Veja 5 certificações de TI que todo profissional da área deve ter

Saiba qual a importância de garantir uma certificação e quais são as principais para a área de TI!

certificações de TI

O campo da Tecnologia da Informação (TI) é extremamente dinâmico e novas tecnologias surgem a cada dia. Nesse sentido, as certificações de TI são essenciais para assegurar que os profissionais estejam em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas e sempre atualizados.

O processo de certificação também é fundamental para colocá-los em contato com os demais profissionais da área que tenham especialidades e interesses similares, construindo, assim, um networking bastante forte para a ajuda mútua e para a troca de informações.

As certificações de TI são muito importantes para a carreira do profissional de TI, principalmente para comprovação de domínio, novas oportunidades de negócios e ampliação do conhecimento. Quer saber quais são as 5 principais certificações? Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Qual a importância das certificações de TI para esse profissional?

As certificações de TI são declarações formais emitidas por instituições de credibilidade comprovando as habilidades de um determinado profissional sobre alguma área de conhecimento tecnológico.

Por isso, garantir uma certificação torna-se importante. Pois, é através dela que todos os seus conhecimentos serão comprovados, além de garantir desenvolvimento da carreira e oferecer destaque no mercado de trabalho.

Sendo assim, o certificado pode ajudar profissionais a se tornarem especialistas em determinado tema ou serviço, ajudando no aprendizado de novas tecnologias e habilidades, e garantindo até possíveis promoções dentro de empresas.

Contudo, podemos perceber que, para um profissional da área de TI que deseja se destacar no mercado, garantir uma certificação se especializando em assuntos atuais, é fundamental.

Pensando nisso, listamos a seguir, especializações que podem te ajudar daqui em diante!

5 certificações de TI que são essenciais para o seu currículo se destacar

Que tal entender um pouco mais sobre cada uma das certificações e saber como elas podem te ajudar a enfrentar a competitividade do mercado de trabalho? Confira as melhores:

1. PMP

Essa certificação é oferecida pelo Project Management Institute (PMI), sendo projetada para profissionais que estejam bem avançados no gerenciamento de projetos. O PMI defende que uma certificação em PMP vai possibilitar que o profissional trabalhe em praticamente qualquer companhia, em qualquer local e com qualquer metodologia.

2. ITIL

A certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, em português) oferece 4 níveis de distinção: fundação, intermediário, expert e master.

Antes de receber essa certificação, o profissional vai aprender a identificar, desenvolver, planejar e oferecer suporte a um departamento de Tecnologia da Informação. Desse modo, o ITIL tem como objetivo demonstrar como o setor pode ser importante no crescimento e no desenvolvimento de uma organização.

Com o certificado em mãos, você vai comprovar ser um profissional de TI capaz de melhorar significativamente os serviços da empresa.

3. CySA

Essa certificação é muito buscada por profissionais da área de segurança cibernética. A CySA é conhecida por muitos como certificação de analista de segurança cibernética da CompTIA.

No teste, o profissional de TI vai validar sua capacidade de gerenciar a segurança de TI. Assim, com o certificado, ele vai provar ser capaz de detectar, de prevenir e de combater as inúmeras ameaças cibernéticas extremamente complexas que existem atualmente.

O profissional aprovado no exame dessa certificação vai ter um certificado em conformidade com o ANSI (American National Standards Institute) e totalmente assegurado pela norma ISO/IEC 17024:2012.

4. MCSD

A Microsoft, na área de desenvolvimento, tem liderado com uma certificação bem conhecida pelos desenvolvedores e pelas companhias que os contratam: a MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer).

Um desenvolvedor especializado em linguagens para mobile (Android ou iOS) pode fazer a escolha da empresa que vai trabalhar, uma vez que para esse profissional ainda há muitas ofertas abertas. Portanto, todo desenvolvedor que cria, desenvolve e implanta sistemas web precisa estudar, se dedicar e tirar esta certificação.

A MCSD tem a particularidade de ser feita em 3 etapas: desenvolvimento de aplicações web (MVC 4, ASP.NET e desenvolvimento em Windows Azure), programação em HTML5 (com CSS3 e JavaScript) e serviços web.

5. COBIT

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um guia para gestores de TI. Uma certificação que tem diretrizes baseadas em auditoria para processos, controles e práticas de TI. Resumindo, o COBIT é totalmente voltado para a redução de risco, com foco na segurança e na integridade.

Uma certificação muito procurada pelos profissionais da área de TI em geral, sobretudo pelos envolvidos em governança de TI, como auditores de sistemas, administradores de segurança cibernética e administradores de TI.

O profissional de TI com conhecimento no CobiT é capaz de aplicar as práticas de governança de TI mais aprimoradas, além de conseguir administrar os aspectos tecnológicos e os riscos do negócio. A ISACA (Information Systems Audit and Control Association), instituição responsável, não oferece certificação específica, no entanto, disponibiliza um exame realizado para testar os conhecimentos básicos do CobiT Foundation.

Por fim, é importante mencionar que essas não são todas as certificações de TI que existem no mercado, mas as principais para ajudar você a reforçar as habilidades que já tem e a cobrir uma ampla área de atuação. Comece ainda hoje e transforme-se em um dos profissionais de Tecnologia da Informação mais capacitados no mercado!

BÔNUS: MSP na Prática

Se o que você deseja é elevar o nível da sua Empresa de Serviços de TI, esse curso te ajudará a dar os primeiros passos.

Com ele, a oportunidade que você tanto esperava para começar a ser um Prestador de Serviços Gerenciados de TI mais produtivo e aumentar os seus lucros, tornou-se possível.

Com nosso material gratuito, você aprenderá: os benefícios de atuar como MSP, diferenças entre os modelos proativo e reativo, precificação e lucratividade, o futuro do mercado, e 6 dicas de sucesso para Prestadores de Serviços Gerenciados de TI como você!

Saiba quais são os pré-requisitos exigidos para garantir suas certificações de TI!

Atualmente, como contamos com diversas certificações de TI para o mercado, os pré-requisitos exigidos para cada uma variam bastante. O único ponto necessário em comum entre elas é o diploma acadêmico na área.

No entanto, para algumas, o requisito mínimo pode ir desde um ano de experiência profissional até o máximo de cinco anos. Contudo, vale ressaltar que a área de experiência necessária, assim como o período, varia de acordo com o certificado desejado.

Mas, ainda assim, existem certificações de TI que não necessitam de nenhum requisito para obtenção, apenas a realização de uma prova e, caso o candidato acerte a quantidade necessária, garante a sua credenciação.

Então, podemos perceber que as exigências para garantir a sua qualificação em determinadas áreas, variam muito de acordo com aquilo que você busca. Por isso, é importante pesquisar todos os pré-requisitos antes de escolher sua especialização no mercado.

E por fim, vale lembrarmos que a certificação por si só não garante um bom cargo e a lucratividade que espera, apesar de ser o primeiro passo para alcançar esse objetivo. Vantagens como essas, são consequências de esforço e dedicação no decorrer da carreira.

No entanto, não deixe de considerar a certificação como uma forma de crescer profissionalmente, e poder ter acesso a novas oportunidades.

Gostou desse artigo? Então, acesse o nosso blog e confira em primeira mão mais conteúdos como esse!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile