Backup para empresas: veja por que automatizar o processo

Entenda os benefícios da automatização deste importante serviço

ícones que simbolizam backup automatizado

Sem dúvida, a cada dia que passa, clientes de diferentes setores demonstram preocupação em proteger seus dados e evitar que um vazamento ou perda ocorra e prejudique toda a sua operação. Mas, como um Prestador de Serviços de TI que se preocupa com os perigos que isso pode oferecer, você sabe que o backup para empresas tem um importante papel na proteção das informações corporativas.

Hoje, queremos falar sobre o assunto. Para isso, ao longo deste texto mostraremos as grandes vantagens de automatizar o backup para empresas e tornar este processo ainda mais seguro e eficaz para o seu dia a dia como MSP.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Por que o backup para empresas é tão importante?

Para começar, antes de entrar nos benefícios de automatizar o processo, vamos falar um pouco sobre a sua importância.

Então, podemos te garantir que o backup para empresas é um serviço indispensável para Prestadores de Serviços de TI que querem cuidar da infraestrutura e dados de seus clientes de uma forma completa.

Isso porque, o backup garante que os dados do negócio de seus clientes estão seguros e podem ser restaurados, caso seja necessário.

Para entender melhor a importância deste processo, imagine que a empresa de seus clientes perca todos os documentos, incluindo planilhas, controles financeiros e, até mesmo, dados comerciais e pessoais.

De fato, é muito difícil pensar no impacto desta situação para um negócio que deseja ter boa continuidade e crescer. Pois, os prejuízos são enormes, já que as atividades são comprometidas de forma considerável.

Mas, para evitar que isso ocorra, existe o serviço de backup, que mantém cópias seguras dos arquivos para que, mesmo que algum problema atinja os documentos, a empresa não sofra prejuízos.

Sem dúvida, para evitar a perda, o vazamento de dados e todos os problemas que isso pode causar, o backup para empresas é um excelente caminho.

Aliás, quanto mais automatizada for a tarefa, maior a chance de ter uma restauração ainda mais eficaz, caso ocorra algum imprevisto.

E é sobre isso que vamos falar a seguir. Continue lendo o texto e veja os benefícios de automatizar este processo!

As vantagens de automatizar o backup para empresas

Como você sabe e viu ao longo do texto, o backup é um processo essencial para Prestadores de Serviços de TI. Mas, não basta realizar o serviço sem que ele esteja estruturado da forma certa.

Por isso, é fundamental automatizar as tarefas e vamos te provar isso, através das vantagens que a ação oferece. Confira:  

Veja as vantagens de automatizar o backup de TI

Mais segurança e facilidade de restauração

A finalidade de qualquer solução de backup é a recuperação. Com a ferramenta ideal, você pode escolher entre várias opções de restauração, dependendo da situação e das necessidades de seus clientes.

Por exemplo, com uma solução que conte com tecnologia True Delta, apenas os dados modificados são enviados para backup. Sendo assim, é possível recuperar apenas os itens necessários, sem executar uma recuperação total do sistema.

Além disso, é importante testar a recuperabilidade dos backups automaticamente. Inclusive, a ISO determina uma série de diretrizes para Segurança da Informação, dentre elas, o teste de recuperação periódico. Portanto, poder contar com uma solução que automatize os testes de recuperação é essencial para garantir que as cópias realizadas são recuperáveis.

Eliminação de falhas humanas

Outro benefício da automatização do backup para empresas é o fato dele ajudar a evitar alguns erros causados por intervenções humanas. Além disso, dessa forma é possível garantir que vários backups sejam realizados por dia, proporcionando maior segurança aos dados da empresa que você atende. 

Inclusive, ter vários jobs de backup é uma das melhores práticas a serem aplicadas. Afinal, quanto maior a frequência, menor o período de perda de dados em caso de um desastre (RTO e RPO). 

Portanto, como todo o processo ocorre de forma programada, os riscos de algumas falhas são eliminados.

Otimização de tempo e equipe

Por fim, entre as vantagens de automatizar o backup para empresas, não podemos deixar de citar a otimização de tempo que a ação proporciona para o seu dia a dia como MSP.

Afinal, as tarefas automatizadas consomem menos tempo para sua execução e, como tempo é dinheiro, ele pode ser aproveitado pela sua equipe para a realização de outros serviços.

Ou seja, com o processo, os técnicos do seu time conseguem ter mais tempo livre para agregar valor a outras atividades importantes para os seus clientes.

Como você viu, automatizar este importante serviço é uma atitude muito vantajosa para sua empresa.

Pois, com essa mudança, você conquista mais segurança e flexibilidade em suas operações.

Além disso, é importante que você tome alguns cuidados, como a realização de testes frequentes e a documentação das ações, para garantir todos os benefícios que a tarefa oferece para um Prestador de Serviços de TI.

Sem dúvida, seguir essas boas práticas de backup para empresas pode fazer uma enorme diferença nos resultados em seu dia a dia.

Elementos de um backup corporativo eficiente

Agora que já mostramos as vantagens da automatização do backup de TI, vamos destacar alguns elementos que ele precisa ter. Veja a seguir:

Software efetivo para o backup

Como arquivos e dados são essenciais para manter um fluxo de trabalho tranquilo, automatizar essa funcionalidade é a melhor maneira de evitar eventos não planejados e eliminar erros humanos, como já citamos ao longo do texto.

Por isso, escolher um software robusto, ágil e confiável, garante que seu serviço seja ainda mais seguro.

Então, opte por uma ferramenta conhecida por sua eficiência e suporte. Assim, consegue garantir a proteção que seus clientes precisam para ter continuidade em seus negócios. Além disso, você ganha mais tranquilidade em sua Prestação de Serviços de TI.

Para isso, recomendamos o Cove Data Protection, uma solução completa de backup, recuperação de desastres e arquivamento.

Política de backup

A política de backup nada mais é do que um documento que inclui padrões e regras para orientar todo o ciclo de gerenciamento dos dados corporativos, desde a sua concepção até o momento do descarte.

Afinal, se a informação é o bem mais valioso da atualidade, temos que ser muito cuidadosos. Por isso, é importante analisar todas as reais necessidades que uma empresa possui, em relação ao backup.

Sendo assim, torna-se possível determinar rotinas com os variados formatos desse processo de armazenamento, o que garante mais segurança e velocidade.

Por falar nisso, em nosso blog, temos um conteúdo completo sobre os diferentes tipos de backup. Se quer saber mais a respeito, clique aqui e confira tudo!

Além disso, no MSP blog temos uma série de conteúdos sobre o tema.

Acesse e tire todas as suas dúvidas sobre este e muitos outros assuntos!

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile