Serviços Gerenciados

Tomada de decisão: saiba porque baseá-la em dados na sua empresa

Realizar uma tomada de decisão às escuras, sem informação para apoiar suas escolhas, pode ser algo difícil e que leva sua empresa a muitos problemas. Inclusive, pode levar a prejuízos.

06/09/2018

Luís Montanari

Marketing Manager

Realizar uma tomada de decisão às escuras, sem informação para apoiar suas escolhas, pode ser algo difícil e que leva sua empresa a muitos problemas. Inclusive, pode levar a prejuízos.

Cada vez mais, os gestores estão percebendo a importância de contar com dados relevantes acerca de seu negócio para tomar as melhores decisões possíveis e minimizar os riscos.

É preciso coletar e registrar todas as informações para que se possa gerar relatórios completos que subsidiem suas escolhas. E, desse modo, garantam a eficiência na prestação de serviços gerenciados. Acompanhe, ao longo deste post, como funciona e quais os benefícios do uso de dados na tomada de decisão. Vamos lá!

Como funciona a decisão baseada em dados?

A tomada de decisão é algo particular de cada gestor e funciona de diversos modos em cada empresa. Alguns negócios são geridos pelo famoso “eu acho”, enquanto outros, por instinto.

Contudo, uma escolha errônea pode levar a consequências catastróficas, como o fim das operações de uma empresa. Quando falamos em serviços gerenciados de TI, não há espaço para o instinto. É necessário apoiar cada escolha em fatos e dados.

A tomada de decisão baseada em dados é comumente apoiada por informações coletadas de aplicações, hardwares e demais ativos de TI. Além disso, é condensadas em relatórios completos, que podem ajudar o gestor a entender o que está se passando.

Sendo assim, é possível visualizar e identificar problemas e tomar decisões de acordo com o que se espera de forma mais eficiente possível. Desse modo, eliminando o entrave de forma rápida e minimizando riscos.

Quais os benefícios da tomada de decisão baseada em dados?

São várias as vantagens de criar relatórios gerenciais para embasar decisões dentro de uma empresa que presta serviços gerenciados de TI. Vamos listar algumas das principais!

Identificação de custos e esforços

Em MSP, são cobrados valores fixos dos clientes. Com isso, quanto mais eficientes forem os seus processos, mais rentável será sua empresa e mais ela poderá crescer.

Ao coletar dados e criar relatórios concisos, você poderá identificar quais são os seus principais custos e esforços. Assim, pode agir para reduzi-los, melhorando o desempenho de seu negócio.

É possível visualizar, ainda, quais são os processos que mais consomem recursos, serviços que não estão gerando o retorno esperado e o desempenho de todos os seus colaboradores.

Redução de riscos

A principal característica de um prestador de serviços que trabalha em uma metodologia de MSP é a proatividade e as tomadas de ações preventivas, com o intuito de garantir a disponibilidade da TI dos negócios de seus clientes.

A coleta de dados de todos os ativos de TI dos contratantes permite uma visualização clara dos principais riscos e ameaças à continuidade das suas operações. Sendo assim, sua equipe poderá tomar todas as ações preventivas de forma proativa, evitando que quaisquer dos problemas visualizados acabem interferindo na atuação de seu cliente, um dos princípios do Managed Service Provider.

Como todas as informações são acompanhadas em tempo real, também é possível garantir o cumprimento de ações preventivas. Pois, ao visualizar qualquer eventual problema, toma-se todas as medidas para evitá-lo.

Aumento do controle das operações

Outro ponto essencial para empresas que prestam serviços gerenciados é o controle de todas as operações em tempo real. A coleta de dados e a geração de relatórios permitem que você fiscalize todas as atividades a qualquer momento.

Isso garante um controle de qualidade acerca de seus serviços e possibilita que sua equipe possa verificar o desempenho dos ativos de TI do cliente a qualquer instante. Nesse sentido, agindo conforme seja necessário.

Dentro de um fornecedor de MSP, os recursos humanos são indispensáveis. Afinal, é por meio deles que a maioria das atividades é realizada. Desse modo, a coleta de dados também melhora a visualização desses recursos e garante um maior aproveitamento de seus esforços.

 

Melhora do conhecimento acerca do cliente

Conhecer bem as necessidades e demandas do cliente é fundamental para que o MSP possa prestar serviços de qualidade e conforme as expectativas do acordo entre as partes.

Para isso, é preciso realizar a coleta de informações e a análise de dados sobre seu cliente. Desse modo, visualizando as principais dificuldades e agindo de forma a melhorar a sua experiência.

Garante-se, desse modo, a satisfação do contratante e a preservação dos serviços, que serão mantidos, e do acordo, que será cumprido, melhorando a relação entre você e seus clientes.

Criação de serviços de qualidade

Outra vantagem apresentada pelo uso de dados na tomada de decisão é a criação de novos serviços ou, até mesmo, a evolução dos já existentes para melhor servir seus clientes.

Assim, você pode entender o que os contratantes esperam e identificar quais são as maiores demandas, garantindo a qualidade de suas prestações na hora de atender as necessidades deles.

Qual a importância de um software de controle?

Agora que você já sabe os benefícios do uso de dados na tomada de decisão, é preciso entender como realizar a coleta dessas informações e transformá-las em algo que possa ser entendido de forma simples.

É possível realizar o uso de diversas ferramentas para isso e, até mesmo, formatar os dados de forma manual, contudo, isso não é viável, pois, para obter todas as vantagens descritas acima, é preciso ter as informações em mãos em tempo real.

Para tal, a opção ideal é a utilização de um software de controle, especialmente desenvolvido para empresas que forneçam serviços de tecnologia da informação no modelo de MSP.

Com o uso de um sistema como esse, fica muito mais simples gerenciar todos os dados gerados em seus vários clientes, condensando todas as informações em um dashboard de fácil compreensão.

Além disso, a geração de relatórios também é facilitada e você pode criar os mais variados tipos de documentos, utilizando dados que sejam relevantes para você e para o seu time.

Dessa forma, todas as suas tomadas de decisão podem ser apoiadas por informações e dados relevantes e gerados em tempo real, garantindo a máxima eficiência e a pronta resposta.

A tomada de decisão rápida e precisa é fundamental para o sucesso de uma empresa que presta serviços gerenciados de TI e, para isso, contar com um software especializado pode fazer toda a diferença.

Quer saber mais? Confira nosso próximo post e conheça algumas ferramentas de gestão de TI!

Sua empresa ou os clientes que acompanha já viveram algum problema com a falta de clareza e conciliação entre Help Desk e Service Desk? Compartilhe sua experiência nos comentários, contando qual foi a solução adotada e seus resultados.


Luís Montanari

Marketing Manager

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.