Prestar serviços em tecnologia é um grande desafio, pois existem diversas especificidades dentro do setor e boa parte dos MSPs utilizam uma série de ferramentas para controle. Porém, é possível integrar tudo isso em apenas uma plataforma. O conceito é o gerenciamento unificado de TI.

Um dos principais desafios dentro de um prestador de serviços gerenciados de tecnologia é lidar com as várias soluções, uma vez que ele pode ser responsável por diversas funções dentro do cliente. Ao agregar tudo em apenas uma plataforma, o trabalho pode ganhar muito mais agilidade.

Neste post, nosso objetivo é trazer para você o conceito de gerenciamento unificado de TI e mostrar todas as vantagens que sua empresa pode obter ao investir em uma plataforma completa como essa. Confira!

O gerenciamento unificado de TI

Quando sua empresa atua como uma prestadora de serviços gerenciados de TI existem alguns desafios a serem vencidos e um deles é lidar com uma série de ferramentas para realizar o monitoramento de seus clientes.

Em um primeiro momento, quando ainda são poucos acordos, isso pode parecer simples e natural para o seu time, porém, conforme a carteira de clientes cresce e novas tecnologias são adicionadas aos serviços prestados, a dificuldade em manter uma produtividade adequada começa a surgir.

São diversos clientes, cada um utilizando uma tecnologia diferente, sendo que seus técnicos têm de gerenciar redes, dispositivos móveis, service desk, manutenções, atualizações além do próprio conhecimento acerca do ambiente e infraestrutura que existe no cliente.

Nesse ponto, mesmo que você tenha optado por voltar-se para a prestação de serviços gerenciados, focado em proatividade e prevenção, as dificuldades começarão a empurrar você e seu time de volta para o famoso break-fix, no qual seus colaboradores apenas reagem aos problemas.

Com isso, começa a insatisfação com os acordos firmados, os cancelamentos e a perda de faturamento por parte de sua empresa. Como, então , livrar-se desse problema e garantir a produtividade dentro do MSP?

A solução é o investimento em uma plataforma de gerenciamento unificado de TI. Uma solução como essa é capaz de agregar em apenas um dashboard a gestão de terminais e redes, service desk, conhecimento e outras funcionalidades, além de permitir comandos remotos para manutenção e atualização.

Essa é a solução perfeita para quem atua com serviços gerenciados de TI, permitindo agregar todas as demandas em apenas uma plataforma, melhorando todo o processo de atendimento dos clientes e realização das tarefas.

Os benefícios do gerenciamento unificado de TI

Claro que apenas a possibilidade de prover todos os serviços e gerenciá-los em apenas uma ferramenta já é uma grande vantagem, mas também reunimos outras para convencer você do valor que uma plataforma de gerenciamento unificado de TI é capaz de gerar para o seu negócio.

Melhor gestão de tempo e recursos

Quando você investe em um sistema de gestão integrado, é possível registrar tudo o que acontece em sua empresa e em seus clientes através de uma base única, permitindo acessar e verificar essas informações de uma forma muito mais simples e rápida.

Ou seja, você pode saber, em tempo real, exatamente o que foi feito ou está sendo realizado em cada um dos clientes, tempo disponibilizado para a atividade, demandas de cada um deles e principais problemas apresentados.

Assim, seus colaboradores podem ter acesso a relatórios detalhados acerca da TI de cada um dos clientes e entender muito melhor a situação e infraestrutura de cada um, melhorando a sua gestão de tempo e recursos, uma vez que sua distribuição de mão de obra será mais eficaz.

Garantia de segurança digital

Assim como a tecnologia, as ameaças digitais também continuam em constante evolução, sendo que é papel direto do MSP proteger os endpoints e evitar que dados sensíveis de seus clientes acabem sendo roubados ou perdidos.

Por conta disso, garantir a segurança digital é outra vantagem de uma plataforma de gerenciamento unificado de TI, pois permite identificar de forma simples e rápida qualquer nova ameaça que possa vir a surgir dentro da infraestrutura de seus clientes, tomando providência imediata para conter o problema.

Além disso, por meio de uma plataforma unificada podemos ter uma visão completa da situação em termos de atualização, de todos os dispositivos, facilitando o trabalho de prevenção, uma vez que é simples realizar o upgrade dos sistemas de forma remota.

Redução de custos

A redução de custos é possível graças ao menor uso de ferramentas, uma vez que troca-se uma série de soluções por apenas uma plataforma mais robusta e eficaz. A otimização dos processos também contribui para o corte de orçamento.

Sistemas unificados têm uma característica de simplicidade, reduzindo a demanda por tempo de aprendizado e investimentos em treinamentos para a capacitação dos colaboradores. Além disso, unificar todo o gerenciamento também minimiza a necessidade de contratar mais técnicos.

Maior produtividade

Ao integrar todo o gerenciamento em apenas uma ferramenta e permitir o acesso remoto aos clientes, uma plataforma integrada garante muito mais produtividade aos seus colaboradores, evitando que sua empresa volte a atuar em um modelo break-fix.

Já que tudo pode ser realizado de forma simples e por meio de acessos remotos, reduzimos as demandas por visitas ao mesmo tempo em que os atendimentos ficam mais rápidos, contribuindo também para uma maior satisfação de seus clientes.

Monitoramento eficaz

Por fim, o último benefício que gostaríamos de destacar é a possibilidade de realizar um monitoramento muito mais eficaz de toda a infraestrutura de TI de seus clientes.

Isso acontece pois toda a informação é concentrada em um único dashboard, facilitando sua visualização e controle, gerando análise e insights valiosos para as tomadas de decisão acerca das ações a serem realizadas.

A empresa ADDEE

A ADDEE atua desde 2013 e é hoje a responsável pela representação do sistema SolarWinds MSP no Brasil, uma plataforma totalmente integrada de serviços gerenciados de TI, reconhecida mundialmente pela sua eficácia.

Por ter atuado diretamente como prestador de serviços, a ADDEE conhece as dores do mercado e oferece a melhor solução para RMM, software de monitoramento e gerenciamento unificado de TI de forma remota, tendo diversos clientes satisfeitos atuando como MSP hoje no país.

Quer saber mais sobre essa e outras soluções que podem levar a sua empresa a outro patamar? Entre em contato conosco agora mesmo!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

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