3 problemas que o backup de dados pode evitar na empresa de seus clientes

Veja boas práticas para afastar riscos e prejuízos com a ajuda deste serviço

serviço-consegue-evitar-riscos-e-até-prejuízos-financeiros

Danos nos equipamentos, falha humana, desastres e ataques virtuais. De fato, nenhuma empresa está imune a esse tipo de acontecimento. No entanto, como as informações corporativas estão se tornando mais importantes a cada dia, é fundamental dar ainda mais atenção para o backup de dados.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre quais problemas este tipo de serviço pode evitar no seu negócio e na empresa de seus clientes.

Então, se deseja saber como proteger os dados dos seus clientes, continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

3 erros que o backup de dados consegue evitar

Sua empresa já trabalha com alguma solução de backup de dados para seus clientes?

Se a sua resposta é não, o indicado é buscar o quanto antes uma opção que ofereça a segurança que os dados precisam para uma realidade que apresenta novos riscos dia após dia.

Afinal, como acompanhamos constantemente, grandes corporações estão sendo vítimas de ataques criminosos, como phishing e ransomware, por exemplo.

Confira a seguir, 3 problemas que o seu negócio pode evitar ao oferecer o backup de dados:

Parada operacional e falta de produtividade

Sem dúvida, as informações de seus clientes são fundamentais para a realização das tarefas diárias do negócio.

Então, é importante você entender que a falta de backup de dados pode fazer com que alguns danos comprometam os dados valiosos da empresa que atende, pausando e atrapalhando o desenvolvimento de ações essenciais para a rotina do cliente.

Ou seja, caso o backup não seja realizado, em casos de danos ou ciberataques, a falta de algum dado pode comprometer a produtividade da empresa, que não consegue ter acesso às informações necessárias para a realização do seu trabalho.

Além disso, dependendo dos arquivos danificados ou perdidos, sem o backup é impossível recuperar os dados.

Isso, sem dúvida, pode causar retrabalho e perda de um tempo que poderia ser aproveitado de outra forma, caso os documentos estivessem seguros ou pudessem ser recuperados com facilidade.

Desgaste da imagem da sua empresa

Não há como negar que hoje, as empresas estão se interessando mais pelo backup de dados. Aliás, muitas delas notaram que não estão livres dos crimes virtuais que oferecem inúmeros prejuízos.

Isso, significa que empresários de diferentes setores estão cada vez mais preocupados em proteger seus dados, através de soluções adequadas e seguras.

Então, se você quer realizar um gerenciamento eficaz da TI de seus clientes, é fundamental realizar este tipo de serviço.

Afinal, seria muito prejudicial que os dados de seus clientes fossem perdidos enquanto você toma conta de sua infraestrutura de TI.

Isso afetaria a imagem do seu negócio, pois as empresas atendidas não teriam a mesma confiança em seus serviços e, provavelmente, não fechariam um novo acordo com você.

Então, ao realizar o backup você evitaria o problema, já que, com o método e a solução certa, consegue proteger os dados de seus clientes e restaurá-los com rapidez em caso de incidentes.

Prejuízos financeiros

Além de comprometer a produtividade, a perda de dados, influenciada pela falta de backup, pode sim, causar danos financeiros.

De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), caso os dados sejam perdidos ou vazados, as empresas podem pagar multas rígidas.

Além disso, se isso ocorrer e seu cliente trabalhar com um e-commerce, por exemplo, provavelmente ficará sem conseguir vender por um tempo, sofrendo, também, um prejuízo em seus lucros.

Boas práticas de backup de dados

Como você viu acima, o backup de dados evita erros que podem prejudicar você e seus clientes de forma considerável.

Mas, para terminar o texto, separamos algumas dicas de boas práticas de backup, para que você entenda o jeito certo de realizar o serviço. Confira algumas recomendações:

Armazenamento em nuvem

Para começar, utilize o armazenamento em nuvem. Pois, apenas com este tipo de backup é possível garantir que os dados fiquem realmente seguros e possam ser acessados, independentemente do problema que possa ocorrer, como: falha humana, problemas no software, desastres naturais e outros danos.

Defina a periodicidade

Como você já deve saber, a regra é simples: realize backup o maior número de vezes por dia. Assim, será possível armazenar um número de dados muito preciso, de acordo com a produção.

Então, programe os sistemas e oriente seus clientes sobre a importância de ser feito de acordo com a estratégia de segurança.

Em geral, empresas costumam deixar seus backups diários sempre para o final do expediente. Mas, é importante analisar com atenção a necessidade de cada um dos seus clientes.

Testes e monitoramento da restauração de dados

Sem dúvida, fazer testes de restauração é uma ação muito importante. Então, faça isso com seus clientes, para se certificar que os dados e as informações da empresa dele podem ser restaurados corretamente se necessário.

Do mesmo modo, o monitoramento está entre as práticas mais indicadas para backup e restauração de dados de empresas. Com ele, é possível aprimorar e analisar as ações de backup para evitar falhas e sugerir melhorias.

Backup 3x2x1

Por fim, entre as melhores práticas de backup de dados está a regra 3x2x1. Aliás, ela é essencial para garantir mais segurança para este serviço tão importante para a empresa de seus clientes. Pois, este modelo de backup exige que sejam feitas três cópias, sendo duas armazenadas em diferentes mídias e, a outra, fora do ambiente empresarial.

Treinamento de equipe

Seu cliente pode sentir mais segurança, ao lidar com uma equipe que domina o assunto. Por isso, além do departamento técnico, é crucial treinar o setor comercial de sua empresa, para prestar o melhor suporte.

Assim, você garante que o cliente terá um atendimento de excelência, independentemente do incidente.

Além dos cuidados que citamos acima, existem outras ações que podem melhorar o resultado do backup de dados dos seus clientes. Ofereça a eles, primazia nos serviços.

Detalhamos cada um deles em um texto que publicamos em nosso blog.

Veja agora mesmo quais boas práticas de backup podem te ajudar a garantir o sucesso do serviço!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile