Veja como tornar uma reunião produtiva com a equipe de TI

reunião produtiva

Em qualquer setor, uma reunião produtiva é um desafio de todos os gestores. Afinal, a falta de um bom planejamento pode fazer com que ela perca o foco, se torne cansativa e acabe sendo encerrada sem que o objetivo seja atendido.

Contudo, com o auxílio da tecnologia, podemos ser muito mais produtivos. Dessa forma, garantindo que as reuniões com toda a equipe possam atingir seus objetivos e trazer os resultados esperados.

Ao longo deste post, vamos tratar de algumas dicas para tornar uma reunião mais produtiva com o auxílio da equipe de TI. Vamos a elas!

Utilize o e-mail e outros canais de comunicação

Na grande maioria das vezes, pequenos assuntos podem ser resolvidos por meio de um e-mail ou da comunicação com os interessados em outro canal de comunicação.

Investir em uma ferramenta de comunicação interna pode ser uma boa ideia para reduzir a quantidade de reuniões necessárias dentro da empresa.

Pense a respeito da videoconferência

Um dos principais problemas com as reuniões é que elas tomam um tempo que poderia ser utilizado com outras atividades. Além disso, parte desse tempo é gasto no deslocamento dos colaboradores até o local da reunião.

Por conta disso, realizar videoconferências pode ser uma boa alternativa. Pois, pode agilizar o processo da reunião ao mesmo tempo que se evita a necessidade de deslocamento. Além disso, temos a possibilidade de utilizar um chat e compartilhar arquivos entre os participantes.

Defina uma pauta clara

Outra dica fundamental para tornar suas reuniões mais produtivas é a utilização de uma pauta clara. Desse modo, evitando que novos assuntos sejam adicionados, para que o tempo estipulado não seja ultrapassado.

Com uma pauta bem definida, também garantimos que tudo o que deve ser discutido será realmente abordado na ocasião, impedindo postergações.

Convoque apenas os interessados

Você já esteve em alguma reunião e se perguntou o que estava fazendo ali? Isso é muito comum, já que boa parte dos gestores convoca reuniões gerais para tratar de assuntos que têm apenas alguns poucos interessados.

Além de tornar a reunião ainda mais maçante, isso ocupa um tempo precioso de colaboradores que não precisariam fazer-se presentes naquele local.

Insira a equipe de TI nas reuniões

Por fim, temos esta uma última dica muito interessante. Incluir o time de TI em suas reuniões pode ser muito produtivo, não apenas porque esses profissionais podem visualizar formas de melhorar o encontro em si, mas porque eles terão acesso a todos os assuntos estratégicos.

A tecnologia é um setor fundamental para qualquer empresa. Tendo acesso a todas as reuniões, a TI poderá propor soluções e ferramentas que possam ser de utilidade na resolução de uma série de problemas. Dessa forma, auxiliando no crescimento da empresa.

Focar na realização de muitas reuniões pode ser algo prejudicial à sua empresa. Visto que se reunir com os colaboradores sem um propósito claro acaba impactando de forma negativa na motivação de todos, além de tomar tempo de trabalho.

Por conta disso, esperamos que você possa aplicar nossas dicas para alcançar uma reunião produtiva. E, desse modo, deixar de fazer com que seus colaboradores percam um tempo essencial.

E se você gostou desse conteúdo, temos certeza de que se interessará pelo nosso artigo “Acesso remoto para empresas: garanta que seu time tenha tudo que precisa“. Acesse e saiba mais!

Assine agora mesmo nossa newsletter e fique por dentro de todos nossos posts!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile