Como entender o seu cliente de TI pode ajudar a oferecer os melhores serviços?

Saiba quais estratégias são essenciais para surpreender as empresas que atende

como entender o cliente

Uma das grandes dificuldades na hora de prospectar clientes é compreender quais são as suas reais demandas. Entender o cliente de TI é fundamental para oferecer o melhor conjunto de serviços.

Fechar um acordo nem sempre é a garantia de manter um determinado cliente. Uma vez que, os serviços oferecidos podem não suprir a sua demanda real, o que levará ao rompimento da relação.

Por conta disso, perceber o que uma empresa precisa de verdade é a melhor forma de realizar parcerias com clientes que realmente se sentirão satisfeitos com o seu serviço. Pois, assim você entrega o que eles demandam.

Entenda como fazer isso a seguir!

Criação de personas

De fato, o primeiro passo para definir as relações de negócio nas quais as duas partes sejam realmente beneficiadas é a criação de uma persona, que representa o cliente fictício ideal de seu negócio. Provavelmente, ele não existe, mas muitos leads terão algum fit com o perfil.

Isso auxilia na filtragem dos possíveis clientes para a sua marca, garantindo uma retenção muito maior após você fechar um acordo. Afinal, a sua empresa consegue ofertar todos os serviços que o cliente demanda.

Além disso, suas peças publicitárias e outras ações de marketing podem ser direcionadas para esse público-alvo, uma vez que a persona conta com hábitos que podem ser analisados.

Assim, você consegue alcançar exatamente o público que deseja, com as técnicas certas e desenvolvidas especialmente para ele.

Dor do cliente

Além de definir uma persona, compreender a dor do cliente de TI é um passo fundamental no sucesso do seu atendimento.

Para começar, a dor pode ser entendida como um problema que ele enfrenta e deseja muito resolver, em várias áreas como, por exemplo:

  • Financeira: quando ele deseja reduzir os gastos com fornecedores, ferramentas e recursos essenciais para o negócio;
  • Produtividade: quando os processos da empresa não andam tão produtivos o quanto o cliente gostaria;
  • Operação: quando existem erros ou fatores que reduzem a agilidade e eficiência operacional.

Sem dúvida, além dos fatores citados, existem outras questões que entram na dor do cliente de TI. Mas, acima de tudo, saiba que classificar os problemas que a sua persona apresenta, te ajuda a planejar e colocar em prática ações mais assertivas.

Então, se o seu público demonstra ter impasses produtivos, busque ofertar uma solução que torne todo o processo mais proativo.

Do mesmo modo, se ele tem problemas financeiros, mostre como a opção que você oferece pode ajudar a reduzir os custos.

Ou seja, busque sempre entender esse ponto, através de análises que te ajudem a ver o que a sua persona deseja melhorar e como você consegue ajudá-la nesta jornada.

Captação de informações relevantes ao público

Outro problema que enfrentamos ao prestar os serviços de TI é deixar de fazer uma autoanálise de nosso time. Principalmente, do trabalho que está sendo desenvolvido com os clientes.

Muitas vezes, focamos em pesquisas de opinião que pedem que o cliente responda com uma nota para o serviço prestado, geralmente indo de 0 a 10. Porém, isso não é sempre relevante.

[GESTÃO, VENDAS & MARKETING] Entenda seu cliente e ofereça melhores serviços

Para que possamos nos adaptar e conhecer a realidade do cliente, precisamos captar dados relevantes como o motivo de ele não estar satisfeito. Desse modo, entender o que falta e o que não foi feito. Com base nessas informações qualitativas — e não quantitativas —, seus serviços gerenciados de TI poderão ser aprimorados e contribuir para uma melhor experiência do cliente.

Liberdade ao consumidor para emitir sugestões

Sua empresa busca opiniões de seus clientes sobre os serviços prestados? Não apenas avaliações sobre o que foi feito, mas dicas de como alguns processos podem ser melhorados, são de grande importância.

O cliente de TI é o dono da demanda e, dessa forma, ninguém melhor que ele mesmo para sugerir para o seu time formas mais eficazes de atuar na prestação de serviços gerenciados de TI. Essa pesquisa, inclusive, pode ser feita durante o atendimento ao cliente.

A proatividade é necessária para que os serviços prestados pelo seu time estejam em constante evolução. Inclusive, é possível analisar algumas mudanças realizadas em alguns clientes e padronizá-las para que sejam usadas com outros.

Essas dicas também ajudam você a conhecer quais são os seus reais clientes. Dessa forma, reduzindo o churn e outros problemas que podem surgir entre seu time e os contratantes. Quando você começa a se preocupar em como entender o cliente, suas soluções começam a evoluir. Logo, sua empresa se torna capaz de gerar satisfação em todas as empresas atendidas.

As vantagens de entender melhor o seu cliente de TI

Como você viu ao longo do texto, algumas tarefas são essenciais para te ajudar a entender melhor os seus clientes e, por consequência, conquistar bons resultados.

Afinal, com isso, você aumentará as chances de surpreender o seu público com serviços cada vez melhores.

Entre os grandes benefícios dessas ações, podemos citar:

  • Autoridade no assunto: ao conhecer melhor o seu cliente de TI, você consegue identificar exatamente qual o seu problema e demonstrar ainda mais autoridade nos serviços que ele precisa;
  • Visão estratégia: ficar por dentro do universo das empresas que você atende, proporciona uma visão mais ampla dos resultados e do que pode ser melhorado na TI;
  • Aprendizado: de fato, cada cliente oferece uma chance para você aprender algo diferente. Então, procure ter atenção aos detalhes do negócio e entender os objetivos para ter mais conhecimento sobre seus parceiros;
  • Propaganda gratuita: sem dúvida, um cliente satisfeito passa a ser um divulgador do seu trabalho. Ou seja, ao entendê-lo e realizar serviços cada vez mais satisfatórios, você conta com alguém que, provavelmente, divulgará o seu atendimento para outras pessoas;
  • Lucro: com a divulgação dos seus serviços e com todos os fatores que citamos acima, sua lucratividade aumentará de forma considerável. 

Quer saber mais sobre o assunto e acompanhar recomendações para atrair e conquistar de vez os seus clientes?

Então, continue de olho em nosso blog!

Afinal, sempre postamos conteúdos cheios de dicas para prestadores de serviços de TI.

Além disso, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter para receber diretamente em seu e-mail mais posts como este!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile