Como aumentar os clientes de TI em 5 passos simples e rápidos

Encontrar novos clientes costuma ser algo desafiador. Confira neste artigo dicas sobre como aumentar os clientes de TI em poucos passos!

Como aumentar os clientes de TI em 5 passos simples e rápidos

Encontrar novos clientes costuma ser algo desafiador para empresas em diferentes segmentos, inclusive quando se trata da área de TI (Tecnologia da Informação). 

Criar um site institucional, enviar e-mail, investir em SEO (otimização de sites), etc. Existem diversas possibilidades de ações que podem gerar leads e, consequentemente, vendas. 

No entanto, será que todas as estratégias são ideais para a área de TI? O que será que realmente é eficaz para gerar clientes? 

Por mais que o segmento de TI esteja em rápido desenvolvimento, o mercado também está repleto de negócios que oferecem soluções tecnológicas. Com isso, a competitividade com os concorrentes pode ser alta. 

Como resultado, o desafio pode ser tão grande que muitas empresas de TI apenas aproveitam as recomendações para obter novos clientes, e perdem a chance de obter muitas vendas. 

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como aumentar os clientes de TI em apenas poucos passos. 

Continue a leitura e confira a lista que preparamos! 

Dicas simples para aumentar os clientes de TI

Sem mais delongas, aqui está a lista que preparamos com algumas dicas para ajudar um negócio de TI a obter mais clientes. 

1. Entenda quem é o seu público-alvo

Antes de aplicar qualquer tipo de estratégia de marketing para conseguir mais clientes, você precisa saber quem realmente é o seu público-alvo. É a partir dessa informação que você conseguirá ter sucesso com as ações que planejar. 

Por mais que pareça uma dica muito óbvia, infelizmente, muitos prestadores de TI não dão a devida atenção para entender o público, ou simplesmente acham que já sabem quem são seus potenciais clientes, quando na verdade não sabem. 

Imagine que o mercado que você atua é como se fosse um jogo de dardos. Você precisa mirar para acertar o tabuleiro. Se soltar seus dardos sem apontá-los, provavelmente não terá muito sucesso. 

Ao acertar o tabuleiro, você marca. Então, se a sua mira for muito boa e você acertar o alvo, o resultado é melhor ainda. 

A mesma coisa acontece com o seu negócio. Se você deseja conquistar novos clientes, tem que acertar o alvo, ou seja, tem que ter certeza de que falará com as pessoas certas.

2. Tenha um site de qualidade

O seu site é a base de todos os seus esforços em marketing digital e normalmente serve como a primeira impressão que potenciais clientes têm de sua marca. 

Muitas de suas ações de marketing vão se concentrar em direcionar seu público-alvo para o seu site, onde você poderá continuar a trabalhar sua estratégia para levá-los ao momento de decisão de compra. 

Portanto, é muito importante que ele seja de qualidade. Ou seja, ele precisa ter um bom conteúdo, que seja relevante para o seu público-alvo, precisa ter um ótimo design, ter um carregamento rápido e assim por diante. 

Lembre-se de que ele representa a sua empresa, mas também deve ter o foco em entregar o que o seu público-alvo deseja. 

3. Otimize o seu site – SEO

Não basta apenas ter um site com um bom design, mas também que ele seja otimizado de acordo com as regras dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.

A otimização de sites é composta por diversas técnicas de SEO que devem ser aplicadas para que as páginas consigam um bom posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. 

Se você deseja que as pessoas encontrem o seu site ao pesquisarem no Google utilizando palavras-chaves relacionadas ao seu negócio — palavras-chave que devem ser trabalhadas com as técnicas de SEO —, é fundamental que invista em otimização de site. 

4. Invista em Marketing de Conteúdo 

O objetivo principal do marketing de conteúdo é informar aos potenciais clientes sobre sua marca, experiência, produtos e serviços.

As páginas do seu site servem como uma forma de marketing de conteúdo, mas seu conteúdo também pode assumir a forma de postagens de blog, podcasts, conteúdo de vídeo, infográficos, estudos de caso e muito mais.

Junto com vídeos e infográficos, essas postagens de blog em particular são um componente central da maioria das estratégias de conteúdo. 

Retornando às táticas de marketing digital, os mecanismos de pesquisa são a fonte número um de tráfego para muitos blogs. 

Portanto, combinar marketing de conteúdo com SEO é uma combinação potente para levar clientes em potencial ao seu site. 

5. Envie e-mail marketing

Embora as estratégias acima sejam incríveis para atrair leads para seu site, informando-os sobre sua marca e criando sua lista de e-mail, você pode construir relacionamentos duradouros que convertem leads em clientes recorrentes. 

O e-mail marketing permite que você se conecte com os clientes em potencial antes que eles se decidam e os oriente para uma compra. Também é útil para acompanhar os clientes após a compra e oferecer suporte. 

O mercado de TI é enorme e existe uma grande demanda de clientes em busca de prestadores. No entanto, devido a essa procura, também existem muitas empresas oferecendo serviços de TI. 

Com isso, assim como acontece em qualquer outro segmento, é muito importante investir em ações de marketing — especialmente marketing digital — para conseguir mais clientes. 

As 5 dicas que citamos neste artigo te ajudarão a dar os primeiros passos para conseguir mais clientes de TI. 

Porém, tenha em mente que quanto mais você investir em estratégias online, mais poderá se destacar em relação aos seus concorrentes e obter mais vendas.

Sair da versão mobile