A virtualização de servidores é cada vez mais importante para quem atua com serviços gerenciados de TI. Pois, permite que os MSPs tirem o máximo proveito de uma infraestrutura, gerando maior competitividade para seus clientes.
O conceito de virtualização de servidores trata-se do uso de uma infraestrutura de servidores real. É utilizada para a criação de máquinas virtuais que simulam determinado hardware físico, podendo rodar sistemas operacionais completos, aplicativos e outros tipos de software de forma independente.
Neste post, queremos mostrar para você uma lista com 5 dos principais benefícios que um prestador de serviços gerenciados de TI pode obter com a aplicação da virtualização de servidores em seus clientes. Boa leitura!
1 . Otimização de processos
Dentro das atividades de TI, temos uma série de processos complexos, como backups, manutenções e outros. Utilizando-se da virtualização, temos a possibilidade de automatizar muita coisa, ganhando em produtividade.
Como, fisicamente, tudo está em um único local, o gerenciamento dessa infraestrutura torna-se centralizado e mais inteligente. Desse modo, permitindo um maior controle sobre todos os processos realizados, monitorando e agindo de forma proativa.
2 . Redução de custos
A TI pode ser algo realmente caro quando é necessário adquirir uma série de equipamentos. Afinal, cada novo servidor exige a compra de dispositivos e a montagem de um ambiente diferente.
Já, quando passamos para o virtual, podemos utilizar a capacidade máxima de um server para realizar a virtualização de mais instâncias. Dessa maneira, gerando uma grande economia para os clientes, que conseguem ter acesso a mais tecnologia com custos menores.
3 . Maior segurança
Um fator-chave dentro da TI hoje, principalmente com regulamentações como a LGPD, é a segurança dos dados. Assim como os servers físicos, a rede virtual também permite a utilização de firewalls e outras ferramentas de proteção que mitiguem riscos.
Além disso, como as redes são segmentadas, e cada um dos servidores é individual, mesmo estando no mesmo ambiente físico, caso haja uma invasão em uma das máquinas virtuais, o atacante não terá acesso aos demais servers.
4 . Facilidade de migração
Além de facilitar o controle do servidor, migrar o server para a nuvem pode tornar-se algo extremamente simples. Uma vez que basta levar a máquina virtual para o ambiente cloud, sem a necessidade de realizar muitas configurações.
5 . Agilidade e flexibilidade
Por fim, uma das principais vantagens de se utilizar a virtualização de servidores é a agilidade e flexibilidade com que se pode aumentar ou reduzir recursos, de acordo com a demanda.
Por exemplo, tendo duas máquinas virtuais rodando em um server físico, os recursos podem ser divididos. Porém, quando uma das máquinas exigir maior poder computacional, é possível aplicar um balanceamento, tirando de uma e redirecionando para a outra, garantindo o cumprimento da atividade.
Esses são apenas alguns dos pontos de maior destaque da virtualização de servidores, sendo que existem vários outros benefícios dessa técnica para um prestador de serviços gerenciados de TI, trazendo a melhor experiência possível para seus clientes.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos presente no Facebook, Instagram, Youtube e LInkedIn!