Pois, você tem tudo em um único painel, além de outros recursos que você precisa experimentar.
Então, se deseja simplificar o gerenciamento de backups, conheça agora a solução que vai te ajudar a reduzir tempo com tarefas de rotina e a proteger ainda mais os dados dos seus clientes!