As tecnologias são fundamentais para a eficiência de um negócio. Um bom exemplo são os componentes de infraestrutura de TI, que podem melhorar a competitividade da sua empresa no mercado. Os ativos de TI envolvem equipamentos, recursos humanos, sistemas e bases de dados.

Uma arquitetura tecnológica confiável exige tempo, planejamento e custos financeiros consideráveis, e isso reforça a importância de boas estratégias para governança e gestão de TI.

Diante disso, é relevante entender sobre redução de custos operacionais e acelerar os resultados do seu negócio. Ficou interessado no assunto? Então, conheça agora os principais componentes de uma infraestrutura de TI e aprenda a otimizá-los. Venha comigo e boa leitura.

O que são os componentes de infraestrutura de TI?

Trata-se de um conjunto de hardwares, programas, aplicativos, bancos de dados e capital humano que pode otimizar as operações de uma empresa.

A ideia é empregar os recursos da tecnologia para reduzir custos, automatizar a execução de tarefas repetitivas e eliminar barreiras dos modelos de negócios. A computação de alta performance acelera a execução de procedimentos e rotinas, e essa capacidade é bem superior ao de um empregado humano. Assim, consegue-se resultados mais rápidos com custos menores.

Nesse caso, explorar um pouco mais o tema RMM (Remote Monitoring and Management) pode gerar insights interessantes.

Quais são os principais componentes?

A seguir, entenda quais são os 5 principais componentes de uma infraestrutura de TI e veja como aplicá-los à realidade da sua empresa.

Softwares

Os softwares são programas, aplicativos e sistemas informatizados que facilitam a execução das tarefas humanas. Trata-se de ativos críticos para os modelos de negócios visto que viabilizam a coleta e o registro de dados relevantes para os tomadores de decisão. Nesse contexto, é relevante conhecer um pouco mais sobre User Experience e Gerenciamento de Patches.

Banco de dados

As bases de dados são estruturas robustas para o armazenamento e consulta de informações. Essa estrutura também é crítica e guarda o conhecimento das organizações trabalhado e refinado ao longo dos anos. Assim, as técnicas de backup e restore de dados ganham cada vez mais força e relevância para os modelos de negócios.

Hardware

Consiste em equipamentos físicos que sustentam a infraestrutura de TI de uma empresa. Switches, hubs, roteadores, notebooks e monitores são os exemplos mais comuns de hardwares de computação. Esses ativos se bem configurados e atualizados com as especificações do mercado podem facilitar muito a automação de TI do seu negócio.

Redes de telecomunicações

Trata-se de uma arquitetura para a troca e compartilhamento de informações nas redes de intranet e internet. Esse componente facilita a comunicação de dados entre os usuários de TI da sua empresa, clientes e fornecedores externos. Nesse cenário, é relevante conhecer sobre proteção web e segurança em camadas para evitar incidentes graves no seu negócio.

Serviços de tecnologia

Os serviços de tecnologia viabilizam o alcance das metas e objetivos organizacionais. Essa combinação de recursos lógicos, físicos e humanos facilita o trabalho dos tomadores de decisão e acelera as rotinas operacionais das empresas. Em muitos casos, é possível até executar o trabalho remoto para reduzir custos e otimizar a entrega de valor.

Agora você já sabe que otimizar os componentes de infraestrutura de TI é uma realidade possível. Para tanto, é preciso treinar os times e equipes, desenvolver políticas de segurança da informação e conhecer bem as ferramentas de gerenciamento remoto. Esse esforço gera resultados consistentes no médio e longo prazo.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das melhores novidades sobre gerenciamento remoto de TI, backup online gerenciado e recuperação de desastres.

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This