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Quer ser um profissional de TI de sucesso? Confira 7 dicas!

O mercado de tecnologia é um dos mais competitivos, são diversas empresas e pessoas especializadas prestando serviços de tecnologia da informação dos mais diversos. Como, então, se tornar, em um ambiente como esse, um profissional de TI de sucesso? Bom, definir o que é o “sucesso” por si só já é algo complexo e relativo

30/05/2018

Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

O mercado de tecnologia é um dos mais competitivos, são diversas empresas e pessoas especializadas prestando serviços de tecnologia da informação dos mais diversos. Como, então, se tornar, em um ambiente como esse, um profissional de TI de sucesso?

Bom, definir o que é o “sucesso” por si só já é algo complexo e relativo a cada indivíduo. Porém, ao nível profissional, podemos dizer que esse termo remete a atender todas as expectativas de seu cliente. Nesse sentido, é contribuir para o crescimento do negócio dele levando sua empresa junto.

Para ajudar você a alcançar esse objetivo, criamos este post com 7 dicas rápidas para melhorar seus processos e atividades e se tornar um profissional de TI de sucesso. Confira!

1. Seja proativo

Por mais que possa parecer uma dica óbvia, ela não é. Muitos profissionais acabam por se deixar levar e perdem a proatividade, agindo apenas de acordo com a necessidade, ou seja, buscam soluções somente quando a situação aparece.

Isso é um problema para você e seu cliente. No começo, pode ser que a demanda seja pequena, mas, com o passar do tempo, os problemas começarão a aparecer aos montes.

Já não haverá tempo hábil para tratar de todos eles, incorrendo em insatisfação para o cliente e frustração para você.

O ideal é sempre buscar ser proativo, encontrar soluções que possam melhorar os processos de seus contratantes antes que surjam questões.

É claro que, mesmo mantendo uma postura como essa, alguns “incêndios” sempre podem ocorrer. Afinal, não é possível prever tudo, mas, caso ocorram, você estará preparado para agir.

2. Foque em prevenção

Um profissional de TI de sucesso não trabalha de forma break-fix, ou seja, espera que algo de errado para então realizar a manutenção ou buscar por uma ferramenta que possa suprir o problema.

É preciso que você esteja em constante monitoramento dos processos e ativos de TI de seu cliente, buscando analisar possíveis riscos e encontrar formas de preveni-los, evitando, assim, qualquer ocorrência negativa e mantendo a segurança da informação.

Esse tipo de atitude costuma impactar diretamente o cliente, que está acostumado a ter indisponibilidades constantes em seus ativos de TI e prezará ainda mais pelos seus serviços.

3. Mantenha a ética

A ética é um dos grandes diferenciais do mercado.

Manter essa virtude junto a todos os seus clientes é a melhor maneira de garantir a confiança deles em suas atividades e que eles se tornem seu melhor marketing.

Para isso, é preciso que você crie contratos de prestação de serviços de TI muito claros e concisos. Na hora de fechar um acordo com um novo cliente ou até mesmo a venda de um pacote diferenciado a um contratante atual, é preciso explicar todo o seu funcionamento da melhor maneira possível.

Isso demonstra a sua integridade e honestidade. Da mesma forma, ao prestar seus serviços, é preciso buscar sempre o descrito no acordo, evitando descumpri-lo.

É lógico que situações adversas acontecem e podem prejudicar suas ações, incorrendo em atrasos. Caso isso venha a ocorrer, o ideal é comunicar imediatamente ao cliente, justificando os problemas.

Essa transparência demonstra que você se preocupa com o negócio do cliente e que o considera uma extensão do seu, trazendo ainda mais confiança ao relacionamento entre contratante e contratado.

4. Tenha um pensamento criativo

Buscar fugir do óbvio é outra característica de um profissional de TI de sucesso. Não basta simplesmente apresentar ao cliente todas as ferramentas e soluções que já foram apresentadas pelos seus concorrentes.

É preciso sempre buscar por novas implementações, sistemas e infraestruturas que podem tornar-se um diferencial para o cliente e seu negócio, fazendo com que ele se torne mais competitivo.

Lembre-se de que o crescimento de sua empresa depende diretamente do aumento de resultados de seus clientes, que podem demandar cada vez mais seus serviços, devido a suas novas necessidades.

Dessa forma, um profissional de TI de sucesso busca sempre garantir a produtividade e sustentabilidade dos contratantes por meio de visões diferenciadas.

5. Busque sempre por novos conhecimentos

O mundo da tecnologia está em constante evolução. Tudo pode mudar a qualquer momento, e ferramentas surgem e são descontinuadas constantemente. É claro que acompanhar esse ritmo alucinado enquanto tem de prestar serviços de qualidade a seus clientes é uma missão quase que impossível.

Porém, para se tornar um profissional de TI de sucesso, é preciso estar sempre de olho nas novas tecnologias e conhecimentos que surgem no mercado.

Uma boa ideia para melhorar esse aspecto dentro de sua empresa é criar um departamento de pesquisa e desenvolvimento.

Dessa forma, é possível alocar alguém para estar de olho em todas as novidades e trazer para dentro da empresa melhorias que possam ser interessantes para os seus clientes, gerando mais conhecimento e agregando valor aos seus serviços.

6. Garanta a sustentabilidade do negócio do cliente

Um profissional de TI de sucesso enxerga no crescimento de seu contratante o aumento de resultados de sua própria empresa. Quanto maior o desenvolvimento do cliente, maior será a sua demanda por serviços.

Da mesma forma, com a indisponibilidade de suas operações, haverá a perda de oportunidades e, com isso, a inevitável quebra do acordo por insatisfação de seu contratante.

É preciso focar na sustentabilidade do negócio do cliente, pois as perdas enfrentadas por ele podem e vão refletir nos serviços que ele contrata de sua empresa, repercutindo negativamente em sua receita.

Por conta disso, o foco principal de um profissional de TI de sucesso é manter a disponibilidade dos serviços de seus clientes e uma gestão de riscos alinhada a suas estratégias de mercado.

7. Aumente seu poder de comunicação

O profissional de TI de sucesso não lida apenas com sistemas e hardwares. É preciso estar em contato direto com o contratante e os demais membros da equipe.

Para isso, é essencial saber se comunicar da melhor forma possível, entendendo todas as demandas apresentadas pelos contratantes e também as soluções encontradas pelo seu time. Isso é importante tanto para prospectar novos clientes como para manter seus atuais.

Lembre-se de que um trabalho de TI bem-feito geralmente passa despercebido, pois a tecnologia só é lembrada quando falha. Por conta disso, é necessário saber comunicar-se com o contratante.

Seguindo essas dicas apresentadas ao longo deste post, temos a certeza de que você se tornará um profissional de TI de sucesso e melhorará seus serviços prestados.

Quer saber como aumentar a produtividade de sua empresa? Então confira o post incrível que preparamos para você!


Rodrigo Gazola

Rodrigo Gazola

CEO ADDEE

Especialista no mercado de prestação de serviço em TI, pioneiro no modelo de serviços gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de ser um profundo conhecedor do modelo e mercado MSP, adoro quando o assunto é Backup, Backup, Backup! Com formação em Eletrônica e Gestão em TI, amo o que faço e não me canso quando o assunto é trabalho e conhecimento, muitos dizem que o segredo são os 4 "B"s que adotei há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.