Como aumentar seu portfólio de serviços em TI sem aumentar sua equipe?

Veja como oferecer novas possibilidades atuando com o mesmo time!

portfólio de serviços de ti

Aumentar o portfólio de TI é uma das grandes dificuldades para quem presta suporte em tecnologia. Ainda mais se isso precisar ser feito sem aumentar os custos da operação e sem contratar mais profissionais para a equipe.

Pensando nisso, hoje separamos algumas ações que podem te ajudar a conquistar este feito.

Então, se deseja melhorar seu portfólio e angariar mais clientes ao mesmo tempo em que controla os seus custos, confira este conteúdo exclusivo e cheio de dicas para Prestadores de Serviços de TI que desejam escalar seus negócios!

O que é portfólio de serviços de TI?

Antes de revelar algumas dicas para aumentar o portfólio de serviços da sua empresa de TI, vamos explicar um pouco sobre ele.

Trata-se de uma lista de serviços realizados pelo seu negócio. Nela, você pode colocar ações que tiveram destaque, além das que desempenha atualmente.

Mas, de um modo geral, o documento serve como uma exposição positiva da sua empresa e das possibilidades que o seu negócio oferece ao mercado.

Como fazer sua gestão?

Sem dúvida, é comum que, ao fechar um novo acordo com um cliente ou se preparar para ofertar algum novo tipo de serviço, seus custos venham a aumentar. Logo, prejudicando suas receitas.

Boa parte dos prestadores de serviços acaba causando confusão ao gerir o seu portfólio, pois conseguem atrair mais clientes. Porém, seus custos operacionais aumentam e a receita continua igual.

Ou seja, mesmo que o negócio pareça estar crescendo, já que se conta com mais acordos, não se obtém o objetivo principal, que é a renda para novos investimentos e lucro.

A gestão do portfólio de serviços de TI nada mais é que um gerenciamento de todas as atividades oferecidas pela sua empresa. Sejam eles os custos operacionais de cada uma delas ou quanto você deve cobrar de seu cliente.

Essa gestão é fundamental para entender a real capacidade de seu time. Desse modo, buscando ofertar mais serviços dentro do que é possível, evitando aumentar os custos operacionais do seu negócio.

Como ampliar seu portfólio com menos custos?

É possível seguir algumas dicas na hora de ampliar o seu portfólio de TI com o mínimo possível de impacto no time. Vamos listar algumas delas.

Utilize boas práticas

Boas práticas de gestão de seus recursos auxiliam a melhorar a produtividade da equipe.

Com mais tempo, é possível atender a mais chamados ou estar disponível para realizar outros serviços necessários.

Metodologias como as encontradas no ITIL, framework de gerenciamento de TI, podem auxiliar a criar boas práticas de atendimento dentro de sua empresa.

Invista em uma plataforma de gerenciamento de TI

Você sabe o que é RMM? O Remote Monitoring and Management é um integrador de ferramentas. Ele concentra boa parte dos recursos necessários para o gerenciamento da TI de seus clientes em uma única plataforma.

Com uma solução como essa, você consegue monitorar e gerenciar toda a infraestrutura de seus clientes de forma ágil, segura e remota.

Tudo isso, graças às funcionalidades e recursos que a ferramenta dispõe, como gerenciamento de patches, automação e scripts e muito mais.

Assim, com processos de rotina automatizados, você e sua equipe podem focar em outros serviços importantes e aumentar os atendimentos, sem precisar contratar mais profissionais.

O N-able N-sight RMM é um exemplo de software como esse, com um ótimo custo-benefício, auxiliando seus colaboradores a melhorar a Prestação de Serviços Gerenciados de TI.

Estude bem as demandas do cliente

Seus clientes podem ter várias demandas que você não está preparado para atender no momento, mas podem inspirar você a criar novos serviços.

Manter um bom portfólio de serviços de TI é fundamental para se tornar competitivo no mercado. E, dessa forma, atrair a atenção dos clientes como uma solução completa para as suas demandas. Pense nisso.

Monte uma equipe campeã

Por fim, precisamos falar sobre o atendimento da sua empresa.
De fato, de nada adianta investir em mudanças internas e boas soluções se você não contar com um time capaz de atrair e fidelizar clientes, além de realizar todos os serviços disponíveis em seu portfólio de TI.

Então, é fundamental que a sua empresa proporcione um excelente suporte remoto, para que consiga atender seus parceiros independentemente do lugar onde estejam.

Mas, sabemos que para isso, não basta treinar a sua equipe de forma totalmente teórica ou traçar um padrão que limite seus talentos.

Sem dúvidas, um atendimento de qualidade, é aquele que consegue encantar o cliente para que ele, inclusive, indique sua empresa para novos parceiros. De fato, tudo começa com um bom recrutamento. Aliás, selecione profissionais com múltiplas habilidades, que deixem o time completo. Do mesmo modo, priorize colaboradores que tenham bom espírito de equipe, proatividade e que compartilhem valores iguais ou semelhantes aos da sua empresa.

Como treinar o seu time de TI?

Mas, como neste texto estamos falando sobre como aumentar seu portfólio de serviços sem precisar aumentar a sua equipe, queremos destacar a importância de treinar os profissionais que já estão no seu negócio.

Se você é um Prestador de Serviços de TI que deseja crescer, a satisfação dos clientes é uma grande prioridade da sua empresa de TI, que deve contar com suporte de qualidade para garantir sua continuidade.

Portanto, trouxemos algumas dicas para capacitar os seus técnicos e surpreender as empresas que você atende. Veja a seguir:

  • Ofereça todo o material e apoio técnico que eles precisam para aprender mais sobre a função, sobre o mercado, para aprimorarem suas habilidades e adquirirem novos conhecimentos;
  • Realize reuniões frequentes entre todos os profissionais da equipe, para que troquem experiências e possam evoluir juntos;
  • Incentive o estudo dos colaboradores em áreas que agregam no dia a dia e nos resultados da sua empresa;
  • Incentive o atendimento humanizado e garanta que seus clientes tenham um suporte de qualidade, mas também, humanizado, empático e atencioso;
  • Acompanhe os resultados dos profissionais analisando seus pontos fortes e o que pode ser melhorado;
  • Faça feedbacks frequentes e mostre o que espera para as próximas etapas que virão.

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Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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