Serviços Gerenciados

VCIO: Por que apostar numa diretoria terceirizada de TI?

É quase impossível gerir uma empresa hoje em dia, independentemente do porte, sem uma boa infraestrutura de TI. Com tantas novidades e termos tecnológicos que surgem a cada dia, se a

02/10/2018

Luís Montanari

Marketing Manager

É quase impossível gerir uma empresa hoje em dia, independentemente do porte, sem uma boa infraestrutura de TI. Com tantas novidades e termos tecnológicos que surgem a cada dia, se a empresa não se mantiver constantemente atualizada corre o risco de ficar para trás e perder mercado.

Portanto, para suprir essa demanda por inovação sem perder o foco do núcleo de seus negócios, muitos empresários estão optando por terceirizar a gestão de TI, com os vCIOs, apostando em empresas que têm experiência e referências para fazer as melhores escolhas, de forma estratégica.

Durante muito tempo foi um grande tabu essa questão da terceirização, pois algumas empresas tratavam a área de TI como um setor que deveria apenas manter a empresa funcionando, e não como um dos braços que colaboram com o sucesso da corporação.

Neste texto, você entenderá de uma vez por todas os benefícios de apostar numa diretoria de TI terceirizada. Confira!

O que é virtual CIO (vCIO)?

O virtual CIO é o profissional que faz a gestão de TI de uma empresa de forma remota, executando as mesmas atribuições de um CIO interno. Sendo assim, ele elabora as estratégias de TI planejando orçamento, identificando a necessidade de reformulação da estrutura, cuidando dos processos e implantando melhorias.

O vCIO colabora com a gestão e a manutenção de uma estrutura de TI, e também trabalha para a modernização de estruturas de médias e pequenas empresas que não disponham de uma equipe de TI ou mantêm poucos funcionários.

A diferença entre um vCIO e um serviço de suporte convencional é que o primeiro foca a gestão dos ativos de forma mais ampla, avaliando a relação dele com o núcleo do negócio do cliente e não apenas na manutenção em si.

Principais características de um bom vCIO:

  • capacidade de alinhar os sistemas de TI com os objetivos de negócios;
  • conhecimento das tendências tecnológicas que podem impactar positivamente o cliente;
  • capacidade de análise robusta do planejamento e gerenciamento de; projetos de TI;
  • experiência no processo de orçamento de TI.

Qual é a importância de ter uma diretoria terceirizada de TI nas empresas?

As empresas de médio e pequeno porte nem sempre têm uma equipe de TI interna. Como, na maioria das vezes, o orçamento é limitado, o foco principal é sempre o núcleo do negócio, sendo que o único profissional responsável pela TI é geralmente um fornecedor externo que trabalha no modo reativo, só agindo depois que acontece algum problema.

O resultado disso, na maioria das vezes, é uma estrutura de TI ineficiente, desalinhada dos negócios. Ao terceirizar a gestão dessa estrutura colocando-a nas mãos de profissionais qualificados, o especialista empresta o seu know-how a fim de colocar a infraestrutura de TI para trabalhar para a empresa de forma otimizada.

A manutenção, a integração, a modernização, a implementação e o gerenciamento de sistemas ficarão a cargo de pessoas que estarão 100% focadas na gestão do TI. Desse modo, deixando você e a sua equipe para trabalhar em outras frentes.

No fim das contas, todo o investimento valerá a pena, tanto pela liberdade que o gestor da empresa terá quanto para a infraestrutura de TI, que ganhará gestão altamente profissional.

Quais são as vantagens de fazer essa terceirização?

Agora, que você já sabe por que apostar numa diretoria terceirizada de TI com a gerência de um vCIO, confira as vantagens práticas dessa adoção:

Redução de custos

Você poderá ampliar e melhorar a qualidade da sua estrutura de TI sem necessidade de investir em treinamento e recursos humanos. Desse modo, todos os processos burocráticos de contratação ficam por conta da fornecedora. Além disso, após a modernização e o alinhamento com a estratégia da empresa, haverá um ganho de produtividade.

Inovação e melhorias

Profissionais com conhecimento técnico e experiência prévia terão uma visão mais apurada para verificar os pontos que necessitam de melhorias e inovações. Como as empresas que prestam serviço de gestão terceirizada de TI têm outros clientes, esse intercâmbio de soluções poderá gerar bons insights para todos.

Segurança dos dados

Pense na quantidade de dados que uma empresa produz diariamente e no valor que a empresa perderá caso eles sejam extraviados. Portanto, cuidar da segurança desses dados é primordial para a saúde de qualquer empresa. Sendo assim, contar com profissionais especializados fará toda a diferença para a análise e a implementação de soluções de antivírus, backup e recuperação de desastres.

Perda de informações e invasões de sistemas podem levar uma pequena empresa a fechar as portas. Afinal, o protótipo sigiloso de um produto ainda não lançado, ao cair em mãos erradas, pode acabar em algumas horas  com todo um projeto que demorou anos para ser elaborado. Segurança da informação nunca é custo, mas investimento.

Competitividade

Uma boa estrutura de TI faz diferença nos resultados de qualquer empresa. Ademais, quem não se alinhar a essa estatística estará fadado a ser absorvido pela concorrência.

Com a velocidade em que acontecem os avanços tecnológicos, ter uma boa gestão de TI é um grande investimento, e para as médias e pequenas empresas a terceirização tem sido a melhor oportunidade para acompanhar essa renovação constante.

Automação dos processos

Automação é sinônimo de produtividade, mas para que essa máxima possa ser válida esse processo precisará ser planejado e gerido de forma eficiente. Ao terceirizar a gestão, você terá pessoas que conhecerão as demandas tecnológicas necessárias para garantir a automação com qualidade e menos custo, garantindo a agilidade em seus serviços.

Entendeu a importância de apostar numa diretoria terceirizada de TI? Percebeu como um vCIO poderá ajudar a trazer resultados para a sua empresa? Esqueça a ideia de TI apenas como ferramenta e passe a enxergá-la como engrenagem para o sucesso dos negócios.

Quando você conta com profissionais reativos, que trabalham no modo quebra/conserta, a TI passa a ser um entrave produtivo.

Terceirize a gestão da sua TI procurando profissionais e empresas que trabalhem de forma proativa, prestando um serviço gerenciado, que se apresentam como parte do seu negócio e que evitem os problemas, em vez de apenas resolvê-los.

E aí, gostou do texto? A sua empresa faz gestão de TI? Conte para a gente nos comentários abaixo.


Luís Montanari

Marketing Manager

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.