A perda de dados é uma das grandes preocupações de qualquer empresa atualmente. Aliás, é cada vez mais comum que as corporações invistam em soluções para evitar que a perda dos dados aconteça. Desse modo, é fundamental estar seguindo as melhores práticas de backup e restauração. Pois, somente elas garantem uma proteção eficiente.

Se você é MSP ou atua no mercado de TI, sabe a importância do backup como a principal medida para proteção de dados.

Por isso, hoje queremos ir um pouco mais a fundo e mostrar quais ações são indispensáveis para garantir mais segurança e proteção de dados.

Quer saber como atender melhor os seus clientes? Então, continue a leitura e veja mais informações ao longo do texto!

O que é segurança da informação?

Antes de detalhar as melhores práticas de backup, queremos lembrar o significado deste conceito.

Portanto, trata-se de uma ideia que visa manter a confidencialidade, disponibilidade e a integridade dos dados de uma empresa. Veja abaixo o conceito de cada um destes termos:

  • Confidencialidade: propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação;
  • Integridade: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento, manutenção e destruição);
  • Disponibilidade: propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

Nesse sentido, a ISO determina uma série de diretrizes para segurança das informações. Dentre elas, podemos citar:

  • Cópia em local remoto (nuvem);
  • Cópias automatizadas;
  • Criptografia do backup;
  • Teste de recuperação periódico;
  • Retenção de dados;
  • Registros/documentação dos backups.

Veja ações fundamentais para boas práticas de segurança da informação

Como você sabe, as boas práticas de segurança da informação conseguem oferecer uma série de vantagens para uma empresa. 

Mas, para ter sucesso é preciso apostar nas medidas adequadas e mais eficientes para o mercado atual. 

Para te ajudar a escolher o melhor caminho, a seguir vamos apresentar as melhores práticas de backup e recuperação de dados. Confira!

Utilize o armazenamento em nuvem

O N-able Backup tem na nuvem, o armazenamento primário dos dados. Nesse sentido, é importante destacar que somente com armazenamento remoto é possível garantir que os dados estejam seguros independentemente do problema que possa ocorrer (falha humana, falha de software, falha de hardware, desastre natural etc).

Mantenha a regularidade

De fato, uma das dicas para manter as melhores práticas de backup é realizar este serviço várias vezes ao dia. Afinal, quanto maior a frequência, menor o período de perda de dados em caso de um desastre (RTO e RPO). 

Aliás, com a solução N-able Backup, independentemente do volume de dados, é possível ter várias rotinas diárias de backup. 

Portanto, trabalhe desta maneira e garanta que os dados estejam protegidos.

Determine o período de retenção

Além de definir a regularidade dos serviços, a dica é determinar o número de dias que você manterá cada backup. Contar com uma solução que, mesmo com o aumento do período de retenção não haja impacto no armazenamento, agrega valor e será o diferencial da sua oferta de backup.

Monitore os backups 

Inegavelmente, o monitoramento faz parte das melhores práticas de backup e restauração de dados empresariais.  Pois, somente ele garante que, quando uma restauração for necessária, os dados poderão ser restaurados.

Invista constantemente em melhorias no processo de monitoramento. Afinal, o objetivo é, cada vez aprimorar e analisar mais itens da solução de backup para evitar prejuízos.

Siga a regra 3x2x1

O uso da regra 3x2x1 é essencial para validar sua solução de backup, afinal, somente soluções que atendem a esta regra podem ser consideradas soluções de backup.

Nesse sentido, a regra 3x2x1 exige que a sua empresa tenha três cópias das informações, sendo duas armazenadas em diferentes tipos de mídia e uma armazenada fora do ambiente corporativo.

Treine sua equipe

Além de seguir todas as medidas que já citamos de melhores práticas de backup, é essencial que você treine os profissionais do seu time (comercial e técnico).

Pois, somente com profissionais especializados é possível comercializar e prestar suporte às soluções de backup. Além disso, apenas através de treinamentos e simulações sua equipe será capaz de atender às demandas dos clientes em casos de restauração de dados, garantindo assim, um atendimento mais ágil, otimizado e especializado para o cliente.

Aposte em uma solução segura e completa

Por fim, sabemos que atender toda a demanda por backup através de uma única solução é impossível. Por isso, opte por uma solução que atenda o maior número de cenários possível.

Além disso, preocupe-se também, em adquirir a solução de um fornecedor que domine as melhores práticas de backup e recuperação de dados.

Afinal, ter o apoio de um time especializado é a melhor maneira de garantir o sucesso da sua prestação de serviço de backup, além de acelerar o seu aprendizado com a solução.

Sem dúvida, as medidas que citamos ao longo do texto são apenas algumas das melhores práticas de backup e recuperação de dados. 

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto e descobrir como encontrar a opção ideal para a sua rotina, clique aqui e leia um texto cheio de dicas! 

E se desejar embarcar no universo da tecnologia da informação, continue acessando o nosso blog para ler outros conteúdos como este!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This