Saiba como fazer um plano de continuidade de TI

Tire todas as suas dúvidas sobre essa estratégia e implemente no seu dia a dia

plano de continuidade de negócios de ti

Satisfazer seus clientes, ser proativo, ágil, eficaz e conquistar mais segurança para as infraestruturas que atende, são alguns dos desejos de todo MSP que quer crescer no mercado. Mas, para isso é essencial tomar decisões certas e fazer o que precisa ser feito, como um bom plano de continuidade de TI.

Neste texto, vamos te explicar do que se trata essa estratégia e mostrar quais benefícios ela pode trazer, não apenas para os Prestadores de Serviços de TI, mas também, para os seus clientes.

Então, se você deseja saber sobre o assunto, não pare de ler o conteúdo e aproveite todas as dicas!

O que é um plano de continuidade de negócios?

Para começar, queremos explicar para você o que é um plano de continuidade. Conhecido também como PCN, ele pode ser conceituado como um conjunto de estratégias de prevenção, aliadas a planos de ação que visam garantir a manutenção dos serviços essenciais de uma empresa durante uma eventual crise.

Podemos dizer que os serviços essenciais são todos aqueles que visam o atendimento de suas demandas, ou seja, que permitam o funcionamento da empresa, mesmo que de modo limitado, durante um período até que se possa restabelecer a normalidade.

A responsabilidade da implementação de tal planejamento é dos gerentes da organização junto ao time de TI. Estes que, por sua vez, conhecem as demandas da empresa e as atividades essenciais para seu funcionamento e manutenção.

Isso é feito por meio da criação de um plano de contingências, que deve ser anotado de forma clara e concisa. Sendo distribuído para a equipe que, no caso de um desastre ou uma crise, deverá agir conforme solicitado no plano.

Então, o plano estratégico deve ser atualizado sempre, acompanhando as mudanças tecnológicas, a fim de criar ações que otimizem o trabalho de seus colaboradores, mapeando o trajeto mais indicado, em determinado momento.

Como ele funciona?

Agora que já falamos um pouco mais sobre o principal conceito do PCN, chegou a hora de ver como ele funcionaria na prática.

A sua principal finalidade, é preparar organizações para que cuidem de suas atividades em momentos críticos. Porém, pode variar de empresa para empresa, o que é um fato.

Mas, em geral, envolve as ações de serviços com uma redução de tempo, para que se possa retornar à atividade o quanto antes, garantindo a constância no trabalho.

Podemos usar como exemplo, uma empresa que teve os seus dados vazados por hackers. Caso ela tenha um plano de continuidade de negócios, será mais fácil resolver essa situação. Pois, terá o suporte necessário para normalizar a condição, em um curto período, evitando que a empresa entre em crise.

Assim sendo, podemos ter a certeza de que o plano de continuidade de TI, é um dos meios mais importantes para a prevenção de desastres.

Afinal, nenhuma empresa quer que seus dados sejam vazados na internet, não é mesmo? Principalmente, sem o auxílio de um suporte para reduzir os impactos e agilizar o retorno das atividades.

Enfim, seguindo essa mesma linha de pensamento, podemos dizer que ele reúne um conjunto de ações e procedimentos necessários para gerenciar prováveis crises dentro de uma determinada empresa. 

Incluindo, aliás, problemas que podem levar o negócio à falência em determinados casos. 

Principal objetivo e benefícios desse plano

Sem dúvida, quando tocamos nesse assunto, devemos ter em mente qual é a sua função. Com isso, por meio das medidas certas, é possível assegurar a continuidade das operações mesmo com a indisponibilidade de ativos e recursos que suportam tal ação.

Contar com um PCN, auxilia na antecipação de imprevistos e te ajuda a saber o que fazer diante deles, contribuindo para a redução de danos do seu negócio e diminuindo o tempo que você ficará analisando os riscos antes de combatê-los.

Dessa forma, podemos concluir que o seu maior objetivo é garantir que os sistemas da empresa de seu cliente retornem à condição operacional. Tudo isso, em um curto e aceitável prazo após o incidente com a segurança. Ou seja, menor tempo e maior efetividade nas resoluções.

Porém, como já citamos por aqui, para que consiga atingir seu propósito, é preciso elaborar um planejamento de continuidade, onde se têm as principais perguntas que o norteiam.

Tais como: quais os riscos de ameaça para a minha empresa e os processos que funcionariam para eliminá-los.

Assim, após essas perguntas, o responsável por esse trabalho poderá ver da melhor maneira e delimitar quais são os recursos ideais para acabar com os riscos que existem em sua rede.

Você, MSP, que deseja ter mais foco no que faz, deve estar sempre atento a esses pontos para que atinja os objetivos e se destaque.

Como você pode imaginar, os benefícios desta estratégia estão relativamente ligados ao seu propósito. Queremos dizer que o documento precisa descrever o modo como a empresa está respondendo ao incidente, pensando sempre na garantia das funções, retomando-as com rapidez.

5 benefícios do plano de continuidade de TI

Agora que já falamos sobre a função dessa estratégia, chegou a hora de revelar 5 vantagens que a sua empresa e seus clientes conquistarão com a realização de um plano de continuidade de TI de qualidade. Quer saber quais são eles? Confira abaixo!

Agilidade nos processos de TI

Sem dúvida, com o plano de continuidade eficiente de TI, você consegue realizar os serviços de forma mais rápida. Pois, tem organização e informações detalhadas do que precisa ser feito. Assim, consegue atender seus clientes de maneira mais ágil e precisa.

Ou seja, quanto mais rápido o MSP for nesse trabalho, mais satisfação dará ao seu parceiro.

Aumenta a sobrevivência do negócio

Em muitos casos, algumas empresas acabam fechando suas portas ao enfrentarem situações complexas, sem ter um plano de continuidade adequado. Sendo assim, podemos dizer que essa tática traz maior probabilidade do negócio seguir em frente, não importando o tipo de incidente ocorrido.

Preserva a reputação da organização

Outro fator bastante importante a ser citado, diz respeito à gestão do profissional que está atuando diante de uma crise. Além disso, você, também, deve estar atento aos impactos críticos que podem ocasionar a paralisação de todo o setor.

Enfim, ele é ideal para criar padrões para que as empresas, que estão diante de acidentes em sua base, consigam operar de maneira adequada até que as atividades sejam normalizadas.

Uma equipe treinada

Por fim, devemos citar que a sua equipe deve ser altamente treinada para que esteja envolvida nas respostas em relação a essas ocorrências, e conhecer o grau de exposição aos riscos. Um time bem preparado é essencial na falta de um profissional da área.

Para isso, é necessário o incentivo da participação de todos os funcionários, em reuniões que abordem o plano estratégico da empresa. A comunicação deve ser clara e objetiva, para que todos possam compreender e participar mais ativamente de cada processo.

A importância do plano de continuidade de negócios de TI

Com o passar do tempo e a migração de boa parte das atividades para o meio virtual, os planos de continuidade dos negócios tornaram-se, quase que exclusivamente, uma responsabilidade da TI, sendo que os MSP devem garantir que os contratantes se mantenham ativos em meio a crises.

No entanto, os prestadores de serviços de TI acabam focando diretamente em seus clientes. Dessa forma, deixam de se lembrar de que também precisam criar planos de continuidade para suas próprias empresas. Afinal, por exemplo, situações como a pandemia de Coronavírus, afetam a todos.

Os MSP que não estavam preparados, utilizando-se de ferramentas de atendimento e monitoramento remoto, não apenas deixaram de garantir a continuidade segura dos negócios de seus clientes e seus SLAs, mas também não foram capazes de suprir suas próprias demandas.

O plano de continuidade de negócios de TI é algo essencial para qualquer prestador de serviços, minimizando custos com a perda de contratos, reduzindo vulnerabilidades e riscos. Desse modo, colaborando para a sobrevivência do negócio e evitando graves danos à imagem de sua empresa.

Os passos para a construção de um plano de continuidade de negócios de TI

Existem três passos para seguir na hora de construir um plano de continuidade de negócios de TI, para concluí-lo da melhor maneira. Vamos listá-los!

Análise de riscos ─ o que pode acontecer de ruim?

O primeiro passo é a análise de riscos: o que poderia acontecer de ruim? Em 2019, ninguém acreditaria que, em 2020, existiria algum problema global de saúde. Inclusive, que afetaria gravemente a capacidade de produção de empresas no mundo todo.

Contudo, isso aconteceu, mesmo que o problema não pudesse ser imaginado amplamente. Um exemplo seria imaginar que, em algum momento, o local da empresa poderia estar inacessível.

Análise de impactos ─ de que forma isso afeta minha empresa?

No exemplo da pandemia, o impacto foi a perda de mobilidade, ou seja, já não era é possível aos técnicos que prestam serviços de TI se deslocassem até seus clientes para prestar atendimento.

Nesse caso, se sua empresa atuasse apenas de forma presencial, estaria impedida de prestar os serviços aos seus clientes em um momento em que eles mais precisam de atenção e apoio.

Dentro da análise de riscos, deve-se fazer uma diferenciação entre cada uma das vulnerabilidades a serem enfrentadas de acordo com o grau dos impactos ao negócio. Por exemplo, uma queda de energia teria determinado impacto, e a queima de um servidor, outro.

Como reduzir os impactos com um planejamento estratégico?

Por fim, o último passo é o planejamento estratégico, ou seja, a criação de um plano de ações. Estas que por sua vez, devem ser realizadas diante de cada uma das crises verificadas durante a análise de riscos.

Insere-se nesse plano tudo aquilo que deve ser feito para garantir a continuidade dos negócios, mantendo o atendimento mínimo aos clientes em meio a uma crise.

As ações devem ser descritas de acordo com a prioridade de impactos de cada risco, visando atender sempre os serviços mais essenciais primeiro.

Os fatores econômicos, naturais e tecnológicos devem ser analisados. Com isso, é possível prever ameaças e até oportunidades que possam acontecer, porém, é interessante examinar o que é relevante no momento da ação.

O primeiro passo, é identificar quais sãos os efeitos causados e como podemos trabalhar para resolver esses problemas. Uma das formas de analisar os cenários, é realizando testes, a fim de traçar os seus possíveis impactos.

Muitas instituições pecam, por não solucionar ou se atentar a essas adversidades, e ficam sem descobrir o núcleo do transtorno, geralmente ocorridos por ações como: vulnerabilidades de rede, falta de manutenção do backup e, até mesmo, falhas humanas.

Por acaso, você acha que comete algum desses erros na sua empresa? Está na hora de evitar! 

Em nosso blog, temos um texto que mostra como realizar uma análise de vulnerabilidades na rede dos seus clientes, a fim de evitar as principais brechas para ameaças.

Agora, vamos entender como funciona a estrutura de um plano de continuidade de negócios.

A estrutura de um plano de continuidade de negócios

É normal que dúvidas surjam durante a elaboração dessa estratégia. Mas, pode ficar tranquilo. Neste item, vamos te mostrar como deve ser a estrutura de um plano de continuidade de negócios, com os detalhes necessários.

O documento que forma o plano de continuidade de negócios, PCN, é dividido em 4 partes, para formar a sua estrutura. Vamos descrever cada uma delas de forma resumida.

Plano de contingência

Aciona-se, em último caso, e prevê a parada total de todas as atividades por conta de alguma crise muito séria. Por exemplo, no caso de um desastre natural.

Define todas as atitudes mais imediatas a serem realizadas de acordo com as demandas de sua ação.

Plano de administração de crise

Define as funções de cada um dos membros do time de acordo com a crise enfrentada e os impactos sentidos pela empresa, antes, durante e após a ocorrência da situação.

É fundamental que todos os colaboradores que estejam de algum modo envolvidos com o plano de continuidade tenham ciência total de seus deveres. Afinal, no instante da crise, cada um deverá agir com autonomia.

Plano de recuperação de desastres

São as ações determinadas para serem realizadas após a crise, visando a que toda a empresa volte ao seu funcionamento normal de antes da situação enfrentada.

Depois de analisar o que aconteceu, é importante registrar o ocorrido, reforçando novas políticas, para que futuramente ocorram menos impactos no ambiente.

Plano de continuidade operacional

Visa a restabelecer os serviços que garantem a continuidade das atividades da empresa. A conexão com a internet é um exemplo de serviço operacional vital para a TI e prestação de serviços aos clientes.

Com isso, você tem um bom caminho para elaborar um plano de continuidade de negócios de TI. É claro que devemos estar sempre atentos aos pequenos detalhes em relação as ações, em caso de uma interrupção.

Vale ressaltar que, investir tempo em pesquisa e testes é essencial para uma empresa de TI. Pois, facilita a inclusão de ferramentas que possam otimizar o trabalho da sua equipe, revelando qual solução pode facilitar o dia a dia de um Prestador de Serviços de TI e atender melhor a infraestrutura dos clientes.

Mas, o foco maior não deve ser apenas nisso e, sim, no escopo da estratégia.

O plano de continuidade de negócios de TI é fundamental para garantir a atuação do MSP em momentos de crise. Sendo que, as dicas listadas aqui, também, podem ser utilizadas para a criação desse documento no ambiente do cliente. E, quando as estratégias estão adequadas, existem boas chances da operação voltar sem nenhum problema a mais.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o universo de TI? Em Nosso MSP Blog, você encontra os mais variados temas, para que consiga eliminar todas as dúvidas que ainda possa ter referente a algum assunto da área.

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Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

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