Estamos sempre falando que o monitoramento de TI é uma tarefa muito importante dentro da infraestrutura dos seus clientes, já que essa prática permite identificar recursos ociosos, equipamentos desatualizados e outros possíveis problemas como a falta de segurança da informação.
Monitorar é manter na rotina da empresa o acompanhamento de todo o ambiente, garantindo disponibilidade e agilidade.
No entanto, atualmente, ainda existem diversas dúvidas entre os MSPs sobre a importância dessa prática, como: o que monitorar, quais modelos usar, como funcionam os alertas e muito mais!
Para te ajudar, respondemos aos principais questionamentos que recebemos e te contamos tudo sobre monitoramento de TI na prática.
Por que realizar o monitoramento de TI em um ambiente ou dispositivo?
Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, vamos responder uma pergunta que, apesar de simples, é muito comum entre Prestadores de Serviços Gerenciados de TI.
Monitorar um ambiente ou um dispositivo, garante para o seu cliente um atendimento proativo e um serviço baseado em prevenção, já que é um processo contínuo de acompanhamento da sua infraestrutura, coletando e analisando dados do ambiente ou dos dispositivos monitorados.
Com isso, existem alguns problemas que podem ser evitados, pois, ele permite a identificação imediata de inatividade de equipamentos essenciais para produtividade da empresa, possíveis vulnerabilidades de segurança, equipamentos saturados, entre outros.
Além disso, se houver algum incidente, o Prestador de Serviços Gerenciados de TI consegue tratá-lo antes que se torne um problema maior, ou seja, o monitoramento será útil para mitigar impactos no negócio do seu cliente.
O que um MSP deve monitorar em um ambiente de TI?
A principal dúvida de muitos MSPs, atualmente, é o que deve ser monitorado em uma infraestrutura. Mas, existe alguma boa prática do que é necessário monitorar?
Primeiro, é importante esclarecer que qualquer dispositivo pode ser monitorado e gerenciado, desde que ele seja capaz de fornecer as informações necessárias para acompanhamento.
Na hora de decidir o que vai ou não monitorar em um ambiente, é necessário ter em mente quais são os dispositivos que vão impactar de forma significativa a operação do seu cliente, caso ocorra algum problema com eles. Ou seja, foque principalmente naqueles que são realmente de interesse.
Um exemplo do que precisa ser monitorado, é o antivírus. Pois, se o mesmo estiver desatualizado ou com alguma falha, pode apresentar inúmeros riscos para o negócio, como mais aberturas para ataques.
Patches também precisam ser monitorados, já que possuem atualizações constantes. Além disso, é muito importante identificar se existe algum patch faltante que pode gerar alguma ameaça.
Não podemos deixar de falar, também, da importância de monitorar o desempenho de dispositivos, disco e consumo de banda.
No entanto, lembre-se sempre que todos os dispositivos que causam impactos na produtividade do seu cliente caso parem, precisam de monitoramento, sejam: notebooks, impressoras, computadores, servidores etc. Porém, isso não significa que o dispositivo tem capacidade de monitoramento.
E por fim, não podemos esquecer do cuidado na seleção do que monitorar, para não tomar como prioritário, alertas de dispositivos que não são essenciais para a operação. Os chamados falso-positivos.
Monitoramento no-break e de link: você sabe o que são e qual a sua importância?
Agora que você já tem todas as informações básicas sobre o monitoramento de ambiente e infraestrutura de TI e o que deve monitorar, chegou o momento de conhecer um pouco sobre alguns tipos dessa prática. Hoje, vamos apresentar dois deles para você. Confira!
Monitoramento de no-break
O no-break, é o principal responsável por manter os dispositivos e servidores em funcionamento durante falhas de energia. Sendo assim, ele oferece continuidade dos serviços.
Monitorar o seu status permite identificar eventuais problemas de energia, como quedas ou flutuações, garantindo que os sistemas críticos permaneçam operacionais. Isso evita a interrupção dos serviços e minimiza o impacto negativo nos negócios.
Além disso, você garante uma prevenção de danos, pois, é possível identificar qualquer anomalia ou mau funcionamento, como baterias desgastadas, componentes defeituosos ou problemas de conectividade.
O monitoramento contínuo também permite que as equipes de TI identifiquem a necessidade de manutenção preventiva ou substituição de peças antes que ocorram falhas críticas. Dessa forma, é possível programar a manutenção de forma estratégica e proativa, minimizando os períodos de inatividade e garantindo o bom funcionamento do no-break.
Monitoramento de link
Um link de comunicação é a via pela qual os dados trafegam entre os dispositivos e sistemas de uma organização, seja uma conexão de internet, uma rede local ou uma conexão dedicada.
Realizar o monitoramento de link é fundamental para garantir a estabilidade, o desempenho e a disponibilidade da conexão de rede de uma empresa.
Ao investir nessa prática, os MSPs, podem minimizar os períodos de inatividade, otimizar o uso dos recursos de rede, identificar e solucionar problemas rapidamente, além de garantir uma experiência de rede confiável para os seus clientes.
Mas, é importante ressaltar que o monitoramento de link, além de ser considerado uma prática complexa, não é feito em tempo real, pois, até chegarem as informações para quem está monitorando, já se passaram minutos.
Alertas e relatórios do monitoramento de TI: veja como usá-los de forma adequada!
Você sabe como gerenciar os alertas recebidos pelas soluções de monitoramento?
Por mais que o NOC esteja sempre acompanhando os dispositivos monitorados, através do N-able N-sight RMM, não se deve depender apenas da equipe. Afinal, quando um servidor cai, a aplicação para, ou, se o disco falha, deve-se agir urgentemente.
Por isso, é necessário e mais seguro, ativar em seu RMM as notificações de alertas, seja por SMS ou por e-mail.
Além de notificar, a solução também registra esse alerta para fins de consultas futuras, através de relatórios.
Uma boa prática, é contar com uma ferramenta de Service Desk integrada a sua solução de RMM. Com ela, você gerencia o atendimento de seus clientes e presta contas, com os relatórios de abertura de tickets.
E não se esqueça de realizar uma análise dos relatórios de monitoramento, para avaliar todos os alertas recebidos.
Além disso, é muito importante ter atenção aos alertas frequentes. Busque entender qual a causa raiz desse problema, para evitar problemas futuros!
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de ler sobre o que considerar na hora de escolher um software de monitoramento de infraestrutura de TI. Acesse e confira!