O que é vazamento de dados? Entenda os prejuízos para as empresas dos seus clientes!

Descubra como evitar riscos que possam prejudicar os seus parceiros

Ícones Com Cadeados De Proteção

Independentemente do tamanho do seu negócio, qualquer empresa está sujeita a sofrer com vazamento de dados na era digital.

Esse tipo de problema, pode expor diversos e-mails, credenciais de redes sociais, dados financeiros, segredos de negócio e muito mais.

Um estudo feito pelo IBM, revela que o Brasil é o país com o maior índice de violação de dados. Além disso, o estudo mostrou que as empresas, também, demoram mais para identificar essas violações.

O efeito do vazamento de dados, pode ser significativo para os resultados de uma empresa. Então, se você é um Prestador de Serviços Gerenciados de TI e deseja manter os dados dos negócios dos seus clientes seguros, entenda de uma vez por todas sobre vazamento e os prejuízos que essa exposição pode causar.

Continue a sua leitura e saiba tudo o que você precisa sobre o tema!

O que é vazamento de dados?

Essa falha, consiste na exposição não autorizada das informações de uma determinada organização. Sendo assim, o dado pode ser visto, roubado, copiado e usado de qualquer forma indevida ou ilegal.

Ataques cibernéticos não são os únicos responsáveis pela origem do problema. Falha na configuração da segurança e até erros de funcionários, podem causar o vazamento de dados.

Quando ocorre um incidente, é muito importante estar prevenido. Para isso, a estratégia ideal é minimizar os riscos, prever medidas para mitigar o problema e investir em uma gestão eficaz para detectar, conter e comunicar um possível vazamento de informações de forma ágil.

Sendo assim, ainda vale lembrar que quando ocorre a divulgação, de dados pessoais ou financeiros de clientes, por exemplo, conforme está escrito no regulamento da LGPD, é vital que os consumidores sejam informados assim que o problema for identificado.

Vazamento de Dados: como proteger as empresas dos seus clientes e livrá-las de prejuízos.

Saiba um pouco mais sobre a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, tem como foco proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade.

Ela define o que são essas informações e explica que algumas precisam de cuidados mais específicos.

Portanto, impõe regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados, colocando padrões de proteção e levando a penalidades caso ocorra o não cumprimento da norma.

Quais são as principais causas dos vazamentos de dados?

As grandes motivações que contribuem para que ocorra o problema em uma organização, não são tão óbvias como pensamos.

Sendo assim, muitas das vezes o negócio do seu cliente pode encontrar-se em risco de uma forma quase que sutil.

Hoje, vamos te mostrar alguns pontos que podem causar esse problema nas empresas que você atende. Confira abaixo:

  • Phishing;
  • Senhas fracas e falta de controle de acesso;
  • Brechas e debilidades;
  • Injeção de SQL;
  • Vazamentos causados por parceiros externos ou fornecedores.

Por falar neste assunto, você precisa conferir um texto que fala sobre análise de vulnerabilidade aqui em nosso blog. Acesse e tire suas dúvidas agora mesmo!

Quais são os prejuízos do vazamento de dados?

Que essa falha pode causar diversos problemas, nós já sabemos. Mas, você sabe quais são esses prejuízos?

Sendo assim, para você entender melhor como uma empresa é afetada quando os seus dados são violados, continue a leitura e confira mais a fundo as consequências deste erro de segurança.

Reputação da empresa

Quando as informações de usuários ou clientes são expostas, a empresa responsável pela divulgação dos mesmos, fica em uma situação vulnerável. Ou seja, instala-se um clima de desconfiança. Sendo assim, a imagem e credibilidade do negócio podem passar por momentos difíceis.

Além disso, quando comprovado este descuido na empresa, ocorrem investigações e até mesmo processos judiciais. Tudo isso, afeta, sem dúvida, a relação com os clientes.

Prejuízos financeiros

Outro efeito que é gerado por essa falha, é o prejuízo financeiro direto e indireto para você e seus parceiros.

Com a LGPD aqui no Brasil, as empresas precisam estar ainda mais atentas ao tratamento dos dados que estão sob seu dever. Pois, como citado acima, a violação dessa lei pode causar graves penas.

Geralmente, são armazenados grandes volumes de informações nos sistemas das empresas. Dados privados dos clientes, colaboradores e parceiros. Além, é claro, dos ganhos financeiros do negócio, fórmulas secretas, projetos que estão em fase de criação, entre outros segredos.

Todos esses exemplos acima, se forem vazados, podem gerar um enorme prejuízo para a empresa. Do mesmo modo, o vazamento de dados pode causar perda de produtividade, o que reduz muito a receita.

Um site fora do ar, por exemplo, faz com que os clientes comprem de outra marca e um sistema com operação pausada, pode comprometer toda a operação de um negócio, reduzindo seus ganhos.

Como prevenir um vazamento de dados?

Agora que você já sabe todos os danos que esse problema pode causar para uma empresa, nada melhor do que descobrir como prevenir essa falha nas empresas que atende.

Veja agora algumas dicas para eliminar de uma vez por todas este tipo de contratempo no seu trabalho como Prestador de Serviços Gerenciados de TI:

Invista em senhas fortes

Sem dúvida, esta é uma das ações que por muitos é tida como a mais simples para maximizar a proteção de dados. Portanto, é de muita importância que as senhas de seus clientes tenham mais de 8 caracteres, combinando números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.

Neste caso, ter uma solução de gerenciamento de credenciais consegue te ajudar a proteger os dados e, também, assegurar que o acesso às informações seja garantido apenas para quem tem direito.

Em nosso blog, publicamos um texto que destaca os detalhes do N-able Passportal, software que garante as vantagens citadas acima!  

Invista em atualizações frequentes

Os hackers estão sempre em busca de brechas e vulnerabilidades nos sistemas. Por isso, é muito importante sempre preocupar-se em manter as atualizações dos softwares dos negócios atendidos pela sua equipe com as últimas versões em dia.

Por isso, ter uma solução com gerenciamento de patches eficaz, faz toda a diferença. Pois, o recurso controla a administração das atualizações de um sistema, aplicativo ou operação.

Faça backups regulares

O serviço feito de forma periódica, é primordial para garantir a disponibilidade dos dados sensíveis aos negócios dos seus clientes. Para realizá-los de maneira correta, é importante não confiar em apenas uma mídia para armazenar as cópias de segurança e seguir boas práticas de backup.

A melhor sugestão quando falamos sobre o serviço, é apostar em automatização e no modelo de backup 3,2,1, que exige que sejam feitas três cópias, sendo duas armazenadas em diferentes mídias e, a outra, fora do ambiente empresarial.

Conte com uma solução EDR

Para proporcionar ainda mais segurança aos seus clientes, use uma solução com proteção de endpoint (EDR). Com isso, terá a capacidade de detectar e responder ataques de dia zero, ransomware e tantas outras ameaças virtuais sofridas diariamente.

Treine e oriente os seus colaboradores

Se os seus funcionários e equipes, assim como os colaboradores de seus parceiros, não estiverem treinados o suficiente para terem consciência dos riscos e das falhas que podem ocorrer no trabalho, abrindo portas para os hackers, contar com as melhores tecnologias do mercado não adianta em nada.

Então, garanta que as informações estejam claras para os profissionais e treine todos para que exerçam as melhores práticas de proteção.

Garanta a melhor proteção de dados para seus clientes

Contudo, agora que você já sabe todos os prejuízos que um vazamento de dados pode causar, e todos os meios para evitá-los, chegou a hora de colocá-los em prática.

Seguindo essas dicas, temos certeza que você reduzirá os riscos em seu negócio e nas empresas que atende.

Então, se gostou do nosso conteúdo e deseja ler mais artigos como este, fique de olho em nosso blog que sempre temos novidades sobre o tema.

Autor: Rodrigo Gazola

Especialista no mercado de prestação de serviços em TI, é considerado um pioneiro no modelo de Serviços Gerenciados (MSP) no Brasil. Apesar de possuir amplo conhecimento no modelo e no mercado MSP, seu verdadeiro fascínio está no universo do Backup, Backup, Backup! Com formação acadêmica em Eletrônica, Gestão em TI e um MBA em TrendsInnovation, demonstra paixão pelo que faz e nunca se cansa quando se trata de trabalho e aprendizado. Muitos dizem que o segredo do seu equilíbrio está nos 4 "B"s que adotou há algum tempo: Beer, Bike, Barbecue e Backup.

Sair da versão mobile