O que é RMM? Tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta!

Guia completo para sua empresa de TI crescer com a solução

solução RMM

O RMM (Remote Monitoring and Management) é um software capaz de gerenciar e monitorar infraestruturas de TI de forma remota, oferecendo inúmeras vantagens para quem usa a solução.

Então, se você é um Prestador de Serviços de TI, que deseja trabalhar de forma mais proativa e até aumentar sua lucratividade, precisa saber mais sobre o que é RMM. 

Afinal, os benefícios deste tipo de software envolvem toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Desde a possibilidade de ter vários recursos disponíveis, até uma completa gestão da infraestrutura de tecnologia da informação.

Sem dúvida, todo esse serviço que o RMM proporciona, garante o correto funcionamento das máquinas de uma empresa, assim como a sua segurança.

Para os Prestadores de Serviços Gerenciados de TI como você, o RMM integra diversos recursos em uma só solução, aumentando a produtividade das empresas e otimizando as operações. Pois, com ele, não é necessário realizar o deslocamento para realizar as manutenções diárias, tornando o serviço muito mais ágil.

Sabendo a importância dessa solução para a sua rotina, hoje vamos te entregar um guia completo sobre o RMM, como ele funciona e quais suas vantagens.

Continue a leitura e confira!

Vantagens de utilizar um RMM na sua empresa de TI

O que é RMM e como ele funciona?

Desenvolvido para oferecer mais proatividade e prevenção, o RMM é um software que, conforme citamos no início do texto, gerencia e monitora a TI remotamente.

Ou seja, isso significa que o Prestador de Serviços de TI pode desempenhar suas tarefas de qualquer local que desejar através dessa solução.

Com ela, o MSP garante melhor controle dos computadores e dispositivos de seus clientes, segurança reforçada, atualização constante de softwares, entre muitas outras vantagens que verá ao longo do nosso conteúdo. 

Sem dúvida, se chegou até aqui, você já entendeu o que é RMM. Mas, queremos falar sobre seu funcionamento.

O RMM é instalado através de empresas de TI, que são licenciadas pelos fabricantes da solução. Esse software é responsável por atualizar e informar todos os MSPs sobre a integridade e o status atual das máquinas que estão sendo monitoradas.

Caso ocorra qualquer tipo de falha nos computadores que estão sendo monitorados, um alerta será gerado e enviado até você. Nele, o problema já estará categorizado conforme o seu tipo e a sua gravidade, para que ele seja resolvido no menor tempo possível.

Tendo essas informações, o Prestador de Serviços de TI consegue ser mais proativo. Ou seja, prevenir ataques ou falhas, já que estará monitorando, integralmente, todas as máquinas dos seus clientes em tempo real.

Vale destacar que os dados são mostrados para você através de um dashboard e relatórios, que permitem a verificação de todos os ativos de TI dos seus clientes.

O que um bom RMM precisa ter?

Existem alguns fatores indispensáveis para garantir a qualidade do software. Entre eles, podemos destacar:

  • Monitoramento remoto e em tempo real;
  • Armazenamento de dados sobre a rede dos seus clientes;
  • Rastreamento da integridade, status e local de todos os dispositivos monitorados;
  • Instalação e atualização de softwares;
  • Correções e manutenções feitas remotamente, sem atrapalhar a operação do cliente;
  • Relatórios de todas as atividades das redes e, também, dos dados;
  • Automatização das tarefas de rotina.

Quais as maiores vantagens do RMM?

Contando com um bom gerenciamento e com a ferramenta adequada de RMM, você é capaz de revolucionar as operações de TI e otimizá-las. Dessa forma, pode acabar trazendo diversas vantagens para a sua empresa, aumentando a eficácia, eficiência e toda a produtividade do seu serviço. Resultando, assim, no aumento do lucro do seu negócio.

Além disso, seus clientes também acabam se beneficiando. Pois, além de terem um suporte técnico integral de TI, gerando maior fluidez em suas atividades, eles podem dedicar seus esforços e tempo em outras atividades da organização, enquanto você como MSP, fica responsável pelo gerenciamento e manutenção de todos os terminais e sistemas.

Agora, vamos te mostrar algumas das principais vantagens de contar com um RMM em sua operação:

Maior segurança

Com um bom RMM, você garante que todos os problemas e ameaças sejam interrompidos antes de causar qualquer dano à infraestrutura de TI. Aliás, a solução conta com outro grande diferencial que proporciona mais segurança para seus clientes, que é a integração com recursos como EDR, Proteção Web e Antivírus Gerenciado.

Redução do período de inatividade

Com os recursos do RMM, a sua empresa terá um monitoramento integral da rede dos clientes, todos os dias da semana, o tempo inteiro. Dessa forma, as inconsistências e quedas nos sistemas podem ser previstas e rapidamente resolvidas, sem gerar qualquer tipo de prejuízo aos seus clientes.

Redução de custos

Você já deve saber que administrar uma empresa e manter a equipe de TI não é nada barato. Porém, contando com uma solução de RMM, os MSPs e as organizações acabam reduzindo os seus custos. Pois, estarão investindo na prevenção e não na reparação de falhas e ataques. Além disso, pelo fato de o trabalho ser feito de forma remota, os profissionais de TI podem trabalhar de qualquer lugar do mundo e evitar as despesas de deslocamento.

Você pode sugerir acordos para a manutenção e a instalação dos softwares, onde o pagamento será feito no final de cada período. Dessa forma, os seus clientes não terão grandes surpresas e, pensando pelo lado do MSP, você terá uma renda fixa, podendo se planejar melhor.

Proatividade

Uma das maiores vantagens de contar com um RMM, é a proatividade que ele traz. Você acaba se tornando muito mais proativo, focando sempre na prevenção e cuidados da infraestrutura de TI dos seus clientes, e não somente em resolver um problema quando ele já ocorreu. Você acaba resolvendo as inconsistências desde a raiz, sendo muito mais produtivo para seus parceiros.

Para saber mais, confira nosso artigo sobre como a N-able pode trazer mais agilidade aos processos. Acesse e saiba tudo!

Captação de clientes

A utilização de um RMM também aumenta a confiança dos seus clientes e gera mais valor para a sua empresa. Otimizando os sistemas das empresas que você atende, elas acabam fidelizando a relação com você. Assim, a confiança é aumentada e, também, haverá um maior número de organizações procurando os seus Serviços Gerenciados de TI.

Lembre-se que, quanto menor for o número de problemas em uma infraestrutura e quanto mais agilidade tiver em sua resolução, o lucro para ambas as partes será maior, tanto para o MSP quanto para o cliente final. Todos acabam desfrutando dos benefícios dessa solução e, vendo os resultados positivos, os seus parceiros podem indicar seu serviço para outros.

Automação

O RMM traz, também, uma maior automação para o seu serviço. Pois, acaba resolvendo todas as tarefas manuais como, por exemplo: backups, varreduras de rede e patching; tudo de forma automática. Com isso, você acaba ganhando mais tempo para se dedicar a outras atividades de TI. Você pode realizar mais tarefas, em menos tempo.

Como encontrar o melhor RMM?

Agora que você já sabe o que é RMM e como ele funciona, queremos te ajudar a escolher a melhor solução para usar em sua empresa e conquistar de vez seus clientes.

Em nosso blog, temos um texto que fala sobre recursos indispensáveis para um RMM. Ao ler o conteúdo, você consegue entender o que uma solução precisa ter para oferecer os resultados que está procurando.

Mas, de um modo geral, para acertar na escolha, é preciso revisar os recursos do software.

Então, analise e garanta que a solução ofereça a proteção necessária para os dados dos seus clientes.

Por falar em segurança, é importante que ela também ajude na redução de vulnerabilidades e na detecção e correção de possíveis falhas.

Do mesmo modo, assegure que existam recursos que possibilitem que sua operação seja mais ágil, eficiente e, por consequência, escalável.

Por fim, observe se o RMM que deseja investir possibilita a automatização de tarefas de rotina, para facilitar o seu dia a dia e garantir que você tenha tempo para focar em outras estratégias.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é RMM em nosso conteúdo? Então, que conhecer sobre um dos nossos cases de sucesso e como eles conseguiram se tornar mais eficientes em apenas um ano com a nossa solução? Acesse e confira!

Autor: Luís Montanari

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

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