O campo da Tecnologia da Informação (TI) é extremamente dinâmico e novas tecnologias surgem a cada dia. Nesse sentido, as certificações de TI são essenciais para assegurar que os profissionais estejam em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas e sempre atualizados.

O processo de certificação também é fundamental para colocá-los em contato com os demais profissionais da área que tenham especialidades e interesses similares, construindo, assim, um networking bastante forte para a ajuda mútua e para a troca de informações.

As certificações de TI são muito importantes para a carreira do profissional de TI, principalmente para comprovação de domínio, novas oportunidades de negócios e ampliação do conhecimento. Quer saber quais são as 5 principais certificações? Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

1. PMP

Essa certificação é oferecida pelo Project Management Institute (PMI), sendo projetada para profissionais que estejam bem avançados no gerenciamento de projetos. O PMI defende que uma certificação em PMP vai possibilitar que o profissional trabalhe em praticamente qualquer companhia, em qualquer local e com qualquer metodologia.

2. ITIL

A certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, em português) oferece 4 níveis de distinção: master, expert, intermediário e fundação.

Antes de receber essa certificação, o profissional vai aprender a identificar, desenvolver, planejar e oferecer suporte a um departamento de Tecnologia da Informação. Desse modo, o ITIL tem como objetivo demonstrar como o setor pode ser importante no crescimento e no desenvolvimento de uma organização.

Com o certificado em mãos, você vai comprovar ser um profissional de TI capaz de melhorar significativamente os serviços da empresa.

3. CySA

Essa certificação é muito buscada por profissionais da área de segurança cibernética. A CySA é conhecida por muitos como certificação de analista de segurança cibernética da CompTIA.

No teste, o profissional de TI vai validar sua capacidade de gerenciar a segurança de TI. Assim, com o certificado, ele vai provar ser capaz de detectar, de prevenir e de combater as inúmeras ameaças cibernéticas extremamente complexas que existem atualmente.

O profissional aprovado no exame dessa certificação vai ter um certificado em conformidade com o ANSI (American National Standards Institute) e totalmente assegurado pela norma ISO/IEC 17024:2012.

4. MCSD

A Microsoft, na área de desenvolvimento, tem liderado com uma certificação bem conhecida pelos desenvolvedores e pelas companhias que os contratam: a MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer).

Um desenvolvedor especializado em linguagens para mobile (Android ou iOS) pode fazer a escolha da empresa que vai trabalhar, uma vez que para esse profissional ainda há muitas ofertas abertas. Portanto, todo desenvolvedor que cria, desenvolve e implanta sistemas web precisa estudar, se dedicar e tirar esta certificação.

A MCSD tem a particularidade de ser feita em 3 etapas: desenvolvimento de aplicações web (MVC 4, ASP.NET e desenvolvimento em Windows Azure), programação em HTML5 (com CSS3 e JavaScript) e serviços web.

5. COBIT

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um guia para gestores de TI. Uma certificação que tem diretrizes baseadas em auditoria para processos, controles e práticas de TI. Resumindo, o COBIT é totalmente voltado para a redução de risco, com foco na segurança e na integridade.

Uma certificação muito procurada pelos profissionais da área de TI em geral, sobretudo pelos envolvidos em governança de TI, como auditores de sistemas, administradores de segurança cibernética e administradores de TI.

O profissional de TI com conhecimento no CobiT é capaz de aplicar as práticas de governança de TI mais aprimoradas, além de conseguir administrar os aspectos tecnológicos e os riscos do negócio. A ISACA (Information Systems Audit and Control Association), instituição responsável, não oferece certificação específica, no entanto, disponibiliza um exame realizado para testar os conhecimentos básicos do CobiT Foundation.

Por fim, é importante mencionar que essas não são todas as certificações de TI que existem no mercado, mas as principais para ajudar você a reforçar as habilidades que já tem e a cobrir uma ampla área de atuação. Comece ainda hoje e transforme-se em um dos profissionais de Tecnologia da Informação mais capacitados no mercado!

Gostou de saber mais sobre as principais certificações de TI? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Rodrigo Gazola
Autor

Com muitos anos de experiencia em TI, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, dá aula sobre excelência em workaholic. Apesar de ser especialista em MSP, adora quando o assunto é backup. Rodrigo esbanja bom humor (diz a lenda que seu segredo é cerveja, churrasco e Rock'N'Roll) e é o mais ativo daqui, já até pensou em rodar o mundo em cima da sua bike.

Escreva um comentário

Share This