Cibersegurança: 5 cuidados que vão proteger seus clientes em 2022

Descubra as principais tendências para reforçar a proteção de dados no próximo ano

Proteção-de-dados-pode-ser-reforçada-com-cuidados-especiais

Cada vez mais, as empresas atuam com um grande volume de dados, que precisam ser protegidos para evitar uma série de problemas. Por isso, a cibersegurança é uma pauta tão atual e importante. Afinal, com o aumento constante de crimes virtuais, como ransomware, por exemplo, é preciso garantir que as informações estejam, de fato, seguras.

Pensando em te ajudar a proteger os dados do seu negócio e dos seus clientes, ao longo do texto, vamos listar algumas tendências e cuidados que podem te auxiliar no próximo ano.

Quer saber quais são eles?

Então, continue a leitura e confira a seguir!

O que é cibersegurança?

Antes de revelar quais novidades serão importantes para reforçar a proteção de dados em 2022, vamos falar um pouco sobre o que é cibersegurança.

Para começar, o termo é usado para definir práticas que visam a segurança digital, contra os métodos ilícitos e os danos aos dispositivos.

Pois, caso os computadores ou rede sejam invadidos, algumas consequências sérias podem surgir, como:

  • Perda de dados;
  • Vazamento de informações;
  • Roubo de senhas, dados bancários e outros documentos.

Além disso, caso a sua empresa ou de seus clientes sofram crimes virtuais, vocês, também, terão que enfrentar grandes problemas, que incluem a perda de produtividade, danos para a imagem do negócio e até prejuízos financeiros.

Números chamam a atenção

Depois de falar sobre os riscos das invasões criminosas na rede, vamos mostrar um pouco do cenário de cibersegurança no Brasil.

Para começar, é sempre importante ressaltar que os ciberataques estão crescendo a cada dia e afetam empresas de vários tamanhos e setores. Aliás, a cada 11 segundos uma corporação é atacada por ransomware, provando o perigo de não analisar vulnerabilidades e buscar ações para minimizar os riscos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha, 57% das empresas nacionais em áreas como educação, finanças, varejo e tecnologia, são alvos frequentes de crimes cibernéticos.

Além disso, o estudo mostrou que apenas 32% dessas empresas contam com trabalho de cibersegurança.

A pesquisa contou com depoimentos de decisores da área de tecnologia. Desse modo, mostrou que, por mais que os negócios entendam a importância da cibersegurança, ainda não atuam com políticas para proteger os dados. Pois, os relatos mostraram que o tema é visto como muito importante para mais de 80% das empresas. Mas, não é uma prioridade para 39% delas.

De fato, essa realidade pode colocar os negócios em risco. Afinal, como vimos acima, a falta de boas práticas pode causar danos muito sérios e até irreversíveis.

Sem dúvida, nenhuma empresa está imune aos cibercrimes. Aliás, como acompanhamos recentemente, grandes corporações foram vítimas de ataques maliciosos nos últimos meses.

Mas, como citamos no início do texto, algumas tendências podem ser essenciais para a cibersegurança no próximo ano.

Abaixo, vamos falar sobre elas e mostrar como seus serviços podem ser beneficiados. 

Tendências de cibersegurança para 2022

Agora, chegou a hora de mostrar as novidades que prometem te ajudar a reforçar a segurança de dados na sua empresa e no negócio dos seus clientes.

Veja a seguir:

Inteligência artificial

Não é de hoje que a inteligência artificial integra a lista de inovações consideradas tendências. No próximo ano, ela será usada com foco em segurança. Assim, terá um papel bem importante nas ações estratégicas para combater as principais ameaças.

Então, com o uso da tecnologia, você será capaz de analisar um grande volume de dados com mais agilidade, reduzindo o tempo para as tomadas de decisões importantes.

Do mesmo modo, terá mais facilidade para cruzar e validar as informações, para detectar falhas, perigos e encontrar respostas rápidas para eles.

Como é o caso de uma solução EDR (Detecção e Resposta de Endpoints), que usa da IA comportamental para detectar novas ameaças ou comportamento suspeito.

cibersegurança

Machine Learning

Essa tendência faz com que a cibersegurança fique mais simples. Isso porque, esse é um recurso que permite aos sistemas de segurança usados, analisarem mais facilmente os padrões de ameaças.

Além disso, o ML faz com que esses softwares entendam quais e como são os comportamentos maléficos para a rede.

Com benefícios, como: maior eficácia e custos mais baixos para seus clientes. Pois, ao usar soluções que contem com ML, você garante que os ataques comuns e semelhantes não aconteçam. Sobretudo, aumentando o seu tempo de ação para as tarefas de rotina na rede.

Segurança para dispositivos móveis

De fato, o uso de dispositivos móveis é cada vez mais comum. Especialmente após a grande aderência do home office durante a pandemia do coronavírus.

Por isso, alguns golpes surgiram para atingir este perfil de usuário, usando fraquezas encontradas em jogos e aplicativos de mensagens, por exemplo.

Mas, para 2022, a tendência é que se intensifique o uso de soluções com recursos específicos de monitoramento e gerenciamento para este tipo de ambiente. Assim, será possível garantir proteção em tablets e celulares, por exemplo.

Segurança na nuvem

Ainda sobre o aumento do trabalho em home office e pontos remotos, a segurança na nuvem é um ponto de atenção de muita importância. Isso porque, a maioria dos serviços em nuvem não possuem criptografia de ponta.

Portanto, incentive o uso de segurança preditiva também para a nuvem, para que os perigos sejam identificados antes de o hacker entrar em ação de fato.

Biometria

Já faz um tempo que existe o debate sobre os benefícios de um mundo sem senhas. De fato, elas continuarão existindo. Mas, serão usadas um pouco menos.

Isso, pois, a biometria facial e digital, assim como, a análise de comportamento e autenticação multifator, devem passar a fazer parte da rotina de muitos negócios.

Desse modo, os usuários interagirão menos com as senhas e usarão recursos para criar sequências mais seguras.

Sem dúvida, essas são apenas algumas tendências que podem te ajudar no próximo ano. Siga as dicas e evite prejuízos. Afinal, quando falamos sobre ameaças, é melhor estar sempre a um passo à frente dos perigos.

5 cuidados que farão a diferença no próximo ano

Para terminar o texto, vamos listar 5 cuidados essenciais para proteção de dados da sua empresa e de seus clientes em 2022.

Quer saber quais são eles?

Então, confira a seguir!

1 – Ações preventivas

Sem dúvida, os métodos preventivos são uma realidade para as empresas que desejam trabalhar com segurança. Por isso, se você quer oferecer mais proteção aos seus clientes, aposte em soluções que te ajudem a monitorar a TI em tempo real e auxiliem a evitar alguns perigos.

Então, realize análises de vulnerabilidades e treine os técnicos da sua equipe para que eles entendam os danos que o vazamento ou a perda de dados podem trazer.

2 – Proteção completa

Conforme citamos acima, é essencial atuar de forma preventiva.

Por isso, invista em uma solução de detecção e resposta de endpoints (EDR), já que o antivírus tradicional não garante a proteção necessária para as ciberameaças da atualidade.

O N-able EDR usa inteligência artificial e machine learning para detectar ameaças a terminais. Além disso, o EDR fornece uma solução para a recuperação rápida em caso de ataque de ransomware, ou outros tipos de ameaça.

No caso do N-able EDR, a remediação e reversão do software ajudam a anular os efeitos de um ataque e a restaurar terminais para o estado de integridade anterior à ocorrência. Dessa forma, minimizando o tempo de inatividade dos clientes.

3 – Cuidado com as senhas

Outro cuidado fundamental está relacionado às senhas.

Então, não deixe de realizar o gerenciamento das senhas dos seus clientes. Baseie-se nos princípios da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade, para ter controle sobre quem acessa dados e informações sensíveis. Além disso, defina uma política de segurança, que garanta, que apenas pessoas autorizadas acessem algumas informações.

Portanto, use soluções que permitam o gerenciamento de senhas para controlar acessos, gerar senhas fortes, eliminar o reuso e automatizar a rotatividade de senhas e a manutenção da rotina.

4 – Análises

Conforme já citamos acima, analisar os perigos é um passo importante para garantir cibersegurança.

Por isso, faça uma análise em seus clientes e trace estratégias que reduzam as ameaças e fortaleçam a proteção.

Aliás, por falar nisso, temos um texto completo sobre o tema. Leia e entenda como identificar vulnerabilidades!

5 – Backup e atualização

Por fim, para garantir cibersegurança, aposte em backup de dados que se baseie no principio de backup 3x2x1 . Assim, você pode evitar a perda de dados em casos de ataques virtuais.

Além disso, mantenha os programas sempre atualizados. Pois, versões sem atualização abrem brechas para os hackers.

Bônus: esteja atento à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020, terá ainda mais impacto na cibersegurança no próximo ano.

Aliás, a LGPD impõe normas de segurança em todo o processo de tratamento de dados e ajuda a garantir uma proteção mais consistente, tanto para informações pessoais, quanto corporativas.

Então, em 2022, as empresas que ainda não estiverem de acordo com as novas regras, precisarão aplicar as mudanças para evitar multas e outros problemas. Pois, a falta das práticas certas, poderá prejudicar as operações e a imagem do negócio, já que aumenta as chances de envolvimento em vazamentos e perdas de dados.

Gostou do nosso texto sobre cibersegurança?

Então, que tal enviar para outras pessoas que possam se interessar pelo tema?

Além disso, continue lendo os conteúdos do nosso blog e veja mais dicas para ter sucesso em seu trabalho como MSP!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile