Confidencialidade, disponibilidade e integridade: conheça os princípios da segurança da informação

Veja como garantir que essas qualidades façam parte dos seus serviços gerenciados de TI

vazamento-de-dados-pode-ser-extremamente-prejudicial-para-MSPs

Você conhece os princípios da segurança da informação? Neste texto vamos falar sobre eles e explicar o que cada um representa na luta para proteger os dados de uma empresa.

Então, se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura e confira o que separamos para você!

O que é segurança da informação?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o termo, muito ouvido nos últimos anos.

Então, a segurança da informação é o conjunto de ações e boas práticas que visam a proteção de dados.

Desse modo, as medidas impedem que os dados caiam nas mãos de pessoas não autorizadas ou sejam destruídos, roubados ou danificados.

Para oferecer mais segurança para os seus clientes, você, como um bom MSP, deve adotar boas práticas, como:

  • Realizar o backup, preferencialmente no modelo gerenciado;  
  • Manter os softwares e os dispositivos sempre atualizados;
  • Alinhar os processos à política de segurança da informação;
  • Treinar a equipe que trabalha na empresa, para que todos entendam a real importância dos cuidados diários;
  • Investir em uma ferramenta que monitore a rede e os dados guardados;
  • Detectar riscos, para evitar invasões, ataques e outros danos.

Consequência do vazamento de dados para o MSP

De fato, a segurança da informação é um dos serviços que mais deve ser priorizado por um MSP. Afinal, apenas com os dados seguros, é possível fazer um bom trabalho na área de TI.

Sem dúvida, o vazamento de dados é muito prejudicial para as empresas atendidas por você. Pois, elas podem ter as informações sequestradas e usadas de forma maliciosa, comprometendo a sua reputação e até causando danos financeiros.

Mas, vamos mostrar como a perda de dados prejudica o seu trabalho como MSP.

Para começar, precisamos falar sobre a destruição da credibilidade. Este é um dos grandes danos causados pela ausência da proteção de dados dos seus clientes.

Então, caso o desastre aconteça, ele afetará o nome da sua empresa. Desse modo, sua imagem no mercado de serviços gerenciados pode ser comprometida com os questionamentos sobre a qualidade do seu trabalho.

Da mesma forma, o seu cliente perderá a confiança em você. Assim, terá que lidar com a insatisfação da empresa e, por consequência, com quebra de acordo ou até cancelamento de serviços.

Com os dois problemas citados acima, você, também, terá prejuízos em seu lucro. Pois, diminuirá o número de dispositivos atendidos com a sua reputação prejudicada.

Quais são os princípios da segurança da informação

Depois de falar sobre os prejuízos gerados pela ausência de ações que protejam os dados de seus clientes, chegou a hora de mostrar quais princípios da segurança da informação vão te garantir mais tranquilidade em seu dia a dia como MSP.

Veja os principais a seguir:

[SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO] 3 princípios que você precisa conhecer

Confidencialidade

Para começar, este fator garante que apenas pessoas autorizadas pelo proprietário da informação acessem os dados.

Então, o melhor jeito de realizar a sua gestão, é através do controle de acesso, que garante que os dados não sejam obtidos por cibercriminosos ou, até mesmo, acessados por pessoas da equipe que não devem ter acesso a determinadas informações, que muitas vezes, podem ser consideradas sensíveis e sigilosas.

De fato, a confidencialidade é muito importante. Pois, sem ela, as empresas ficam mais vulneráveis a roubos de informações confidenciais, que podem causar todos os prejuízos que já citamos ao longo do texto.

Disponibilidade

Além de estarem seguros, os dados dos seus clientes precisam ficar disponíveis para o acesso em qualquer momento por pessoas autorizadas.

Aliás, o princípio de disponibilidade é justamente sobre isso. Então, diz respeito à eficiência da rede em utilizar e localizar a informação com facilidade quando for necessário.

Do mesmo modo, é essencial garantir que, independentemente do que aconteça, os dados sejam restaurados sem dificuldade na hora em que a empresa precisar deles.

Então, a perda deste princípio consegue limitar o acesso e até comprometer a produtividade de uma operação.

Integridade

Conforme listamos acima, confidencialidade e disponibilidade são muito importantes na proteção de dados.

A integridade é outro fator que faz uma enorme diferença.  

Mas, afinal, o que o princípio significa?

Na verdade, a integridade é o que garante que, mesmo que um dado seja alterado, as informações se mantenham íntegras, com as características originais e versões anteriores salvas.

Além disso, a integridade garante que dados, como mensagens entre profissionais, por exemplo, cheguem aos destinatários da mesma forma que foram redigidas pelo emissor. Desse modo, evitando ruídos na comunicação, falhas na execução de tarefas e, até mesmo, danos mais graves.

Como assegurar os princípios?

Como você viu, listamos acima os fatores que fazem parte dos grandes princípios da segurança da informação.

Mas, para garantir que eles estejam no dia a dia de seus serviços de TI, tome alguns cuidados especiais.

Para começar, tenha o controle de quem acessa e altera os documentos, além de monitorar onde eles serão guardados e por quanto tempo ficarão armazenados.

Para ter ainda mais sucesso e segurança na tarefa, siga a metodologia do backup 3, 2, 1. Pois, trata-se da melhor opção para os seus clientes. Afinal, ele garante que as suas informações fiquem armazenadas em diferentes ambientes, incluindo as opções local e em nuvem. 

Além disso, automatizar as ações e usar criptografia são ações que garantem mais otimização e mais proteção para o serviço.

Por fim, não deixe de realizar os testes frequentes de backup e de fazer a descrição da tarefa, documentando a rotina dos dados, possíveis alterações e, também, os próximos passos.

Gostou do nosso texto sobre os princípios da segurança da informação?

Então, que tal ler uma matéria que te ajuda a identificar fraquezas na rede de seus clientes?

Clique aqui e veja como realizar a melhor análise de vulnerabilidade!

Autor: Addee

Desde 2014, a ADDEE lidera a evolução do setor de TI no Brasil como distribuidora exclusiva da N-able. Com mais de 700 clientes, oferecemos soluções modernas e seguras, incluindo o N-able N-sight RMM, Cove Data Protection, N-able EDR e muito mais. Nosso compromisso com o atendimento ao cliente e valores de colaboração e transparência nos tornam uma parceira estratégica para otimizar a gestão de tecnologia, impulsionando resultados para as organizações.

Sair da versão mobile