Entenda o que é a nuvem híbrida e seus benefícios para a empresa

Veja o conceito dessa solução e as vantagens que ela pode oferecer para um Prestador de Serviços de TI

nuvem híbrida

A nuvem híbrida é a união das nuvens privada e pública e oferece mais flexibilidade, maior controle de gerenciamento de recursos, além da otimização de recursos e custos.

Que ela é muito vantajosa, não existem mais dúvidas. Mas, neste texto queremos te mostrar seus principais benefícios e como eles podem influenciar diretamente no dia a dia de um Prestador de Serviços de TI.

Além disso, falaremos sobre suas vantagens para o serviço de backup, que pode se tornar um grande diferencial para a escalabilidade da sua empresa.

Quer tirar suas dúvidas e ficar por dentro do assunto?

Então, continue a leitura e confira!

O que é nuvem híbrida?

A nuvem híbrida, como o próprio nome sugere, é a combinação de uma nuvem privada com uma nuvem pública. Para que seja feita a integração, é necessário que haja um ou mais pontos de contato entre os ambientes.

O objetivo aqui é fazer a combinação de serviços e dados, oriundos de uma variedade de nuvens, para que possa ser criado um ambiente de nuvem unificado e automatizado. Já está cada vez mais sólido que a definição de nuvem híbrida se dá pela combinação de serviços públicos com nuvens privadas e um centro de dados híbrido, colocando esse modelo como uma forte tendência.

Entre as principais vantagens da nuvem híbrida podemos destacar:

  • maior controle, pois a empresa continuará a manter uma infraestrutura privada para armazenar os seus ativos confidenciais;
  • mais flexibilidade, com o gestor podendo usufruir da nuvem pública sempre que necessitar de recursos adicionais;
  • melhor custo-benefício, já que a empresa, ao utilizar a escala de recursos da nuvem pública, pagará apenas pelo que utilizar;
  • transição facilitada — a migração pode ser feita de forma gradual, passando as cargas de trabalho ao longo do tempo.

3 melhorias para a rotina do Prestador de Serviços de TI

Como você viu acima, a nuvem híbrida oferece vantagens para as empresas, especialmente para profissionais que atuam com Serviços Gerenciados de TI como você.

Mas, agora queremos listar três melhorias que ela pode oferecer para o seu dia a dia. Veja a seguir:

1 – Operações muito mais flexíveis

Sem dúvida, optar pela nuvem híbrida pode trazer mais flexibilidade para suas tarefas. Isso significa que você pode operar no ambiente que preferir e ter sempre as informações disponíveis para acessar do local que escolher.

2 – Inovação

Ao trabalhar com nuvem híbrida você pode ter acesso as tecnologias mais recentes, sem precisa modificar sua infraestrutura atual. Desse modo, consegue maximizar os recursos e ter mais produtividade com a ajuda de soluções inovadoras.

3 – Agilidade

Por fim, entre os maiores ganhos que a nuvem híbrida pode proporcionar para sua rotina, está o aumento da agilidade.

Com ela, você tem acesso imediato a muitos recursos e consegue atender necessidades de forma rápida.

Outros tipos de nuvem

Conforme já citamos ao longo do texto, a nuvem híbrida surgiu da combinação de outros dois tipos de nuvem. Mas, você sabe quais são eles e como funcionam? Confira mais detalhes sobre cada um abaixo:

  • Nuvem pública: trata-se da solução desempenhada e gerenciada por meio de um provedor externo. Através de um dispositivo com conexão à internet, ela é compartilhada com vários usuários que recebem o acesso após uma assinatura;
  • Nuvem privada: neste caso, estamos falando sobre recursos usados por determinada organização de maneira exclusiva. Dessa forma, tantos os serviços quanto a infraestrutura são preservados em uma rede privada. Assim, são acessados apenas por pessoas autorizadas pela empresa.

Como migrar para a nuvem híbrida?

É muito importante lembrar que, toda vez que os registros e sistema de qualquer negócio forem migrados para uma nuvem, deve ser realizado um planejamento bem detalhado. Nele, você deve incluir todos os processos de manutenção, fluxo de trabalho, treinamento e as métricas de desempenho. Dessa forma, os gestores de TI podem acompanhar o processo e a eficiência da migração e criar políticas para eliminar qualquer tipo de falha, otimizar a sua operação e reduzir riscos.

Mas, somente Prestadores de Serviços de TI capacitados podem fazer a migração da nuvem híbrida. Assim, eles podem manter uma boa estratégia de governança de TI, criar regras para o uso, além de definir parâmetros de desempenho e a sua demanda.

A utilização de uma nuvem híbrida requer, também, uma boa solução de Cloud Computing, permitindo unificar a sua gestão de recursos e a privacidade de usuários.

Dicas essenciais para aproveitar o melhor da nuvem híbrida

Sem dúvida, cada vez mais empresas migram para a nuvem híbrida. Pois, ela permite que sejam misturadas a infraestrutura local com recursos em nuvem de forma simples e segura.

Mas, alguns pontos merecem atenção na hora de gerenciar a nuvem híbrida e garantir que sua equipe de TI e a empresa dos seus clientes possam ser beneficiados com mais segurança, confiabilidade e otimização.

Entre as ações que fazem a diferença podemos citar:

Cuidados com entrada e saída de dados: para melhorar o desempenho no ambiente híbrido, é importante evitar transferências de dados desnecessárias, além de ter uma infraestrutura preparada para as movimentações de informações, caso sejam frequentes.

Esteja aberto para mudanças: é fundamental que você entenda que a nuvem híbrida pode e deve mudar de forma constante. Portanto, não tenha medo de testar novidades e ir adaptando sua realidade a elas.

Quais são os benefícios do backup em nuvem híbrida?

A possibilidade de fazer backups periódicos e pagar apenas pelo armazenamento utilizado, sem ficar com servidores ociosos, é outro benefício da utilização da nuvem híbrida. Mas como estamos falando de um processo muito importante, separamos um tópico para mencionar suas vantagens. Confira!

Escalabilidade

O backup em nuvem permite que empresas de todos os portes adotem essa prática de segurança, já que estamos falando de um ambiente de fácil escalabilidade. Ou seja, que permite a atuação de empresas com movimentos sazonais.

Centralização dos dados

A nuvem permite a padronização dos arquivos e rotinas de backup, promovendo a centralização dos dados. Nesse cenário, sempre que for necessário acessar os dados armazenados, eles estarão uniformes e com fácil acesso. Além disso, a centralização de dados favorece a mobilidade, já que é possível acessar as informações em qualquer dispositivo.

Maior flexibilidade

A nuvem híbrida acaba permitindo que, as empresas que optam por ela, desfrutem de diversas possibilidades de modelos de serviço e gestão. Tendo assim, total liberdade para escolher suas ações e adotar as estratégias mais inovadoras e de menor risco.

Redução de custos

Nos tempos em que estamos passando, onde a crise econômica é a realidade de grande parte dos brasileiros, manter um ótimo controle orçamentário é fundamental para as empresas que estão querendo reter a sua força e aumentar a sua competitividade no mercado.

Utilizando a nuvem híbrida, suas rotinas de automação e, também, o compartilhamento de recursos, é possível reduzir os custos de qualquer empresa. Você pode perceber essa diminuição facilmente nas aplicações temporárias, projetos que demandam maiores recursos e no armazenamento remoto.

Automação do backup

Essa talvez seja uma das grandes vantagens da adoção da nuvem para os backups, pois a automação reduz a margem de erros nesse processo. Com o auxílio de uma ferramenta de gestão de backups o profissional poderá programar os horários específicos para que os backups sejam feitos de forma periódica, garantindo a execução do procedimento e liberando o profissional de suporte da execução repetitiva dessa atividade rotineira.

Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha entendido mais sobre a nuvem híbrida e sua importância para a transformação digital. Além disso, esse ambiente é propício para a otimização dos backups, garantindo a escalabilidade e a automação desse processo.

Então, se você deseja crescer no mercado com qualidade, conquistando novos clientes e otimizando a sua operação como um todo, essa é a opção ideal para estar ao seu lado a partir de agora!

Quer começar a fazer backup em nuvem híbrida e automatizar o processo? Conheça a ferramenta da ADDEE e inicie hoje mesmo.

Além disso, acesse o MSP Blog e veja outros conteúdos sobre Backup e Recuperação, Serviços Gerenciados de TI e muito mais!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile