10 benefícios da virtualização de servidores para sua empresa

Veja como essa ação pode beneficiar uma organização

virtualização de servidores

A virtualização de servidores é cada vez mais importante para quem atua com Serviços Gerenciados de TI. Pois, permite que os MSPs tirem o máximo proveito de uma infraestrutura, gerando maior competitividade para os seus clientes.

O conceito de virtualização de servidores trata-se do uso de uma infraestrutura de servidores real. A mesma, é utilizada para a criação de máquinas virtuais que simulam determinado hardware físico, podendo rodar sistemas operacionais completos, aplicativos e outros tipos de software de forma independente.

Neste post, queremos mostrar para você uma lista com 10 dos principais benefícios que um Prestador de Serviços Gerenciados de TI pode obter com a aplicação da virtualização de servidores em seus clientes. Boa leitura!

O que é a virtualização de servidores?

A virtualização de servidores é um processo que permite rodar mais de um sistema operacional e aplicações em um único servidor físico, simulando múltiplos servidores virtuais. Portanto, é uma forma eficiente de usar recursos de hardware, reduzindo custos e aumentando a flexibilidade na gestão de recursos de TI. A virtualização é alcançada através de software especializado, capaz de administrar e monitorar os recursos compartilhados do servidor físico.

Em resumo, a virtualização de servidores é uma tecnologia importante para empresas de todos os tamanhos que desejam maximizar a eficiência de seus recursos de TI, aumentar a disponibilidade de serviços, aplicativos e melhorar a segurança de seus dados e sistemas.

Como a virtualização de servidores funciona?

Se você ainda não conhece esse serviço, deve estar se perguntando como é a ação do mesmo. Por isso, antes de mostramos todas as vantagens que ele pode te oferecer, vamos explicar como a virtualização funciona.

Inicialmente, era comum as empresas trabalharem com servidores físicos. Dessa forma, todos os componentes encontravam-se vinculados a uma única peça de hardware e, ao longo prazo, deixava de ser usada de forma eficiente.

Com a virtualização de redes, tornou-se possível que cargas de trabalho diferentes sejam executadas com mais eficiência. Pois, não estão diretamente vinculadas a um hardware.

No entanto, para garantir a boa ação do mesmo, é preciso contar com um servidor físico, onde é instalado um sistema operacional básico, que será dividido em partes menores.

Essas partes menores citadas acima, também conhecidas como VMs, podem ser configuradas em tamanhos e formas diferentes, conforme os objetivos da sua empresa e de seus clientes.  Dessa maneira, também, torna-se possível priorizar determinadas máquinas para otimizar o desempenho do sistema.

10 vantagens de garantir a virtualização de servidores

Considerada uma das formas mais eficientes de reduzir custos em um ambiente de TI, a virtualização de servidores pode oferecer muito mais vantagens do que você imagina.

Desse modo, implementar esse serviço pode ser uma ótima estratégia para diferentes empresas, independentemente do tamanho do seu setor.

Confira agora, quais são os principais benefícios que uma virtualização pode oferecer para um negócio de TI e para as empresas atendidas!

1. Otimização de processos

Dentro das atividades de TI, temos uma série de processos complexos, como backups, manutenções e outros. Utilizando-se da virtualização, temos a possibilidade de automatizar muita coisa, ganhando em produtividade.

Como, fisicamente, tudo está em um único local, o gerenciamento dessa infraestrutura torna-se centralizado e mais inteligente, permitindo um maior controle sobre todos os processos realizados, monitorando e agindo de forma proativa.

2. Redução de custos

A TI pode ser algo realmente caro quando é necessário adquirir uma série de equipamentos. Afinal, cada novo servidor exige a compra de dispositivos e a montagem de um ambiente diferente.

Quando passamos para o virtual, podemos utilizar a capacidade máxima de um server para realizar a virtualização de mais instâncias. Dessa maneira, gerando uma grande economia para os clientes, que conseguem ter acesso a mais tecnologia com custos menores.

3. Maior segurança

Um fator-chave dentro da TI hoje, principalmente com regulamentações como a LGPD, é a segurança dos dados. Assim como os servers físicos, a rede virtual também permite a utilização de firewalls e outras ferramentas de proteção que mitiguem riscos.

Além disso, como as redes são segmentadas, e cada um dos servidores é individual, mesmo estando no mesmo ambiente físico, caso haja invasão em uma das máquinas virtuais, o atacante não terá acesso aos demais servers.

4. Facilidade de migração

Além de facilitar o controle do servidor, migrar o server para a nuvem pode tornar-se algo extremamente simples. Uma vez que, basta levar a máquina virtual para o ambiente cloud, sem a necessidade de realizar muitas configurações.

5. Agilidade e flexibilidade

Por fim, uma das principais vantagens de se utilizar a virtualização de servidores é a agilidade e flexibilidade com que se pode aumentar ou reduzir recursos, de acordo com a demanda.

Por exemplo, tendo duas máquinas virtuais rodando em um server físico, os recursos podem ser divididos. Porém, quando uma das máquinas exigir maior poder computacional, é possível aplicar um balanceamento, tirando de uma e redirecionando para a outra, garantindo o cumprimento da atividade.

Esses são apenas alguns dos pontos de maior destaque da virtualização de servidores, sendo que existem vários outros benefícios dessa técnica para um Prestador de Serviços Gerenciados de TI, trazendo a melhor experiência possível para seus clientes.

6. Melhora o aproveitamento do hardware

As empresas que utilizam os computadores de forma tradicional, acabam deixando as máquinas ociosas na maior parte do tempo. Isso ocorre porque é bem raro que algum usuário execute uma tarefa que acabe exigindo toda a capacidade daquela máquina.

Mas, na virtualização, a lógica é diferente. Toda vez que uma máquina virtual for acionada, todos os recursos ociosos serão alocados e, dessa forma, é possível aproveitar melhor a capacidade daquele dispositivo.

Implantando múltiplos servidores em menos servidores físicos, é possível aumentar a utilização média de todos os recursos disponíveis. Assim, a taxa de utilização do servidor daquela empresa pode chegar em até 90%.

7. Utilização de diversos sistemas operacionais

Não há como negar que a virtualização de servidores acabou caindo nas graças de muitos analistas de sistemas. Pois, com ela, é possível utilizar diversos sistemas operacionais de forma simultânea. Isso porque, cada um deles é instalado em máquinas virtuais diferentes.

Dessa forma, de acordo com as preferências e a demanda de cada cliente, você pode utilizar sistemas específicos, trazendo muitos benefícios para a rotina do setor de TI.

8. Reduz ou elimina o número de downtime

Um dos maiores problemas para a produtividade de qualquer empresa, são as constantes quedas do sistema ou quando ele passa muito tempo fora do ar. Chamamos essa ação de downtime e a virtualização pode ajudar a reduzir bastante ou até eliminá-lo de vez.

Com as máquinas virtuais sendo controladas de forma simultânea, as quedas são reduzidas. Quando alguma delas acaba tendo algum problema, as outras são acionadas para não deixar o serviço fora do ar. E, assim, o usuário nem percebe essa mudança.

9. Economia de energia

Uma das grandes vantagens da virtualização dos servidores, é a economia financeira que ela oferece, principalmente em relação a energia.

As empresas podem ficar livres daquela grande quantidade de dispositivos instalados. Quando pensamos na prática, acaba sobrando um maior espaço livre para que os colaboradores atendam outras funções na empresa.

Com uma quantidade reduzida de dispositivos locais, o gasto com energia cai bastante. Isso porque, uma infraestrutura mais tradicional como conhecemos, exige uma refrigeração constante, elevando a conta de luz.

10. Ágil recuperação

Sabemos que toda máquina está suspeita a ter algum imprevisto, não é mesmo? Mas, aí surge um outro problema: quanto maior o tempo para recuperar o sistema de uma parada, maiores serão os prejuízos sofridos. Mas, com a ajuda da virtualização de rede, a recuperação do sistema acaba sendo muito mais rápida.

Assim, em pouco tempo, toda a operação daquela empresa estará funcionando corretamente, sem causar grandes prejuízos e deixar o sistema muito tempo fora do ar.

Para qual modelo de negócio a virtualização de redes é indicada?

A migração de servidores físicos para a virtualização representa um grande benefício para uma organização. Tendo em vista que esse procedimento possibilita a distribuição de acordo com o fluxo de atividades de cada setor, não existe um modelo específico que ele atenda.

Porém, para considerar a adesão a essa prática, é importante avaliar se o investimento vai, realmente, melhorar o desempenho da empresa. Portanto, deve-se levar em conta alguns fatores antes de tomar uma decisão, como por exemplo:

  • Possibilidade de redução de custos;
  • Necessidade na melhoria dos processos internos da empresa;
  • Capacidade de agilizar o processamento de informações.

Antes de adquirir a virtualização, é necessário que os gestores verifiquem essas questões citadas acima e mensurem se os lucros serão significativos de acordo a demanda do negócio.

Garanta a melhor experiência para os seus clientes com o maior software de gerenciamento de TI

Um bom Prestador de Serviços Gerenciados precisa usar um ótimo software de gestão de TI. Por isso, hoje vamos te mostrar a ferramenta que falta para facilitar o seu dia a dia, garantindo aumento da produtividade, estabilidade e segurança da infraestrutura.

O N-able N-sight RMM foi projetado para ser a melhor e mais completa plataforma para MSPs, contando com inúmeros recursos para gerenciar infraestruturas de TI.

Mas, você sabe o que o torna a melhor ferramenta de Serviços Gerenciados de TI do mercado? A resposta é simples: todos os benefícios que ela pode oferecer para a sua empresa, como por exemplo:

  • Redução de esforços manuais, aumentando o desempenho operacional;
  • Automatização de tarefas rotineiras;
  • Segurança no combate de ciberataques;
  • Recursos integrados em um único painel;
  • O melhor gerenciamento e monitoramento remoto de TI;
  • Integração com o MSP Manager e Take Control.

Agora, não restam mais dúvidas de que essa é a solução ideal para sua empresa. Garanta os melhores resultados com a melhor ferramenta!

O N-able N-sight RMM oferece aos Prestadores de Serviços Gerenciados de TI, recursos de gerenciamento e monitoramento remoto, acesso seguro, além de gestão de tíquetes e de faturas.

Acesse o nosso site e comprove tudo isso, fazendo um teste grátis por 30 dias! E se deseja continuar lendo artigos como esse, fique de olho nas novidades do nosso MSP blog!

Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile